Livre entrega 9111 assinaturas para Europeias, já de olho nas Legislativas

LIVRE / Facebook

-

Membros do recém-formado Partido Livre entregaram hoje 9.111 assinaturas no Tribunal Constitucional com vista à sua legalização a tempo das eleições europeias de 25 de maio e já com as “mais importantes” legislativas debaixo de olho.

“Conseguimos recolher 9.111 assinaturas até este momento, o que é um esforço notável para um grupo que começou sem uma base partidária, organizacional. O Rui Tavares está a cumprir o seu dever no Parlamento Europeu, o seu dever de eurodeputado”, esclareceu Ricardo Alves, um dos 15 porta-vozes da nova força política, referindo-se ao antigo militante do Bloco de Esquerda.

O rol de assinaturas de cidadãos, muito além das 7.500 exigidas por lei, será agora analisado no Palácio Ratton sem que haja um prazo específico para uma decisão final.

“Este não é um partido unipessoal. Há um grupo de contacto que é o executivo do partido e somos todos igualmente porta-vozes. A sociedade portuguesa, neste momento, é muito mais evoluída dos que os partidos que tem. Merece um partido mais democrático, mais aberto, mais atento às pessoas e que lhes dê mais voz”, continuou.

Ricardo Alves mostrou-se convencido de que o Livre poderá “tirar votos à abstenção e dos outros partidos” porque “ninguém é proprietário dos votos”, exceto “cada cidadão”, com o objetivo de “mudar a política”. Como tal, “as legislativas são também muito importantes se não mesmo mais importantes” do que as europeias.

Segundo o porta-voz, mesmo que haja demora ou algum problema na legalização do partido, o Livre propõe-se fazer campanha já nas semanas antecedentes às eleições para o Parlamento Europeu, com debates e outras ações.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal foi o país da Europa que mais pagou a agentes de futebol

Em 2019, Portugal foi o país da Europa que mais gastou em comissões a agentes nos processos de venda de jogadores de futebol. Os números são de um relatório FIFA, citado esta quinta-feira pelo Jornal de …

"Agregar, agregar, agregar". Se vencer, Pinto Luz conta com Rio e Montengro

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse que caso vença as diretas de 11 de janeiro quer contar os seus adversários nesta corrida - o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o …

Açores são o único arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável

Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta quinta-feira com a categoria de "prata" pela certificadora Earthcheck. "É com profundo …

Kendrick Lamar atua em data extra do Alive

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar a 8 de julho, num dia extra do festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Esta será a terceira vez que o rapper atua em Portugal, tendo …

Hugh Grant em campanha porta a porta contra Boris Johnson e o Brexit

Hugh Grant está em campanha contra o primeiro-ministro do seu país. O ator britânico decidiu juntar-se aos trabalhistas e liberais democratas para derrotar Boris Johnson e, nos últimos dias, tem participado em ações de campanha …

Sarah previu a vitória de Trump em 2016. Agora, alerta para o perigo das redes sociais

Sarah Kendzior, que previu a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, diz que as redes sociais podem ser utilizadas como uma arma política. Quando quase todos menosprezavam a corrida eleitoral de Donald Trump …

Marcelo "afasta-se" do encontro entre Pompeo e Netanyahu

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu esta quinta-feira que o encontro, que decorre em Lisboa, entre o secretário de estado dos Estados Unidos e o primeiro ministro israelita "é uma realidade que …

Economia portuguesa cresce acima da média europeia

As economias da zona euro e da União Europeia (UE) mantiveram, no terceiro trimestre, o ritmo de crescimento do período homólogo, respetivamente 1,2% e 1,4%, com Portugal a avançar acima da média (1,9%). Segundo revelou o …

Atendimento a sem-abrigo passa a ser feito independentemente da morada

O atendimento de emergência a pessoas sem-abrigo passa a poder ser feito em qualquer centro distrital da Segurança Social, independentemente da morada em que a pessoa está registada ou da existência de um processo familiar, …

Catarina Martins presente na contra-cimeira do clima em Madrid

A coordenadora do BE integra a comitiva bloquista que, na sexta-feira, vai a Madrid para a manifestação da contra-cimeira do clima, enquanto decorre na capital espanhola a cimeira da Organização das Nações Unidas, a COP25. Em …