Messi recebe sexta Bota de Ouro, no dia em que rendeu Deco no Barcelona

(dr) FC Barcelona

O futebolista argentino Lionel Messi recebeu hoje das mãos dos seus dois filhos mais velhos, Thiago e Mateo, a sexta ‘Bota de Ouro’ da carreira, numa cerimónia realizada em Barcelona.

“Não podia ter conseguido nem sequer uma se não fossem os meus companheiros de equipa. Este prémio é um reconhecimento a todo o plantel“, disse o jogador do FC Barcelona, agradecendo, nomeadamente, aos presentes Jordi Alba e Luís Suárez, que considerou “dois dos grandes culpados” pela conquista.

Messi, que na presente temporada já tinha sido galardoado com o ‘The Best’, prémio da FIFA para melhor jogador da época 2018/19, arrebatou o troféu pela terceira época consecutiva, numa época em que comandou o ‘Barça’ ao oitavo título em 11 anos.

 

View this post on Instagram

 

Mateo Messi really wanted the Golden Shoe 😂 (🎥 @fcbarcelona)

A post shared by Bleacher Report Football (@brfootball) on

“A Champions é algo especial, que queremos ganhar todos os anos, mas a Liga é o mais importante. É muito difícil não estar bem na Liga, e na Taça, e depois aparecer bem na Champions. O nosso objetivo passa por conquistar tudo“, explicou.

O argentino recebeu o prémio no dia em que se cumpre o 15.º aniversário da estreia na equipa principal do FC Barcelona, com 17 anos e 114 dias, no reduto do Espanyol, onde entrou aos 82 minutos, para o lugar do internacional luso Deco, que tinha marcado o único golo do encontro, aos nove.

No decorrer da cerimónia, o jogador do ‘Barça’ respondeu também a perguntas, mais pessoais, deixadas em vídeos por algumas crianças, sendo que também foi possível assistir a um trecho do espetáculo ‘Messi 10 Cirque du Soleil’.

Messi arrebatou pela sexta vez o troféu, ao marcar 36 golos (72 pontos) na edição 2018/19 da Liga espanhola, contra 33 (66) do francês Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) na ‘Ligue 1’, e 26 (52) do italiano Fabio Quagliarella (Sampdoria) na ‘Serie A’.

Na Liga espanhola 2018/19, o argentino, que disputou 34 jogos, ficou 11 vezes em ‘branco’, apontou 13 vezes um golo, ‘bisou’ em sete ocasiões e logrou ainda três ‘hat-tricks’, sendo que ainda fez 13 assistências.

Com mais esta conquista, o argentino, que já havia arrebatado a Bota de Ouro em 2009/10 (com 34 golos), 2011/12 (50), 2012/13 (46), 2016/17 (37) e 2017/18 (34), destacou-se ainda mais na liderança do ‘ranking’ do prémio, criado em 1967/68.

O ’10’ do ‘Barça’, atualmente com 32 anos, conta agora mais dois troféus do que o português Cristiano Ronaldo, vencedor em 2007/08, ao serviço do Manchester United, e 2010/11, 2013/14 e 2014/15, pelo Real Madrid.

Na lista de vencedores seguem mais dois portugueses, igualados no terceiro posto com mais sete jogadores, o benfiquista Eusébio, ‘rei’ em 1967/68 e 72/73, e o portista Fernando Gomes, o melhor em 1982/83 e 84/85.

O brasileiro Mário Jardel, graças aos 36 golos pelo FC Porto em 1998/99 e aos 42 pelo Sporting em 2001/02, também integra o lote de futebolistas com dois troféus, enquanto o argentino Hector Yazalde soma um, pelos 46 pelos ‘leões’ em 1973/74.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …