Livro mais antigo da América passou a ser o mais caro

O "Bay Psalm Book", vendido em leilão por 10,4 milhões de euros (foto: Sotheby's / Facebook)

O “Bay Psalm Book”, vendido em leilão por 10,4 milhões de euros (foto: Sotheby’s / Facebook)

Um livro de salmos de 1640, considerado o primeiro livro a ser impresso nos Estados Unidos, foi vendido por 14,6 milhões de dólares num leilão da casa Sotheby’s, em Nova Iorque.

Com este valor (cerca de 10,4 milhões de euros), cumpriram-se assim as expetativas de bater um recorde na sessão dedicada exclusivamente a este lote, que continha um exemplar de “The Bay Psalm Book”, impresso em Cambridge (Massachusetts) e parte de uma edição de 1700 exemplares da qual apenas restam 11 cópias.

Apesar de o valor atingido ter ficado ligeiramente abaixo das expetativas mais modestas – os especialistas estimavam uma venda entre os 15 e os 30 milhões de dólares -, foi batido o recorde que pertencia à venda de uma cópia do livro “Birds of America”, de John James Audubon, pela qual foram pagos 11,5 milhões de dólares em 2010.

Estes salmos já contavam com um historial de recordes, depois de outro livro desta edição se ter vendido, em 1947, pelo preço inédito para a época de 151 mil dólares.

O exemplar hoje leiloado, que contém erratas de correções feitas de forma manual, pertencia a uma igreja de Boston, que vai usar o dinheiro para financiar as suas atividades.

Os outros 11 exemplares “sobreviventes” da edição de 1640 encontram-se na biblioteca do Congresso norte-americano, nas universidades de Yale e Brown, na Sociedade Americana de Antiquários, na biblioteca Rosenbach e ainda dois exemplares na biblioteca pública de Boston.

A sua cotação no mercado dos colecionadores, assim como a historia contida nas suas páginas, inspirou o escritor David Baldacci a tecer uma trama em torno da hipótese de existir um 12.º exemplar, no romance “The Collectors” (Os Colecionadores, em português).

O recorde alcançado com a venda de “The Bays Psalm Book” soma-se a um outono de records na casa Sotheby’s, que vendeu também o diamante mais caro do mundo, por 83,2 milhões de dólares. A concorrente Christie’s não fica atrás, tendo convertido o tríptico de Francis Bacon “Três Estudos de Lucian Freud” no quadro mais caro vendido em leilões, ao atingir o preço de 142,5 milhões de dólares (cerca de 106 milhões de euros).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Autópsias de infetados com covid-19 mostram coágulos sanguíneos em vários órgãos

Investigadores do Centro Médico Langone de Nova Iorque, nos Estados Unidos, analisaram as autópsias de várias pessoas infetadas com covid-19 que mostram a presença de vários sanguíneos em vários órgãos, Na nova investigação, cujos resultados foram …

Abundância de metais raros aponta para uma estrela companheira desaparecida da supernova Cassiopeia A

Uma análise espectroscópica por astrofísicos do instituto RIKEN (Japão) sugere que a estrela massiva que explodiu para formar a supernova conhecida como Cassiopeia A provavelmente tinha uma estrela companheira que ainda não foi descoberta. Isto …

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …