A litosfera está a “derreter” para dentro do manto da Terra

Uma nova pesquisa revela que a crosta exterior da Terra sob as montanhas da Sierra Nevada, na Califórnia, está a afundar-se no manto.

Os geólogos descobriram indícios de um processo geológico raro, denominado “foundering” litosférico, por baixo das montanhas da Sierra Nevada, na Califórnia. Este fenómeno ocorre quando a camada exterior rígida da Terra, a litosfera, se torna demasiado densa e se afunda lentamente no manto mais quente e fluido que se encontra por baixo.

A litosfera, a crosta exterior sólida da Terra, comporta-se como uma concha flutuante sobre o manto. Ao longo de milhões de anos, secções densas da litosfera podem romper-se e descer para o manto. Apesar de os cientistas terem teorizado durante muito tempo sobre o papel da erosão da litosfera na geologia da Terra, as provas concretas têm sido difíceis de obter – até agora.

Num novo estudo publicado na revista Geophysical Research Letters, investigadores da Universidade do Colorado em Boulder e da Universidade da Califórnia em San Diego analisaram dados sísmicos e registos de terramotos. As suas descobertas revelaram fracos tremores sísmicos, com magnitudes entre 1,9 e 3,2, que ocorrem a mais de 40 quilómetros abaixo da Sierra Nevada central. Estes tremores apontam para um afinamento da camada do manto que se alinha com a teoria da fundação da litosfera, refere o IFLScience.

O estudo sugere que, há milhões de anos, uma secção densa da litosfera sob a Serra Nevada meridional começou a afundar-se no manto. Este processo continuou durante pelo menos 3 milhões de anos e agora parece estar a progredir para norte sob a cadeia de montanhas.

Os investigadores explicam: “A impressão que temos nas rochas na atual fronteira entre a crosta e o manto regista uma porção densa que se desprende sob a Serra Nevada na Califórnia”. Os autores acrescentam que, enquanto a região sul da Sierra já se desprendeu em grande parte da sua densa litosfera, a região central ainda está a passar por este lento processo de afundamento, que está a causar os pequenos e profundos sismos observados atualmente.

Embora esta descoberta possa parecer alarmante, a investigação não sugere que a Califórnia esteja em risco de um colapso geológico dramático. O afundamento da litosfera é um processo extremamente lento que ocorre nas profundezas do subsolo, muito longe das perturbações ao nível da superfície.

No entanto, as descobertas podem oferecer informações valiosas sobre a construção de continentes e a tectónica de placas, que molda as massas terrestres da Terra ao longo de escalas de tempo geológicas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.