Lobos lançados de paraquedas no Michigan para matar alces (e salvar o ambiente)

Quatro lobos cinzentos (canis lupus) canadianos foram lançados, via para-quedas, no parque nacional de Isle Royale, no Michigan. A sua missão é controlar a população de alces da ilha, que explodiu na ausência do predador.

Estes lobos para-quedistas oriundos do Canadá têm uma missão secundária, para além de reduzir a quantidade de alces. Os quatro lobos (três machos e uma fêmea) têm também a tarefa de se reproduzirem para repovoar a ilha com a espécie canina.

Pelo menos é o que espera o OMNRF – Ministério de Recursos Naturais e Florestas de Ontário, responsável pelo projeto. Além destes quatro lobos, o OMNRF já tinha enviado, em setembro, outros dois lobos e espera introduzir entre 14 e 24 nos próximos três a quatro anos.

De acordo com a IFLScience, no passado, a ilha onde se situa o parque nacional Isle Royale estava ligada ao continente por uma ponte de gelo. Essa ponte durava cerca de 50 dias por ano e permitia que os lobos chegassem facilmente à ilha.

Devido às mudanças climáticas, a ponte de gelo deixou de ser um meio viável para chegar ao Isle Royale e, consequentemente, a população de lobos cinzentos desceu. Em 2016, restavam apenas dois lobos, enquanto em 1980 registaram-se 50 lobos no parque nacional.

Isto fez com que os alces perdessem o principal predador, o que levou ao crescimento da sua população. O elevado número de alces pode levar à escassez de recursos para saciar as espécies herbívoras. A OMNRF teme que isso possa levar à morte de milhares de animais devido à fome, como já aconteceu no passado.

A dificuldade em escolher os lobos certos para a missão e o stress que é colocado sobre os animais, que são despejados em território desconhecido, são algumas das preocupações do ecologista da Michigan Technological University, John Vucetich.

“Eles vivem em famílias. Imagine o que acontece com um cão quando é enviado para um ambiente estranho”, disse Vucetich. “Estão a ser apresentados uns aos outros. É uma situação tensa e stressante“, acrescentou.

O líder do projeto, Mark Romanski, acredita que a experiência será um sucesso garantido. “Estes machos grandes, com quase 90 quilogramas, quase certamente saberão o que fazer quando encontrarem um alce”, realçou Romanski. A reprodução da espécie não será problema, uma vez que faz parte da sua natureza.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …