L’Incendie II, da portuguesa Vieira da Silva, leiloada por 1,9 milhões de euros

(dr) Sotheby's

“L’Incendie II, ou le Feu” de Maria Helena Vieira da Silva

L’Incendie II, uma das pinturas mais importantes de Maria Helena Vieira da Silva, foi leiloada esta terça-feira em Londres, no Reino Unido, por 1,9 milhões de euros.

A pintura L’Incendie II, ou Le Feu (1944), de Maria Helena Vieira da Silva, foi leiloada por 1,635 milhões de libras, cerca de 1,939 milhões de euros, num leilão promovido pela Sotheby’s, em Londres. A base de licitação para a obra era de 1,4 milhões de euros.

Esta é uma das obras mais relevantes da pintora portuguesa, criada durante o exílio no Brasil devido à II Guerra Mundial.

A tela permaneceu na coleção pessoal da artista até ao início dos anos 90, quando foi oferecida a uma das suas amigas mais próximas. L’Incendie II foi executada durante o exílio da artista no Rio de Janeiro, para onde fugiu em 1940 com o marido judeu, o pintor Árpád Szenes, para escapar à perseguição nazi, e de onde regressou a Paris somente em 1947.

Durante este período, Vieira da Silva produziu vinte e uma telas, três das quais foram executadas em 1944.

“Escuras e introspetivas, essas pinturas tornaram-se diários visuais através dos quais a artista podia refletir sobre a guerra que assolava a Europa, assim como o seu próprio estado de espírito turbulento”, refere o catálogo.

Em L’Incendie II, a artista pintou uma composição iridescente, na qual inúmeras figuras humanas e casas se transformam em chamas, remetendo para os horrores da guerra, num estilo que varia entre a figuração e a abstração, e sugere comparações com a pintura dos séculos XVI e XVII de Hieronymus Bosch e El Greco e a contemporaneidade de Jackson Pollock.

Uma versão diferente da mesma série, L’Incendie 1, foi leiloada a 6 de março de 2018, pela Christie’s, pelo valor recorde de 2,05 milhões de libras (2,3 milhões de euros no câmbio da altura).

Nascida em Lisboa, em 1908, Maria Helena Vieira da Silva mudou-se para a capital francesa quando tinha 19 anos para poder estudar durante uma época de grande atividade artística, tendo acabado por se instalar na cidade, onde morreu em 1992.

Ao todo, foram esta terça-feira a leilão 42 lotes, incluindo obras de Banksy, Grayson Perry, Jean-Michel Basquiat, Gerhard Richter, Yves Klein ou Francis Bacon. Em destaque esteve “The Splash”, de David Hockney, arrematado por um valor recorde de 24,1 milhões de libras (28,1 milhões de euros), quase oito vezes o valor alcançando num leilão em 2006, quando foi vendido por 2,9 milhões de libras.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Marega e Pepe vão ser alvos de processos disciplinares

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …

Derrocada em Borba. MP acusa oito arguidos de homicídio e violação de regras de segurança

A acusação contra oito arguidos envolvidos na derrocada da pedreira de Borba, em novembro de 2018, já foi deduzida pelo Ministério Público (MP). A informação foi divulgada, esta quarta-feira, pelo Departamento de Investigação e Ação …

Salários mais baixos da Função Pública sobem 10 euros. Férias não aumentam

Esta quarta-feira, o Governo revelou à Frente Comum que os salários mais baixos da Função Pública vão subir 10 euros, em vez de sete. Em relação aos dias de férias, não há abertura. O Jornal de …