/

Livro reúne, pela primeira vez, obras completas (e inéditas) de Frida Kahlo

Publicado pela editora Taschen, o livro Frida Kahlo: The Complete Paintings reúne, pela primeira vez, todas as pinturas conhecidas da artista.

O autor Luis-Martín Lozano procurou obras de arte em coleções privadas, que raramente são emprestadas ou reproduzidas, para o trabalho que é o resultado de cerca de 30 anos de investigação. Algumas das pinturas de Frida Kahlo não são expostas há mais de 80 anos.

Segundo o Artnet News, o livro ilustrado, que conta com 624 páginas, reúne 152 pinturas, incluindo várias obras perdidas, acompanhadas por centenas de fotografias, desenhos, páginas dos seus diários, cartas e ainda uma biografia ilustrada onde é detalhada a história da sua vida e carreira.

As dimensões do livro permitem, segundo a editora, que o leitor admire o trabalho da artista mexicana pela primeira vez em proporções justas ao talento.

Além de dar a conhecer as obras menos conhecidas de Frida Kahlo, Lozano espera que o livro alargue também a compreensão dos leitores sobre a artista, permitindo-lhes apreciar a complexidade das suas pinturas e as formas que ilustram a sua moda icónica, a sua identidade mexicana, as suas lutas pela saúde e as suas relações românticas.

“Os quadros de Kahlo falam muito mais sobre questões sociais e históricas do que tem sido apontado”, disse Lozano ao Artnet News. “Espero que os leitores se apercebam do quão complexa é a sua pintura e do quão bem versada ela foi na história da arte.”

Frida Kahlo: The Complete Paintings está à venda por 150 euros no site da editora.

  Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.