Londres chumba construção de “Tulipa” com 300 metros

Os planos para construir um arranha-céus de 300 metros apelidado de “Tulipa” na cidade de Londres, perto do Tamisa, foram chumbados pelo presidente da capital, Sadiq Khan.

O edifício, projetado pela prática arquitetónica de Norman Foster, teria sido o segundo mais alto da Europa Ocidental, mas o seu design não foi considerado suficientemente bom para uma localização tão privilegiada.

Os financiadores do projeto disseram que atrairiam 1,2 milhões de visitantes por ano, mas os seus detratores temiam que isso danificasse algumas das vistas históricas mais reconhecidas de Londres.

Inicialmente, o esquema recebeu aprovação, mas Khan frustrou as esperanças dos seus projetistas, a Foster+Partners, na segunda-feira. “O presidente tem uma série de preocupações sérias com este requerimento e, depois de estudá-lo em detalhe, recusou a permissão para um esquema que acredita que resultaria num benefício público muito limitado”, disse o porta-voz de Khan, citado pelo The Guardian.

“Em particular, acredita que o design é de insuficiente qualidade para uma localização tão proeminente e que a torre poderia prejudicar o horizonte de Londres e impactar as vistas do local do património mundial da Torre de Londres. As propostas também resultariam num espaço público inóspito e mal projetado no nível da rua”.

O CEO da Historic England, Duncan Wilson, expressou preocupações semelhantes quando a City of London Corporation (CoLC) aprovou os planos em abril. “Este edifício, um poço de elevador com uma protuberância no topo, prejudicaria a mesma coisa que os desenvolvedores afirmam que ofereceria – turismo e vistas da herança extraordinária de Londres”, disse Wilson.

“O cenário da Torre de Londres, símbolo da cidade não apenas para milhões de londrinos, mas para todo o mundo e um dos lugares mais visitados, será prejudicado. Já foi danificado pelo Walkie Talkie e seria uma grande pena se esse erro fosse repetido”.

Por outro lado, o CoLC descreveu o edifício como uma “atração única de visitantes” que ajudaria a cidade, que é relativamente calma aos fins de semana, a atrair mais turistas.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …