Linha Saúde 24 vai passar a contactar idosos

Poetprince / Flickr

-

A linha Saúde 24 vai passar a contactar idosos que possam viver em situações de isolamento e necessidade de cuidados de saúde, anunciou hoje no parlamento o ministro Paulo Macedo.

No próximo mês, a linha Saúde 24 vai ter em funcionamento um serviço específico de atendimento a idosos, estando previsto um acompanhamento de pessoas que vivem isoladas ou institucionalizadas.

O ministro da Saúde adiantou que, neste âmbito, a linha vai ter uma nova função, além de se limitar a receber chamadas, que é a de “fazer chamada de sua iniciativa”.

Paulo Macedo esclareceu que atualmente a Linha Saúde 24 recebe mais de sete mil chamadas, o que se traduz em 95% de chamadas atendidas, valor que está dentro dos limites contratuais e que “está preparada para responder a novas funções, nomeadamente fazendo chamadas de sua iniciativa, não se limitando a atender”.

Esta funcionalidade deverá estar a funcionar em abril, tendo acesso a ela pessoas que se inscrevem em termos de isolamento, para serem contactados por parte da linha e terem apoios de saúde.

Por outro lado, podem ter contacto com a linha também por sua iniciativa, acrescentou, sublinhando que este serviço é importante não só para pessoas isoladas, mas também para pessoas internadas em lares.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este senhor Macedo anda a brincar com as pessoas,que de idosas já não têm capacidade de lhe esfregar um trapo pelo cara sem vergonha.
    Tira a capacidade de os velhos fazerem face às despesas com a saúde por um lado e por outro vem com ideias mirabolantes e demagógicas que não passam de artimanhas para enganar o povo, o que,aliás,se configura ser prática de todo o governo vigente.

  2. E você sabia que este é um Portugal a várias velocidades onde a linha saúde 24 funciona na Madeira apenas porque se pode fazer chamadas para lá mas ela na realidade NÃO PODE FAZER NADA PELO DOENTE naquela região autónoma?!!!

RESPONDER

Dois guardas que deveriam estar a vigiar Jeffrey Epstein foram presos

Os dois guardas prisionais que estavam encarregues de vigiar Jeffrey Epstein na noite em que este se suicidou foram presos esta terça-feira em Nova Iorque, nos Estados Unidos. De acordo com o jornal norte-americano The New …

Dois membros do "La Manada" condenados a mais três anos de prisão

A Justiça espanhola condenou, esta quarta-feira, dois dos cinco membros do grupo "La Manada" a três anos e três meses de prisão e a uma multa de 5.670 euros por terem gravado a violação. Os cinco …

Na Austrália, há cães treinados para farejar e resgatar coalas encurralados pelos incêndios

Cães treinados para encontrar coalas estão a ajudar as equipas de resgate a salvar os animais nos devastadores incêndios da Austrália. "Bear", um cão de raça coolie australiano, integra a equipa de busca e salvamento em …

Grécia vai fechar os três maiores campos de refugiados nas ilhas do Mar Egeu

A Grécia anunciou, esta quarta-feira, que os três maiores campos de migrantes nas ilhas de Lesbos, Samos e Quios, no Mar Egeu, serão fechados e substituídos por estruturas fechadas que triplicarão a sua capacidade. "Descongestionar as …

Preços dos passes da Área Metropolitana do Porto devem manter-se em 2020

A Área Metropolitana do Porto (AMP) revelou esta quarta-feira que pretende manter inalterados os preços das assinaturas mensais Andante, em 2020, apesar da Taxa de Atualização Tarifária (TAT) de 0,38%. Em resposta à Lusa, aquela entidade …

Diplomata suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico detido

A PSP conseguiu deter, esta quarta-feira, o diplomata guineense suspeito de ter atacado o companheiro da ex-namorada com ácido sulfúrico. Depois do incidente, em Sintra, as autoridades não tinham conseguido prender por causa do seu …

TAP baptiza avião em homenagem a Raul Solnado

Raul Solnado, um dos maiores nomes do humor português, vai dar nome, a partir desta quinta-feira, a um avião da TAP. A homenagem acontece no Dia Mundial da Televisão. O batismo do "Avião Raul Solnado" acontecerá …

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …