Linha Saúde 24 vai passar a contactar idosos

Poetprince / Flickr

-

A linha Saúde 24 vai passar a contactar idosos que possam viver em situações de isolamento e necessidade de cuidados de saúde, anunciou hoje no parlamento o ministro Paulo Macedo.

No próximo mês, a linha Saúde 24 vai ter em funcionamento um serviço específico de atendimento a idosos, estando previsto um acompanhamento de pessoas que vivem isoladas ou institucionalizadas.

O ministro da Saúde adiantou que, neste âmbito, a linha vai ter uma nova função, além de se limitar a receber chamadas, que é a de “fazer chamada de sua iniciativa”.

Paulo Macedo esclareceu que atualmente a Linha Saúde 24 recebe mais de sete mil chamadas, o que se traduz em 95% de chamadas atendidas, valor que está dentro dos limites contratuais e que “está preparada para responder a novas funções, nomeadamente fazendo chamadas de sua iniciativa, não se limitando a atender”.

Esta funcionalidade deverá estar a funcionar em abril, tendo acesso a ela pessoas que se inscrevem em termos de isolamento, para serem contactados por parte da linha e terem apoios de saúde.

Por outro lado, podem ter contacto com a linha também por sua iniciativa, acrescentou, sublinhando que este serviço é importante não só para pessoas isoladas, mas também para pessoas internadas em lares.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este senhor Macedo anda a brincar com as pessoas,que de idosas já não têm capacidade de lhe esfregar um trapo pelo cara sem vergonha.
    Tira a capacidade de os velhos fazerem face às despesas com a saúde por um lado e por outro vem com ideias mirabolantes e demagógicas que não passam de artimanhas para enganar o povo, o que,aliás,se configura ser prática de todo o governo vigente.

  2. E você sabia que este é um Portugal a várias velocidades onde a linha saúde 24 funciona na Madeira apenas porque se pode fazer chamadas para lá mas ela na realidade NÃO PODE FAZER NADA PELO DOENTE naquela região autónoma?!!!

RESPONDER

"Raciocínio Neandertal". Biden critica fim das máscaras obrigatórias no Texas

O Presidente norte-americano criticou, esta quarta-feira, a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara, classificando-a de "raciocínio Neanderthal". "Estamos à beira de ser capazes de mudar fundamentalmente a natureza …

Joacine já exonerou quatro assessores desde que saiu do Livre

Silavnia de Barros e Inês Beleza Barreiros saíram do gabinete de Joacine Katar Moreira. A deputada não-inscrita já exonerou quatro assessores desde que se desvinculou do Livre. Esta quarta-feira, um despacho publicado em Diário da República …

Redução da renda, mais apoio e menos burocracia. As propostas do PCP para ajudar pequenos empresários

O PCP vai entregar quatro propostas e um projeto de lei para que o Governo adote medidas para auxiliar as pequenas e médias empresas após ouvir as queixas dos pequenos e médios empresários. De acordo com …

Lista do PSD faz estalar o verniz: há candidatos que não o são e autarcas que não foram contactados

O PSD anunciou, esta quarta-feira, uma lista com 100 nomes para concorrerem às eleições autárquicas, mas há autarcas a demarcarem-se da decisão anunciada pela direção. O nome de Paulo Manuel Santos, atual presidente da Câmara de …

Catarina Martins diz que "PS é muito permeável ao poder económico"

Apesar de afastar uma coligação pré-eleitoral com o PS em Lisboa, Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, admite que o partido está disponível para dialogar com António Costa, mas sem "chantagens". Em entrevista ao Público …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

AstraZeneca reduz risco de hospitalização de idosos. Cuba tem nova vacina (e pode envolver 3 doses)

A injeção de uma dose da vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 permite reduzir em mais de três quartos o risco de hospitalização de idosos com mais de 80 anos, conclui um estudo britânico. Os resultados, ainda …

Descobertos tubarões que brilham no escuro

Uma equipa de cientistas da Nova Zelândia teve uma surpresa quando decidiu explorar as profundezas mais inexploradas dos oceanos do nosso planeta: descobriu três espécies de tubarão que brilham no escuro. É a primeira vez que …

Altice abre porta de saída a dois mil trabalhadores

O CCO da Altice Portugal anunciou o arranque, esta quinta-feira, da segunda fase do programa de rescisões voluntárias Pessoa, podendo abranger até cerca de dois mil funcionários. Em entrevista ao Diário de Notícias, João Zúquete da …

Sporting e Rúben Amorim em negociações para a renovação do contrato

O Sporting e o treinador já estão em negociações para a renovação do contrato, que deverá fazer aumentar a cláusula de rescisão dos 20 para os 30 milhões de euros. Faz esta sexta-feira um ano que …