Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra.

Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos outros na Austrália, os cidadãos do estado de Vitória ficaram perplexos quando olhavam para os céus. Algo que se assemelhava a um meteoro irrompeu e iluminou os céus. A análise de especialistas determinou que não se tratava de um meteoro nem muito menos um OVNI, mas sim de lixo espacial de um foguetão russo.

Rapidamente, vários vídeos do evento, que também foi avistado no norte da Tasmânia, foram partilhados nas redes sociais, escreve o IFLScience.

“Acalmem-se todos. É apenas o Optimus Prime e o resto dos autobots a chegar para ajudar o Bumblebee”, comentou uma pessoa num dos vídeos, fazendo referência à saga cinematográfica Transformers.

Perry Vlahos, vice-presidente da Sociedade Astronómica de Vitória, explicou que o facto de ser lento e num ângulo raso, e verificar-se uma grande quantidade de desintegração, “deixou claro que não era uma aeronave alienígena, um meteoro ou um cometa“.

A Rússia tinha lançado um foguetão Soyuz-2-1b poucas horas antes para entregar um satélite Tundra em órbita. Este será utilizado pelo Kremlin como parte do seu sistema de defesa antimísseis.

Vlahos acredita que os destroços desintegraram-se totalmente à medida que entravam na atmosfera, pelo que não há motivo de receio que algum lixo espacial atinja a superfície da Terra. Por sua vez, Jonti Horner, professor de Astrofísica da Universidade do Sul de Queensland sugere que há uma pequena probabilidade de alguns pedaços caírem na Terra.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021. Em entrevista ao portal esquerda.net, divulgada esta terça-feira, Mariana Mortágua deixa claro …