Lobos lançados de paraquedas no Michigan para matar alces (e salvar o ambiente)

Quatro lobos cinzentos (canis lupus) canadianos foram lançados, via para-quedas, no parque nacional de Isle Royale, no Michigan. A sua missão é controlar a população de alces da ilha, que explodiu na ausência do predador.

Estes lobos para-quedistas oriundos do Canadá têm uma missão secundária, para além de reduzir a quantidade de alces. Os quatro lobos (três machos e uma fêmea) têm também a tarefa de se reproduzirem para repovoar a ilha com a espécie canina.

Pelo menos é o que espera o OMNRF – Ministério de Recursos Naturais e Florestas de Ontário, responsável pelo projeto. Além destes quatro lobos, o OMNRF já tinha enviado, em setembro, outros dois lobos e espera introduzir entre 14 e 24 nos próximos três a quatro anos.

De acordo com a IFLScience, no passado, a ilha onde se situa o parque nacional Isle Royale estava ligada ao continente por uma ponte de gelo. Essa ponte durava cerca de 50 dias por ano e permitia que os lobos chegassem facilmente à ilha.

Devido às mudanças climáticas, a ponte de gelo deixou de ser um meio viável para chegar ao Isle Royale e, consequentemente, a população de lobos cinzentos desceu. Em 2016, restavam apenas dois lobos, enquanto em 1980 registaram-se 50 lobos no parque nacional.

Isto fez com que os alces perdessem o principal predador, o que levou ao crescimento da sua população. O elevado número de alces pode levar à escassez de recursos para saciar as espécies herbívoras. A OMNRF teme que isso possa levar à morte de milhares de animais devido à fome, como já aconteceu no passado.

A dificuldade em escolher os lobos certos para a missão e o stress que é colocado sobre os animais, que são despejados em território desconhecido, são algumas das preocupações do ecologista da Michigan Technological University, John Vucetich.

“Eles vivem em famílias. Imagine o que acontece com um cão quando é enviado para um ambiente estranho”, disse Vucetich. “Estão a ser apresentados uns aos outros. É uma situação tensa e stressante“, acrescentou.

O líder do projeto, Mark Romanski, acredita que a experiência será um sucesso garantido. “Estes machos grandes, com quase 90 quilogramas, quase certamente saberão o que fazer quando encontrarem um alce”, realçou Romanski. A reprodução da espécie não será problema, uma vez que faz parte da sua natureza.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …

Novo estudo diz que Remdesivir não tem "impacto significativo" nos doentes com covid-19

Ao contrário do que se pensava, o medicamento antiviral remdesivir não reduz as mortes entre os pacientes com covid-19, sobretudo quando comparado com o tratamento padrão, de acordo com os resultados de um estudo internacional. Em …

Bebés alimentados por biberões ingerem milhões de micro plásticos por dia, sugere estudo

Um novo estudo vem agora alertar para os perigos da puericultura moderna. De acordo com a pesquisa, os bebés que são alimentados com biberões engolem milhões de partículas de micro plástico por dia. Normalmente os biberões …