Listas incompletas impediram autoridades de vigiar infetados com covid-19

Estela Silva / EPA

GNR com máscara em Ovar

Quase cinco mil pessoas deviam ter estado sob vigilância das polícias. No entanto, as listas incompletas impediram a ação das autoridades, que vigiaram apenas 2.614 dos infetados com covid-19.

A 17 de abril, as autoridades portuguesas deviam ter tido sob vigilância 4.708 portugueses que estavam obrigados ao confinamento social por estarem infetados com o novo coronavírus. No entanto, a PSP e a GNR conseguiram apenas vigiar 2.614 destas pessoas, isto é, pouco mais de metade do universo total.

De acordo com a edição desta quarta-feira do Observador, que cita o relatório de avaliação das medidas do estado de emergência, esta situação deve-se ao facto de as listas estarem incompletas.

Em falta estava a informação necessária sobre a identidade dos pacientes a serem vigiados, assim como a sua morada, o que impediu a ação das polícias. O diário adianta que, em Lisboa, mais de mil pessoas deviam ter estado sob vigilância, mas havia apenas informação sobre 175.

“Constata-se que 44,5% das identificações constantes nas listagens estão incompletas, inibindo-se assim a prossecução das medidas de vigilância ativas”, lê-se no relatório.

O Público contactou a Direção-Geral da Saúde (DGS) que garantiu que as autoridades sanitárias remetem as listagens das pessoas que estão sob vigilância ativa e das respetivas moradas para a PSP e a GNR. “O que poderá estar a acontecer é que, quando uma pessoa está doente, não será indicada uma data de terminus da vigilância ativa, isto porque a vigilância irá manter-se o tempo necessário, enquanto o doente for positivo.”

Como estes dados não são estáticos, “pode até não existir dados a reportar naquele dia ou naquela semana, se a doença estiver controlada e não existirem novos casos, ou novos contactos de casos”, acrescentou a entidade.

Ainda de acordo com o balanço divulgado, a PSP e a GNR detiveram, desde o início do terceiro estado de emergência, 101 pessoas por desobediência e encerraram 226 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.

Eestes números somam-se aos verificados nos dois primeiros períodos de estado de emergência: no primeiro período, que vigorou entre 22 de março e 2 de abril, registaram-se 108 detenções por desobediência e foram encerrados 1.708 estabelecimentos; no segundo período, que vigorou entre os dias 3 e 17 de abril, registaram-se 184 detenções por desobediência e foram encerrados 432 estabelecimentos.

O relatório, divulgado pelo Governo e entregue na Assembleia da República, vai ser discutido na próxima quinta-feira.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …