/

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra.

Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos outros na Austrália, os cidadãos do estado de Vitória ficaram perplexos quando olhavam para os céus. Algo que se assemelhava a um meteoro irrompeu e iluminou os céus. A análise de especialistas determinou que não se tratava de um meteoro nem muito menos um OVNI, mas sim de lixo espacial de um foguetão russo.

Rapidamente, vários vídeos do evento, que também foi avistado no norte da Tasmânia, foram partilhados nas redes sociais, escreve o IFLScience.

“Acalmem-se todos. É apenas o Optimus Prime e o resto dos autobots a chegar para ajudar o Bumblebee”, comentou uma pessoa num dos vídeos, fazendo referência à saga cinematográfica Transformers.

Perry Vlahos, vice-presidente da Sociedade Astronómica de Vitória, explicou que o facto de ser lento e num ângulo raso, e verificar-se uma grande quantidade de desintegração, “deixou claro que não era uma aeronave alienígena, um meteoro ou um cometa“.

A Rússia tinha lançado um foguetão Soyuz-2-1b poucas horas antes para entregar um satélite Tundra em órbita. Este será utilizado pelo Kremlin como parte do seu sistema de defesa antimísseis.

Vlahos acredita que os destroços desintegraram-se totalmente à medida que entravam na atmosfera, pelo que não há motivo de receio que algum lixo espacial atinja a superfície da Terra. Por sua vez, Jonti Horner, professor de Astrofísica da Universidade do Sul de Queensland sugere que há uma pequena probabilidade de alguns pedaços caírem na Terra.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.