/

Londres chumba construção de “Tulipa” com 300 metros

Os planos para construir um arranha-céus de 300 metros apelidado de “Tulipa” na cidade de Londres, perto do Tamisa, foram chumbados pelo presidente da capital, Sadiq Khan.

O edifício, projetado pela prática arquitetónica de Norman Foster, teria sido o segundo mais alto da Europa Ocidental, mas o seu design não foi considerado suficientemente bom para uma localização tão privilegiada.

Os financiadores do projeto disseram que atrairiam 1,2 milhões de visitantes por ano, mas os seus detratores temiam que isso danificasse algumas das vistas históricas mais reconhecidas de Londres.

Inicialmente, o esquema recebeu aprovação, mas Khan frustrou as esperanças dos seus projetistas, a Foster+Partners, na segunda-feira. “O presidente tem uma série de preocupações sérias com este requerimento e, depois de estudá-lo em detalhe, recusou a permissão para um esquema que acredita que resultaria num benefício público muito limitado”, disse o porta-voz de Khan, citado pelo The Guardian.

“Em particular, acredita que o design é de insuficiente qualidade para uma localização tão proeminente e que a torre poderia prejudicar o horizonte de Londres e impactar as vistas do local do património mundial da Torre de Londres. As propostas também resultariam num espaço público inóspito e mal projetado no nível da rua”.

O CEO da Historic England, Duncan Wilson, expressou preocupações semelhantes quando a City of London Corporation (CoLC) aprovou os planos em abril. “Este edifício, um poço de elevador com uma protuberância no topo, prejudicaria a mesma coisa que os desenvolvedores afirmam que ofereceria – turismo e vistas da herança extraordinária de Londres”, disse Wilson.

“O cenário da Torre de Londres, símbolo da cidade não apenas para milhões de londrinos, mas para todo o mundo e um dos lugares mais visitados, será prejudicado. Já foi danificado pelo Walkie Talkie e seria uma grande pena se esse erro fosse repetido”.

Por outro lado, o CoLC descreveu o edifício como uma “atração única de visitantes” que ajudaria a cidade, que é relativamente calma aos fins de semana, a atrair mais turistas.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.