Lobos lançados de paraquedas no Michigan para matar alces (e salvar o ambiente)

Quatro lobos cinzentos (canis lupus) canadianos foram lançados, via para-quedas, no parque nacional de Isle Royale, no Michigan. A sua missão é controlar a população de alces da ilha, que explodiu na ausência do predador.

Estes lobos para-quedistas oriundos do Canadá têm uma missão secundária, para além de reduzir a quantidade de alces. Os quatro lobos (três machos e uma fêmea) têm também a tarefa de se reproduzirem para repovoar a ilha com a espécie canina.

Pelo menos é o que espera o OMNRF – Ministério de Recursos Naturais e Florestas de Ontário, responsável pelo projeto. Além destes quatro lobos, o OMNRF já tinha enviado, em setembro, outros dois lobos e espera introduzir entre 14 e 24 nos próximos três a quatro anos.

De acordo com a IFLScience, no passado, a ilha onde se situa o parque nacional Isle Royale estava ligada ao continente por uma ponte de gelo. Essa ponte durava cerca de 50 dias por ano e permitia que os lobos chegassem facilmente à ilha.

Devido às mudanças climáticas, a ponte de gelo deixou de ser um meio viável para chegar ao Isle Royale e, consequentemente, a população de lobos cinzentos desceu. Em 2016, restavam apenas dois lobos, enquanto em 1980 registaram-se 50 lobos no parque nacional.

Isto fez com que os alces perdessem o principal predador, o que levou ao crescimento da sua população. O elevado número de alces pode levar à escassez de recursos para saciar as espécies herbívoras. A OMNRF teme que isso possa levar à morte de milhares de animais devido à fome, como já aconteceu no passado.

A dificuldade em escolher os lobos certos para a missão e o stress que é colocado sobre os animais, que são despejados em território desconhecido, são algumas das preocupações do ecologista da Michigan Technological University, John Vucetich.

“Eles vivem em famílias. Imagine o que acontece com um cão quando é enviado para um ambiente estranho”, disse Vucetich. “Estão a ser apresentados uns aos outros. É uma situação tensa e stressante“, acrescentou.

O líder do projeto, Mark Romanski, acredita que a experiência será um sucesso garantido. “Estes machos grandes, com quase 90 quilogramas, quase certamente saberão o que fazer quando encontrarem um alce”, realçou Romanski. A reprodução da espécie não será problema, uma vez que faz parte da sua natureza.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …

Jasper Cillessen muito perto da baliza do Benfica

O guarda-redes do Barcelona Jasper Cillessen está muito perto de reforçar a baliza do Benfica, escreve o jornal Record esta quarta-feira. De acordo com o desportivo, o negócio ronda os 20 milhões de euros. O Benfica …

Brexit. Demissão no Governo deixa Theresa May por um fio

A ministra dos Assuntos Parlamentares britânica, Andrea Leadsom, anunciou esta quarta-feira a demissão do Governo em desacordo com o plano da primeira-ministra, Theresa May, para tentar aplicar o ‘Brexit'. "Não acreditamos que sejamos um Reino Unido …