Nove empréstimos depois, Lucas Piazón quebra “maldição” e reafirma-se como prodígio

Até ao ano passado, Lucas Piazón era o jogador com o vínculo mais antigo ao Chelsea. Após uma infinidade de empréstimos, finalmente o jogador encontrou um lar para mostrar o seu talento.

Nascido no Brasil, foi em São Paulo que Lucas Piazón aprendeu a jogar futebol. Há dez anos, ainda menor de idade, o médio ofensivo começou a dar cartas nos sub-17 do tricolor ao lado de jogadores como Matheus Reis (Sporting CP), Lucas Possignolo (Portimonense) e Hugo Gomes (Estoril).

As suas exibições chamaram a atenção dos olheiros do Chelsea, que em janeiro de 2011 contratou o jogador por 7,5 milhões de euros. Por questões burocráticas, só chegou à capital inglesa no ano seguinte, quando completou 18 anos.

A estreia pela equipa principal só foi conseguida na temporada 2012/13, na qual participou em três jogos: dois jogos a titular na Taça da Liga e 15 minutos na Premier League. Embora tenha merecido a confiança do então treinador Roberto Di Matteo, nunca mais voltaria a jogar pela equipa principal dos ‘blues’.

Foi então que se deu início a um labirinto de empréstimos. Ainda nessa época foi emprestado ao Málaga, seguindo-se mais oito empréstimos ao longo de quase dez anos. Holanda, Alemanha e Itália foram destinos para o jovem médio, que parecia não fazer o suficiente para merecer um lugar em Stamford Bridge.

Na época passada, o jogador foi emprestado ao Rio Ave, num acordo que os vilacondenses viram com bons olhos. Piazón foi trazido por Carlos Carvalhal, que já o tinha sondado nos tempos em que esteve no futebol inglês no comando técnico do Sheffield Wednesday e do Swansea City.

“Conhecia-o dos jogos que fizemos contra o Fulham. Trouxe-o conhecendo a sua capacidade e o Lucas [Piazón] foi uma grande aquisição para o Rio Ave no ano passado”, assumiu esta época o treinador do Sporting de Braga, ex-técnico dos vilacondenses.

Internacional pelas seleções jovens do Brasil, desde os sub-15 aos sub-23, Lucas Piazón mostrou que era apenas um diamante por lapidar. Em janeiro deste ano, o Braga anunciou a sua contratação ao Chelsea, a custo zero, colocando um ponto final a uma “maldição” de nove empréstimos. O Braga venceu a concorrência de Bordéus, Norwich e Stoke City

“Houve a oportunidade de ele vir para cá […] e nem hesitamos. É um jogador de grande qualidade”, disise Carlos Carvalhal.

Em 15 jogos disputados ao serviço dos minhotos, o jogador de 27 anos marcou cinco golos, a juntar aos outros dois que tinha conseguido ainda no Rio Ave.

https://twitter.com/vsports_pt/status/1367215857819127814

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.