Lista da Bloomberg ordena os 50 países que respondem melhor à pandemia. Portugal fora dos 30 primeiros

O Ranking da Bloomberg avalia dez critérios que dizem respeito à forma como os países dominaram a pandemia. Portugal aparece sensivelmente a meio, melhor no acesso à saúde, pior no fator económico.

A Bloomberg, grupo de comunicação norte-americano, analisou os dados disponíveis e escolheu dez critérios para criar o Covid Resilience Ranking (Ranking de Resiliência à Covid), ordenando 53 países a lidar com a doença. Contudo, Portugal está fora da primeira metade.

Depois de uma análise à tabela há algumas conclusões que se podem tirar. Tal como indica a Bloomberg, nem sempre as economias mais ricas, ou com sistemas de saúde aparentemente mais bem preparados, têm uma melhor prestação em situações de crises sanitárias.

Em plena pandemia de covid-19, os Estados Unidos e o Reino Unido ficam atrás de países como o Vietname, a Tailândia ou os Emirados Árabes Unidos.

A boa classificação de alguns desses países, a que se junta a China, muitos liderados por governos autoritários, pode levantar dúvidas sobre a capacidade de uma democracia liberal conseguir responder a um desafio como o da covid-19.

As questões políticas e sociais não são indiferentes na tabela. O rigor do confinamento, a mobilidade das populações, a previsão de crescimento do PIB em 2020, a cobertura universal dos serviços de saúde e o índice de desenvolvimento humano juntam-se aos critérios de saúde.

Nesta área conta o número de casos por 100 mil habitantes no último mês, a taxa de letalidade, o total de mortes por milhão de habitantes, a taxa de testes positivos e o acesso às vacinas que estão a ser preparadas, numa escala de 1 a 5.

Portugal aparece pouco abaixo do meio da tabela, com uma “pontuação” de 59.2 na escala Bloomberg, que vai até 100.

O país tem uma pontuação média nas infeções por 100 mil habitantes e na mobilidade dos cidadãos, que tem sido limitada.

Os melhores dados para Portugal são a cobertura do Serviço Nacional de Saúde – 84 em 100 -, o índice de desenvolvimento humano e a taxa de letalidade, melhor do que muitos países acima na tabela.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Malta do zap. Enquanto não fechar o vosso novo painel da pop market, não consigo seguir qualquer link nem introduzir comentários. Versão mobile.

    De referir que, mesmo fechando, fica com uma seta a piscar. Isto não é nada abonatório para a legibilidade porque, para além de se manter no ecrã, o movimento cíclico distrai o utilizador. Alguém precisa de uma formaçãozita em UI e UX …

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …