Los Angeles abriu a sua primeira “vila” para ajudar os sem-abrigo

Los Angeles, nos Estados Unidos, inaugurou, em fevereiro, a primeira “vila” que oferece habitação temporária aos sem-abrigo da cidade.

De acordo com a agência Associated Press, esta pequena vila, localizada no bairro de North Hollywood, foi desenvolvida e financiada pela autarquia como parte de uma resposta de emergência para fazer face ao aumento de sem-abrigo.

Os dados mais recentes mostram que, em 2020, mais de 66 mil pessoas viviam nas ruas do condado de Los Angeles, mais 12% em relação ao ano anterior. Uma situação que foi agravada pela pandemia da covid-19, já que os abrigos se viram obrigados a reduzir a sua capacidade para conseguir manter o distanciamento social.



O vereador Paul Kerkorian, cujo distrito inclui North Hollywood, explicou que as autoridades decidiram avançar com o projeto num terreno abandonado em frente a um parque da cidade, onde várias pessoas dormiam.

A vila recentemente inaugurada é composta por 39 casas pré-fabricadas, com seis metros quadrados, e também oferece serviços de aconselhamento relacionados com saúde mental, assistência jurídica e procura por um emprego.

“Aqui, as pessoas podem começar a traçar um caminho para deixar de ser sem-abrigo”, afirmou à AP Ken Craft, CEO da Hope of the Valley, organização sem fins lucrativos que gere esta iniciativa, que teve um custo total de cerca de cinco milhões de dólares, mais de 4,2 milhões de euros.

Amy Skinner, que vivia na rua há três anos, é uma das primeiras moradoras desta vila, juntamente com o seu namorado, John Golka, e o seu cão, Smalls. “Poder trancar a porta e ter um lugar para dormir é incrível. Aliás, só conseguir dormir é incrível! É tão difícil fazê-lo na rua”, contou à mesma agência a norte-americana, de 48 anos.

Segundo a Associated Press, a Hope of the Valley está a construir mais duas vilas deste género no mesmo bairro de LA, incluindo uma que terá 100 casas, ou seja, será a maior da Califórnia. O futuro passa por alargar a ideia a outros bairros da cidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Madeira começa hoje a vacinar jovens a partir dos 12 anos. Açores não vacinam crianças "para já"

A Madeira começa este sábado a vacinar contra a covid-19 jovens a partir dos 12 anos, numa altura em que mais de metade da população adulta residente no arquipélago já está inoculada com a segunda …

Prisão Olímpica. Atletas infetados com Covid-19 denunciam más condições em Tóquio

Atletas que testem positivo à Covid-19 ficam são automaticamente afastados da competição e têm de cumprir uma quarentena de 14 dias fora da aldeia olímpica. Com o número de infetados a subir, atletas temem efeito …

António Costa garante combate à crise sem austeridade

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira que a resposta à crise económica provocada pela pandemia de covid-19 será feita sem austeridade, e com solidariedade, prometendo “apoio aos rendimentos, ao emprego e às empresas”. “Passado ano …

"Gerador de alimentos". Cientistas desenvolvem sistema que transforma plástico em proteína comestível

Investigadores da Universidade do Illinois, nos Estados Unidos, inventaram um "gerador de comida" que transforma plástico em proteína comestível. O desperdício de plástico é um problema cada vez maior, mas cientistas da Universidade do Illinois, nos …

O "Olho de Sauron" foi descoberto. É um vulcão submarino perto da Ilha do Natal

A cerca de 280 quilómetros do sudeste da Ilha do Natal, no território australiano, uma equipa de cientistas encontrou a caldeira de um antigo vulcão submarino a mais de 3.100 metros abaixo da superfície. O …

Hubble capta "discussão" entre três irmãos galácticos

O Telescópio Hubble captou recentemente uma imagem do sistema Arp 195, composto por três galáxias.  O sistema Arp 195, composto por um trio de galáxias, localiza-se a uma distância de 763 milhões de anos-luz da Terra, …

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …