Lista da Bloomberg ordena os 50 países que respondem melhor à pandemia. Portugal fora dos 30 primeiros

O Ranking da Bloomberg avalia dez critérios que dizem respeito à forma como os países dominaram a pandemia. Portugal aparece sensivelmente a meio, melhor no acesso à saúde, pior no fator económico.

A Bloomberg, grupo de comunicação norte-americano, analisou os dados disponíveis e escolheu dez critérios para criar o Covid Resilience Ranking (Ranking de Resiliência à Covid), ordenando 53 países a lidar com a doença. Contudo, Portugal está fora da primeira metade.

Depois de uma análise à tabela há algumas conclusões que se podem tirar. Tal como indica a Bloomberg, nem sempre as economias mais ricas, ou com sistemas de saúde aparentemente mais bem preparados, têm uma melhor prestação em situações de crises sanitárias.

Em plena pandemia de covid-19, os Estados Unidos e o Reino Unido ficam atrás de países como o Vietname, a Tailândia ou os Emirados Árabes Unidos.

A boa classificação de alguns desses países, a que se junta a China, muitos liderados por governos autoritários, pode levantar dúvidas sobre a capacidade de uma democracia liberal conseguir responder a um desafio como o da covid-19.

As questões políticas e sociais não são indiferentes na tabela. O rigor do confinamento, a mobilidade das populações, a previsão de crescimento do PIB em 2020, a cobertura universal dos serviços de saúde e o índice de desenvolvimento humano juntam-se aos critérios de saúde.

Nesta área conta o número de casos por 100 mil habitantes no último mês, a taxa de letalidade, o total de mortes por milhão de habitantes, a taxa de testes positivos e o acesso às vacinas que estão a ser preparadas, numa escala de 1 a 5.

Portugal aparece pouco abaixo do meio da tabela, com uma “pontuação” de 59.2 na escala Bloomberg, que vai até 100.

O país tem uma pontuação média nas infeções por 100 mil habitantes e na mobilidade dos cidadãos, que tem sido limitada.

Os melhores dados para Portugal são a cobertura do Serviço Nacional de Saúde – 84 em 100 -, o índice de desenvolvimento humano e a taxa de letalidade, melhor do que muitos países acima na tabela.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Malta do zap. Enquanto não fechar o vosso novo painel da pop market, não consigo seguir qualquer link nem introduzir comentários. Versão mobile.

    De referir que, mesmo fechando, fica com uma seta a piscar. Isto não é nada abonatório para a legibilidade porque, para além de se manter no ecrã, o movimento cíclico distrai o utilizador. Alguém precisa de uma formaçãozita em UI e UX …

    • Caro leitor,
      Obrigado pela chamada de atenção. Vamos analisar o comportamento que descreve (que já pudemos comprovar) e corrigir assim que possível.

RESPONDER

Se o Planeta 9 existir, pode não estar onde pensamos

Uma equipa de astrónomos conseguiu obter novas informações sobre o Planeta 9 que podem significar que a sua órbita é muito mais elíptica do que o previsto. Konstantin Batygin e Michael Brown, do California Institute of …

As mudanças climáticas estão a contribuir para a alteração do sabor do café

Há muito tempo que se tem conhecimento que as mudanças climáticas têm tido um impacto negativo no ambiente e na população, o que não se sabia é que este fenómeno também está a afetar o …

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …