Listas de confinamento chegam tarde e desatualizadas à PSP e GNR. Controlo limitado a denúncias

António Cotrim / Lusa

As listas que têm chegado à PSP e à GNR, para fiscalizar os infetados ou as pessoas que se encontram em isolamento profilático, estão desatualizadas e já vêm tarde. Quem o diz são duas das maiores associações que representam os polícias e os militares.

Este problema já não é novo, porém tem-se agravado com o crescente número de infetados e de casos suspeitos nas últimas semanas. De acordo com a DGS, há 80 mil casos ativos de covid-19 em Portugal.

O decreto da Presidência do Conselho de Ministros prevê que cabe às forças de segurança “acompanhar e seguir” as pessoas em isolamento profilático ou em vigilância ativa, mas a Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP) e a Associação dos Profissionais Da Guarda (APG) garantem que este processo é cada vez mais difícil.

Segundo a TSF, a ASPP referiu que as autoridades de saúde não estão “a cumprir o que a lei obriga ao não enviar as listas atualizadas e em tempo útil“.

A mesma associação diz que “as listas continuam a ser remetidas mas completamente desatualizadas, apenas com parte dos casos confirmados (deixando de fora as restantes situações onde foi determinado o isolamento mas não foi determinado o teste)”, situação que leva os polícias a ficarem “impedidos de cumprir a missão de verificar o cumprimento do confinamento”.

César Nogueira, da APG, confirmou à TSF que na GNR “muitas vezes as listas chegam quando as pessoas já estão a meio ou mesmo no fim do isolamento, sendo que dificilmente chegam no início, dificultando um trabalho que já é difícil com cada vez mais pessoas em isolamento”.

O representante dos militares da GNR acrescenta que com frequência conhecem casos concretos por denúncias de conhecidos ou vizinhos que sabem que a pessoa está doente mas anda na rua.

Se no início e no decorrer destes meses da pandemia já era difícil acompanhar os casos, agora César Nogueira diz que é ainda mais difícil, deixando a GNR dependente de denúncias para fazer o controlo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …

China inicia nova edição do festival de carne de cão em Yulin

Coincidindo com o solstício de verão, iniciou na segunda-feira em Yulin, no sul da China, o festival em que os participantes comem carne de cão. Segundo os moradores daquela zona, as autoridades suspenderam recentemente as viagens …

Variante Delta representa 90% de casos na UE até final de agosto e mais mortes

A variante Delta do SARS-CoV-2 representará 90% das novas infeções na Europa até final de agosto e um aumento nos internamentos e mortes, estimou esta quarta-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças …