Lobos lançados de paraquedas no Michigan para matar alces (e salvar o ambiente)

Quatro lobos cinzentos (canis lupus) canadianos foram lançados, via para-quedas, no parque nacional de Isle Royale, no Michigan. A sua missão é controlar a população de alces da ilha, que explodiu na ausência do predador.

Estes lobos para-quedistas oriundos do Canadá têm uma missão secundária, para além de reduzir a quantidade de alces. Os quatro lobos (três machos e uma fêmea) têm também a tarefa de se reproduzirem para repovoar a ilha com a espécie canina.

Pelo menos é o que espera o OMNRF – Ministério de Recursos Naturais e Florestas de Ontário, responsável pelo projeto. Além destes quatro lobos, o OMNRF já tinha enviado, em setembro, outros dois lobos e espera introduzir entre 14 e 24 nos próximos três a quatro anos.

De acordo com a IFLScience, no passado, a ilha onde se situa o parque nacional Isle Royale estava ligada ao continente por uma ponte de gelo. Essa ponte durava cerca de 50 dias por ano e permitia que os lobos chegassem facilmente à ilha.

Devido às mudanças climáticas, a ponte de gelo deixou de ser um meio viável para chegar ao Isle Royale e, consequentemente, a população de lobos cinzentos desceu. Em 2016, restavam apenas dois lobos, enquanto em 1980 registaram-se 50 lobos no parque nacional.

Isto fez com que os alces perdessem o principal predador, o que levou ao crescimento da sua população. O elevado número de alces pode levar à escassez de recursos para saciar as espécies herbívoras. A OMNRF teme que isso possa levar à morte de milhares de animais devido à fome, como já aconteceu no passado.

A dificuldade em escolher os lobos certos para a missão e o stress que é colocado sobre os animais, que são despejados em território desconhecido, são algumas das preocupações do ecologista da Michigan Technological University, John Vucetich.

“Eles vivem em famílias. Imagine o que acontece com um cão quando é enviado para um ambiente estranho”, disse Vucetich. “Estão a ser apresentados uns aos outros. É uma situação tensa e stressante“, acrescentou.

O líder do projeto, Mark Romanski, acredita que a experiência será um sucesso garantido. “Estes machos grandes, com quase 90 quilogramas, quase certamente saberão o que fazer quando encontrarem um alce”, realçou Romanski. A reprodução da espécie não será problema, uma vez que faz parte da sua natureza.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ano letivo chinês recomeça online devido ao coronavírus

O ano letivo recomeçou esta semana após as festividades do Ano Novo chinês. Para evitar atrasos no programa, o Governo criou uma plataforma de ensino online. Esta segunda-feira ficou marcada pelo recomeço das aulas na China, …

Afinal, alguns pterossauros sabiam andar bem em quatro patas

Pegadas de pterossauros descobertas em Crayssac, no sul de França, mostram que, afinal, estes dinossauros voadores eram bons caminhantes. Embora os primeiros fósseis de pterossauro tenham sido descobertos há mais de dois séculos, os cientistas não …

Primeiro debate quinzenal arranca esta terça-feira com perguntas de Rio a Costa

Esta terça-feira acontece a o primeira discussão parlamentar entre o líder do PSD, Rui Rio, e o primeiro-ministro, António Costa, depois do Orçamento do Estado. O primeiro debate quinzenal do ano arranca esta terça-feira com as …

Coimas a banqueiros arrastam-se em tribunal. Maioria acaba prescrita

Dez gestores bancários acumulam multas de 16,8 milhões de euros, um montante que iguala todas as coimas decididas pela CMVM a bancos em 15 anos. Dez antigos gestores bancários acumulam coimas de quase 17 milhões de …

O nojo pode levar a pensamentos e sentimentos religiosos

Um novo estudo revela que o sentimento de nojo pode estar na base de pensamentos religiosos. O medo de Deus e do pecado mostrou ser maior em pessoas que se enojavam mais facilmente. Mesmo as pessoas …

"Os pássaros não são estúpidos". Secretário de Estado desvaloriza críticas a aeroporto do Montijo

Os ambientalistas têm alertado que dezenas de milhares de aves de médio e grande porte cruzam-se na zona de proteção especial do estuário do Tejo, junto ao local onde será construído o novo aeroporto do …

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …