Lionel Messi ganha prémio The Best pela sexta vez

Quique Garcia / EPA

O futebolista argentino conquistou, pela sexta vez, o prémio The Best da FIFA, , durante a cerimónia que decorreu em Milão, Itália, sucedendo ao croata Luka Modric.

O argentino Lionel Messi, de 32 anos, regressou ao lote de finalistas este ano, após ter vencido a Liga espanhola em 2018/19 e ter sido o melhor marcador das ligas europeias, com 36 golos, conquistando o prémio pela sexta vez.

“Quero agradecer a todos os que decidiram que devia ganhar este prémio, mas continuo a dizer que o prémio individual é secundário, primeiro está o coletivo. É uma noite especial para mim. É a primeira vez que tenho a minha mulher e os meus filhos, é muito especial. Para mim é algo único. Muito obrigado a todos”, disse Messi no discurso de vitória, citado pela TSF.

Cristiano Ronaldo, que não marcou presença na cerimónia de entrega dos prémios, ficou-se pelo terceiro lugar, depois da sua época de estreia pela Juventus, pela qual conquistou a Serie A e foi eleito o melhor jogador da prova italiana.

O jogador argentino e seu eterno rival tem agora seis troféus, mais um do que CR7.

O holandês Virgil van Dijk, vencedor da Liga dos Campeões e eleito o melhor futebolista europeu, reuniu os votos suficientes para chegar ao segundo lugar, tendo sido o primeiro defesa a surgir no trio de finalistas desde 1997.

O internacional português teve de se contentar com um lugar no melhor onze do ano, ao lado de Alisson Becker (Liverpool), De Ligt (Ajax), Van Dijk (Liverpool), Sergio Ramos (Real Madrid), Marcelo (Real Madrid), De Jong (Ajax), Modric (Real Madrid), Hazard (Chelsea), Messi (Barcelona) e Mbappé (PSG).

O treinador Jürgen Klopp (Liverpool) venceu o prémio de melhor treinador de futebol masculino, Alisson Becker (Liverpool) conquistou o galardão de melhor guarda-redes e o pontapé de bicicleta de Dániel Zsóri (Debrecen FC) ganhou o Prémio Puskas.

No setor feminino, Megan Rapinoe (Reign FC) venceu o prémio de melhor jogadora, Sari van Veenendaal (Atlético Madrid) foi a melhor guarda-redes e a selecionadora dos Estados Unidos, Jill Ellis, recebeu o prémio de melhor treinador de futebol feminino.

Marcelo Bielsa e o Leeds United arrecadaram o prémio fair play, enquanto que Silvia Grecco, a mãe brasileira que narra os jogos do Palmeiras ao filho cego Nickollas, venceu o prémio destinado aos adeptos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hubble encontra a primeira evidência de vapor de água numa lua de Júpiter

Os astrónomos usaram conjuntos de dados de arquivo do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para revelar as primeiras evidências de vapor de água na atmosfera de Ganimedes, uma lua de Júpiter. A lua de Júpiter, Ganimedes, …

Twitter oferece 3.000 euros a quem ajudar a resolver o enviesamento racial do seu algoritmo

A rede social Twitter anunciou um novo concurso destinado a investigadores e hackers para identificar e resolver o enviesamento racial do algoritmo usado para cortar as imagens que são carregadas pelos utilizadores. Segundo anunciou no Twitter, …

EUA. Universidade na Florida perdoa milhões em propinas

A Florida A&M University, nos Estados Unidos (EUA), perdoou aos estudantes as dívidas relativas ao ano académico de 2020 a 2021, no valor total de 16 milhões de dólares (cerca de 13,5 milhões de euros). "Esta …

Startup cria saco para lavar roupa que evita envio de microplásticos para oceanos

A startup Skizo, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um saco para lavagem de roupa que recolhe os microplásticos libertados pelas fibras e evita o envio dos …

Pegasus. Advogado que luta para libertar a princesa Latifa do Dubai também foi espiado

O ativista de direitos humanos David Haigh — envolvido na libertação da princesa Latifa — é a primeira vítima britânica de espionagem confirmada através do software israelita Pegasus. O advogado britânico e ativista de direitos humanos …

Autor de ataque com faca em Londres queria "matar a rainha"

O autor do ataque extremista com uma faca, em 2020, em Londres, que acabou por morto pela polícia, era conhecido quando esteve na prisão pelo seu radicalismo e por querer "matar a rainha", segundo um …

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …