“Lobo Mau” condenado a 60 anos por abuso sexual de mais de 270 crianças

O colombiano Juan Carlos Sánchez Latorre, conhecido como “Lobo Mau”, foi condenado na quarta-feira a 60 anos de prisão por abusar sexualmente de pelo menos 276 crianças e adolescentes. O homem de 37 anos confessou os crimes.

De acordo com informações da Procuradoria-Geral da República da Colômbia, Latorre recebeu a pena máxima por violação e atos sexuais com menores de 14 anos e, ainda, por pornografia que envolvia menores de 18 anos. Os crimes foram cometidos entre 2007 e 2008.

Sánchez Latorre abordava as suas potenciais vítimas em shoppings e lojas de videogames. Segundo as autoridades, oferecia dinheiro para que comprassem doces e jogos como forma de convencê-los a acompanhá-lo até a casa onde morava – onde praticava e registava os abusos. Os que recusavam as suas investidas eram agredidos repetidas vezes.

O Ministério Público colombiano afirmou em comunicado que “as agressões eram fotografadas ou gravadas em vídeo e o material partilhado em redes sociais na Internet com utilizadores de outros países”.

Latorre também usava o pseudónimo Big Bad Wolf (Grande Lobo Mau, em tradução livre) para partilhar o material com uma rede de pedófilos online sediada no México. A polícia colombiana o investigava desde 2005.

O “Lobo Mau”, que está preso na prisão La Picota, em Bogotá, recebeu a sua pena através de uma videoconferência. O homem foi preso em novembro de 2017 em Maracaibo, na Venezuela, onde possuía uma identidade falsa. Era considerado foragido da Justiça já há cinco anos.

A 26 de janeiro de 2018, a Procuradoria Geral colombiana formalizou o pedido de extradição. O pedido foi considerado “apropriado” a 7 de junho e a 13 de setembro foi finalmente extraditado, para se apresentar à Justiça.

O “Lobo Mau” é responsável por “vários dos casos mais terríveis de que se tem notícia na última década, no país, contra a liberdade, a integridade e a formação sexual de crianças”, diz a Procuradoria.

Juan Carlos Sánches Latorre nasceu a 13 de setembro de 1980 em El Espinal (Tolima), mas foi criado em Barranquilla, onde foi denunciado por abusos. Informações divulgadas pelo jornal colombiano El Espectador apontam que trabalhou numa empresa de computação durante anos como engenheiro de sistemas.

O jornal diz que em 14 de março de 2008, foi preso dentro de uma investigação sobre a violação de um menor de 14 anos – embora já estivesse a ser monitorizado pelas autoridades desde 2005. “O motivo? Aparentemente mais de 50 violações que tinham sido denunciados contra ele em Barranquilla”, informou o El Espectador.

// BBC

PARTILHAR

RESPONDER

ESA prepara-se para intercetar pela primeira vez um cometa puro

A Agência Espacial Europeia (ESA) desenvolveu um projeto que visa intercetar um cometa puro - um corpo celeste que nunca passou pelo Sistema Solar -, quando este se aproximar da órbita da Terra em meados …

Astrónomos encontraram uma nova (e surpreendente) cratera em Marte

Marte não se "magoa" facilmente mas, quando acontece, o resultado pode ser quase comparado a uma obra de arte. Uma cratera, descoberta em abril pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), é a prova disso. Notável não só …

Elon Musk alerta: Civilização pode colapsar daqui a 30 anos

De acordo com Elon Musk, uma "bomba populacional" vai surgir nas próximas décadas, quando uma população mundial cada vez mais idosa chocar com a queda das taxas de natalidade em todo o mundo. Esta não é …

O mundo árabe está menos religioso. Mas continua homofóbico

Há cada vez mais árabes que dizem não ter religião. Esta é a principal conclusão de uma grande sondagem feita a mais de 25 mil cidadãos de países árabes pelo centro de pesquisa Arab Network …

Tina morreu durante 27 minutos e foi ressuscitada 8 vezes. Quando acordou, escreveu "é real"

Uma mulher norte-americana entrou em paragem cardíaca em fevereiro de 2018 quando se preparava para fazer uma caminhada com o seu marido Brian. Depois de desmaiar, Brian ressuscitando-a duas vezes antes de os paramédicos chegarem para …

"Homem-árvore" pede que as suas mãos sejam amputadas

Abul Bajandar, um homem de 28 anos do Bangladesh conhecido como "Homem-árvore" devido às incomuns verrugas que nascem nos seus membros, pediu que as suas mãos fossem amputadas para aliviar as dores insuportáveis.  Bajandar sofre de …

EUA. Senadores republicanos do Oregon fogem para não aprovar lei ambiental

Senadores estaduais do Oregon, nos Estados Unidos (EUA), encontram-se a monte desde quinta-feira para não votarem uma lei ambiental. Procurados pela polícia, voltaram este domingo a faltar a uma sessão legislativa, impedindo que haja quórum …

O planeta enfrenta um "apartheid climático"

O planeta está confrontado com um “'apartheid' climático”. De um lado, os ricos que se podem adaptar melhor às alterações climáticas, e do outro, os pobres que vão sofrer mais, disse esta segunda-feira um especialista …

Governo repõe 40 horas semanais para trabalhadores do CNB. Greve mantém-se

A partir de 1 de julho, os trabalhadores da Companhia Nacional de Bailado (CNB) voltarão às 40 horas semanais, numa uniformização laboral com os trabalhadores do Teatro Nacional de São Carlos. A decisão foi comunicada, esta …

Nova espécie de planta fóssil descoberta em Gondomar

Annularia noronhai foi encontrada no meio da cidade de Gondomar. Tem 300 milhões de anos, é um parente muito afastado da cavalinha e diz muito sobre o clima da época. Uma nova espécie de planta já …