Los Angeles ameaça cortar água e luz a quem organizar grandes festas em casa

Justin Lane / EPA

O autarca de Los Angeles (Estados Unidos), Eric Garcetti, revelou esta quarta-feira que avançará com medidas para travar grande festas organizadas em residências durante a pandemia de covid-19.

“Apesar de já termos fechados todos os bares e discotecas, estas grandes festas realizadas em casa tornaram-se basicamente em boates”, começou por dizer Eric Garcetti, numa conferência de imprensa transmitida através do Facebook.

Prometendo submeter os organizadores destas festas a um escrutínio semelhante ao das empresas, o autarca foi ainda mais longe, dizendo que, se a polícia responder repetidamente a queixas e determinar que uma casa cometeu essa violação, o Departamento de Água e Energia da cidade cortará os seus serviços em 48 horas.

“Podemos cortar a energia e/ou a água após a primeira violação, mas gostamos de educar e não de fazer cumprir”, disse, deixando um aviso.

“Não agiremos de ânimo leve. Mas vamos agir“.

A Polícia de Los Angeles tinha já alertado que estas festas representam um perigo à saúde pública, tendo em conta a situação pandémica do país e do mundo.

Os Estados Unidos registaram 2.060 mortos e 58.462 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem da Universidade Johns Hopkins.

Os últimos números elevam o total de mortes para 159.990 e o de casos confirmados para 4.876.790. Só nas últimas 24 horas morreram no estado do Texas cerca de 1.000 pessoas, segundo a Universidade Johns Hopkins.

Só na cidade de Nova Iorque, 23.563 pessoas morreram. Nova Iorque é seguida pela vizinha New Jersey com 15.849 mortos, Califórnia com 9.965 e Massachusetts com 8.661 e Texas com 8.547. Outros estados com grande número de mortes são Illinois com 7.791, Florida com 7.747, Pensilvânia com 7.286, ou Michigan com 6.506.

Em termos de infeções, a Califórnia tem 537.410, seguida da Florida com 510.389, Texas com 482.890, e Nova Iorque com 418.928.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Programa da SIC Notícias comentou eleições em dia de reflexão. CNE deixou aviso

O "Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer", da SIC Notícias, falou sobre as eleições em dia de reflexão, porque "comentário não é propaganda eleitoral". As eleições autárquicas estão marcadas para este domingo e, como …

Os dentes das formigas-cortadeiras são tão resistentes como facas

Um novo estudo indica que as formigas-cortadeiras têm uma teia de átomos de zinco entrelaçados na estrutura biológica das mandíbulas, o que lhes dá a durabilidade de um conjunto de facas de aço inoxidável. De acordo …

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …