/

Lobos lançados de paraquedas no Michigan para matar alces (e salvar o ambiente)

Quatro lobos cinzentos (canis lupus) canadianos foram lançados, via para-quedas, no parque nacional de Isle Royale, no Michigan. A sua missão é controlar a população de alces da ilha, que explodiu na ausência do predador.

Estes lobos para-quedistas oriundos do Canadá têm uma missão secundária, para além de reduzir a quantidade de alces. Os quatro lobos (três machos e uma fêmea) têm também a tarefa de se reproduzirem para repovoar a ilha com a espécie canina.

Pelo menos é o que espera o OMNRF – Ministério de Recursos Naturais e Florestas de Ontário, responsável pelo projeto. Além destes quatro lobos, o OMNRF já tinha enviado, em setembro, outros dois lobos e espera introduzir entre 14 e 24 nos próximos três a quatro anos.

De acordo com a IFLScience, no passado, a ilha onde se situa o parque nacional Isle Royale estava ligada ao continente por uma ponte de gelo. Essa ponte durava cerca de 50 dias por ano e permitia que os lobos chegassem facilmente à ilha.

Devido às mudanças climáticas, a ponte de gelo deixou de ser um meio viável para chegar ao Isle Royale e, consequentemente, a população de lobos cinzentos desceu. Em 2016, restavam apenas dois lobos, enquanto em 1980 registaram-se 50 lobos no parque nacional.

Isto fez com que os alces perdessem o principal predador, o que levou ao crescimento da sua população. O elevado número de alces pode levar à escassez de recursos para saciar as espécies herbívoras. A OMNRF teme que isso possa levar à morte de milhares de animais devido à fome, como já aconteceu no passado.

A dificuldade em escolher os lobos certos para a missão e o stress que é colocado sobre os animais, que são despejados em território desconhecido, são algumas das preocupações do ecologista da Michigan Technological University, John Vucetich.

“Eles vivem em famílias. Imagine o que acontece com um cão quando é enviado para um ambiente estranho”, disse Vucetich. “Estão a ser apresentados uns aos outros. É uma situação tensa e stressante“, acrescentou.

O líder do projeto, Mark Romanski, acredita que a experiência será um sucesso garantido. “Estes machos grandes, com quase 90 quilogramas, quase certamente saberão o que fazer quando encontrarem um alce”, realçou Romanski. A reprodução da espécie não será problema, uma vez que faz parte da sua natureza.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.