/

Los Angeles abriu a sua primeira “vila” para ajudar os sem-abrigo

Los Angeles, nos Estados Unidos, inaugurou, em fevereiro, a primeira “vila” que oferece habitação temporária aos sem-abrigo da cidade.

De acordo com a agência Associated Press, esta pequena vila, localizada no bairro de North Hollywood, foi desenvolvida e financiada pela autarquia como parte de uma resposta de emergência para fazer face ao aumento de sem-abrigo.

Os dados mais recentes mostram que, em 2020, mais de 66 mil pessoas viviam nas ruas do condado de Los Angeles, mais 12% em relação ao ano anterior. Uma situação que foi agravada pela pandemia da covid-19, já que os abrigos se viram obrigados a reduzir a sua capacidade para conseguir manter o distanciamento social.

O vereador Paul Kerkorian, cujo distrito inclui North Hollywood, explicou que as autoridades decidiram avançar com o projeto num terreno abandonado em frente a um parque da cidade, onde várias pessoas dormiam.

A vila recentemente inaugurada é composta por 39 casas pré-fabricadas, com seis metros quadrados, e também oferece serviços de aconselhamento relacionados com saúde mental, assistência jurídica e procura por um emprego.

“Aqui, as pessoas podem começar a traçar um caminho para deixar de ser sem-abrigo”, afirmou à AP Ken Craft, CEO da Hope of the Valley, organização sem fins lucrativos que gere esta iniciativa, que teve um custo total de cerca de cinco milhões de dólares, mais de 4,2 milhões de euros.

Amy Skinner, que vivia na rua há três anos, é uma das primeiras moradoras desta vila, juntamente com o seu namorado, John Golka, e o seu cão, Smalls. “Poder trancar a porta e ter um lugar para dormir é incrível. Aliás, só conseguir dormir é incrível! É tão difícil fazê-lo na rua”, contou à mesma agência a norte-americana, de 48 anos.

Segundo a Associated Press, a Hope of the Valley está a construir mais duas vilas deste género no mesmo bairro de LA, incluindo uma que terá 100 casas, ou seja, será a maior da Califórnia. O futuro passa por alargar a ideia a outros bairros da cidade.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.