Livraria Lello compra Teatro Sá da Bandeira por 3,5 milhões de euros

Nikolai Ormazablev / Flickr

Teatro Sá da Bandeira, no Porto

O Teatro Sá da Bandeira, no Porto, foi comprado esta quinta-feira por 3,5 milhões de euros pela Livraria Lello, loja situada na Rua das Carmelitas, na mesma cidade. A venda em hasta pública foi aprovada pela Câmara do Porto a 26 de março.

Segundo avançou o Jornal de Notícias, o valor base de licitação eram 2,19 milhões de euros e foi disputado com António Oliveira, antigo jogador de futebol e selecionador nacional, e proprietário da Brasileira, em frente ao Teatro Sá da Bandeira, que não foi além dos 3,2 milhões de euros.

Um processo de classificação desencadeado pela Câmara do Porto junto da Direção-Geral do Património Cultural atribuiu ao imóvel a distinção de Entidade de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local, condições que obrigam a que o Teatro Sá da Bandeira seja usado exclusivamente como sala de espetáculos.

“Garantimos a salvaguarda patrimonial de um equipamento que para nós tem muito interesse histórico e cultural, mas que não tem de ser da Câmara do Porto”, afirmou Rui Moreira em declarações ao Jornal de Notícias em finais de março.

A Câmara do Porto considera que, ao tomar esta decisão, atua conforme o previsto na lei no que diz respeito ao exercício do direito de preferência. “Não é nossa vocação ser barriga de aluguer do teatro comercial”, referiu Rui Moreira.

O processo de classificação do Teatro Sá da Bandeira foi publicado em Diário da República a 02 de maio e determinou a proteção do imóvel e a criação de uma zona geral de proteção nos 50 metros em seu redor.

O mérito da aquisição revela-se na ausência de qualquer prejuízo para proprietários ou inquilinos, mantendo-se em vigor e com todos os direitos inerentes, os contratos de arrendamento que ali existiam.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Arqueólogo encontra dezenas de sítios maia graças a um mapa online gratuito

Um arqueólogo norte-americano descobriu 27 sítios maias com 3.000 anos graças a um mapa online gratuito, escreve o jornal The New York Times. Takeshi Inomata, arqueólogo da Universidade do Arizona, nos Estado Unidos, utilizou um mapa …

39 pessoas encontradas mortas dentro de um camião no Reino Unido

Um camião foi encontrado, esta quarta-feira, em Essex, no Reino Unido, com 39 pessoas sem vida no seu interior. O condutor já foi detido. Segundo o The Guardian, as autoridades britânicas já iniciaram uma investigação, depois …

Hospital das Forças Armadas não operou um único doente do SNS

O Hospital das Forças Armadas (HFAR) ainda não apresentou qualquer candidatura para ser “convencionado pelo Serviço Nacional de Saúde”. No ano passado, os ministérios da Defesa e da Saúde assinaram um acordo para que o Hospital …

Chuvas torrenciais fazem um morto em Espanha e inundações em França

Em Espanha, uma pessoa morreu e pelo menos outras duas estão desaparecidas. No sul de França, a tempestade Dana também já causou várias inundações. Segundo o jornal La Vanguardia, as chuvas torrenciais registadas, esta madrugada, na …

Falta de condições para emergência médica obriga INEM a transferir helicóptero para Viseu

A falta de condições para operações de emergência médica no heliporto de Santa Comba Dão obrigou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a transferir o seu helicóptero para o aeródromo de Viseu, foi anunciado …

Macacos "arrasaram" humanos num simples jogo de computador

Quando se trata de ganhar jogos e resolver quebra-cabeças, às vezes os macacos fazem-no de forma mais inteligente do que os humanos. Para além das suas incríveis capacidades físicas, os macacos também mostram uma incrível "flexibilidade …

Morreu Marieke Vervoort, a campeã paralímpica belga que recorreu à eutanásia

Morreu Marieke Vervoort, de 40 anos, que sofria de uma doença muscular degenerativa sem cura. Decidiu pôr termo à vida com recurso à morte assistida. A belga era campeã paralímpica com conquistas de medalhas de ouro …

China pode substituir chefe de governo de Hong Kong face aos recentes protestos

A China estará a equacionar substituir Carrie Lam, chefe do governo de Hong Kong, por um líder interino, na sequência dos protestos violentos que decorrem na cidade há cinco meses. De acordo com o Financial Times, …

Presidente do Chile anuncia pacote de medidas sociais para travar protestos

O Presidente chileno anunciou na terça-feira um pacote de medidas sociais para travar os protestos que duram há cinco dias e que já causaram 15 mortos, após o anúncio de um aumento nos preços do …

Duarte Lima enfrenta novo acórdão no caso relativo a abuso de confiança

O Tribunal Criminal de Lisboa profere esta quarta-feira uma nova decisão no processo em que Duarte Lima é suspeito de se apropriar da fortuna de Rosalina Ribeiro, companheira e secretária do milionário Tomé Feteira, assassinada …