Livros do Harry Potter banidos de escola católica por terem “feitiços verdadeiros”

Os livros do Harry Potter foram removidos do colégio St Edward Catholic School, nos Estados Unidos, por recomendação de exorcistas.

Uma escola católica privada em Nashville, nos Estados Unidos, retirou os livros do Harry Potter da sua biblioteca, por considerar que as obras de J. K. Rowling incluem “maldições e feitiços reais, que quando lidos por um ser humano correm o risco de conjurar espíritos malignos”.

Segundo o jornal norte-americano The Tennessean, o pastor da escola St Edward, professor de crianças desde a pré-primária até ao oitavo ano, enviou um e-mail aos encarregados de educação a dizer que entrou em contacto com “vários exorcistas” que tinham recomendado a remoção dos livros da biblioteca.

“Os livros apresentam magia como sendo tanto boa como má, o que não é verdade, mas é um engano inteligente”, escreveu o pastor Ver Dan Reehil no e-mail.

Segundo a Sábado, Rebecca Hammel, supervisora das escolas católicas de Nashville, disse que o pastor enviou o e-mail depois de um inquérito de um pai e afirmou que “cada pastor tem a autoridade para tomar tais decisões para a sua escola”. Os livros ficaram nas prateleiras até ao final do ano letivo anterior, mas a escola abriu uma nova biblioteca da qual foram retirados.

A saga de Harry Potter tem atraído a censura dos cristãos desde o primeiro livro de J.K. Rowling. Os opositores afirmam que os livros “glorificavam a magia e o ocultismo, confundindo as crianças e levando-as a tentar imitar feitiços e maldições que leem sobre eles”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mas e se é verdade?
    Os verdadeiros obscurantistas dos tempos atuais são os que pensam que vale tudo, os que aceitam todas as religiões e crenças menos a católica.

RESPONDER

Atividade física ajuda a prevenir a perda de visão

Uma nova investigação sugere que o exercício físico pode ser um componente-chave na prevenção da perda de visão. Os benefícios da atividade física são cada vez mais conhecidos, mas há alguns que devem ser tidos em …

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …

Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol

Um estudo espanhol, que abrangeu mais de 60 mil pessoas, colocou em causa a viabilidade da imunidade de grupo como forma de combater a pandemia de covid-19, estimando que apenas 5% da população tenha desenvolvido anticorpos …