/

Cientistas encontraram o local perfeito para abrigar astronautas em Marte

2

Marte é um planeta hostil. Tendo perdido o seu campo magnétco e a maior parte da sua atmosfera, a sua superfície é exposta a altos níveis de radiação cósmica que pode mesmo levar à morte. Agora, os cientistas dizem ter encontrado o local ideal para abrigar os primeiros astronautas que pousem em Marte.

A radiação cósmica é um dos principais desafios que os futuros colonos de Marte terão de ultrapassar. Na Terra, é a magnetosfera que nos protege dessa radiação, que pode penetrar tecidos e provocar doenças, podendo mesmo ser fatal. Porém, Marte é constantemente bombardeado com radiação.

De acordo com o LiveScience, uma equipa de cientistas planetários da Washington Academy of Sciences diz saber qual será a melhor forma de abrigar astronautas em pousem em Marte: construir assentamentos dentro de cavernas subterrâneas chamadas tubos de lava.

Encontrados em planetas sólidos e em luas, os tubos de lava formam-se quando os canais de lava arrefecem e e endurecem para formar rochas ígneas. Quando o fluxo de lava finalmente pára e drena, é deixada para trásuma caverna subterrânea natural. Na Terra, esses tubos atingem cerca de 30 metros, mas, em Marte, onde há menos gravidade, podem ter até 250 metros de largura.

Para encontrar estes recantos subterrâneos em Marte, Antonio Paris e os seus colegas tiveram de vasculhar imagens das câmaras a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA em busca de pistas.

Antonio paris et. all

De acordo com um novo estudo, que será publicado na revista científica Journal of the Washington Academy of Sciences e está disponível no servidor de pré-publicação arXiv, os investigadores identificaram três candidatos a tubos de lava que poderiam servir como lar para futuros visitantes, além de um possível local para descobrir vida microbiana anterior em Marte.

Localizados na grande bacia de impacto de Hellas, no hemisfério sul de Marte, os tubos de lava ficam próximos da antiga montanha vulcânica Hadriacus Mons.

A radiação nesta região mais baixa de Marte já teve níveis consideravelmente inferiores ao resto da superfície do planeta. Além disso, experiências em tubos de lava na Terra sugerem que poderiam proteger de mais 82% da radiação recebida.

“Estas cavernas naturais forneceriam à tripulação proteção contra a exposição excessiva à radiação, protegeriam do bombardeamento de micrometeoritos e proporcionariam um grau de proteção contra flutuações extremas de temperatura”, escreveram os autores.

Os tubos de lava já tinham sido sugeridos pelos cientistas como possíveis habitats na Lua.

ZAP //

 

2 Comments

  1. Ora bolas, ir para Marte para se esconderem como ratos em cavernas, o que é que lá vão fazer? Ainda se fosse para ir à praia com um grupo de jovens marcianas, até poderia valer a pena, mas pelos vistos por lá o ar é irrespirável, portanto parece não haver nada para ninguém, muito menos para terrestres que com boas condições, já não conseguem dar conta do recado por cá.

  2. O nosso futuro, enquanto espécie, está fora da Terra. Não tenha dúvidas.

    Poderá não acontecer hoje, amanhã, na próxima década ou até século mas, mais tarde ou mais cedo, a terra será atingida por algo equivalente ao que causou a extinção dos dinossauros e nessa altura será melhor estarmos ‘espalhados’ por vários locais.

    Estas viagens, embora não pareçam muito úteis, servem como etapas de aprendizagem para algo maior.
    Pense que se não tivéssemos atrás de nós, todo o conhecimento acumulado da construção de pequenas embarcações que foram ficando cada vez maiores e mais complexas, os descobrimentos Portugueses nunca teriam sido possíveis.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.