L’Incendie II, da portuguesa Vieira da Silva, leiloada por 1,9 milhões de euros

(dr) Sotheby's

“L’Incendie II, ou le Feu” de Maria Helena Vieira da Silva

L’Incendie II, uma das pinturas mais importantes de Maria Helena Vieira da Silva, foi leiloada esta terça-feira em Londres, no Reino Unido, por 1,9 milhões de euros.

A pintura L’Incendie II, ou Le Feu (1944), de Maria Helena Vieira da Silva, foi leiloada por 1,635 milhões de libras, cerca de 1,939 milhões de euros, num leilão promovido pela Sotheby’s, em Londres. A base de licitação para a obra era de 1,4 milhões de euros.

Esta é uma das obras mais relevantes da pintora portuguesa, criada durante o exílio no Brasil devido à II Guerra Mundial.

A tela permaneceu na coleção pessoal da artista até ao início dos anos 90, quando foi oferecida a uma das suas amigas mais próximas. L’Incendie II foi executada durante o exílio da artista no Rio de Janeiro, para onde fugiu em 1940 com o marido judeu, o pintor Árpád Szenes, para escapar à perseguição nazi, e de onde regressou a Paris somente em 1947.

Durante este período, Vieira da Silva produziu vinte e uma telas, três das quais foram executadas em 1944.

“Escuras e introspetivas, essas pinturas tornaram-se diários visuais através dos quais a artista podia refletir sobre a guerra que assolava a Europa, assim como o seu próprio estado de espírito turbulento”, refere o catálogo.

Em L’Incendie II, a artista pintou uma composição iridescente, na qual inúmeras figuras humanas e casas se transformam em chamas, remetendo para os horrores da guerra, num estilo que varia entre a figuração e a abstração, e sugere comparações com a pintura dos séculos XVI e XVII de Hieronymus Bosch e El Greco e a contemporaneidade de Jackson Pollock.

Uma versão diferente da mesma série, L’Incendie 1, foi leiloada a 6 de março de 2018, pela Christie’s, pelo valor recorde de 2,05 milhões de libras (2,3 milhões de euros no câmbio da altura).

Nascida em Lisboa, em 1908, Maria Helena Vieira da Silva mudou-se para a capital francesa quando tinha 19 anos para poder estudar durante uma época de grande atividade artística, tendo acabado por se instalar na cidade, onde morreu em 1992.

Ao todo, foram esta terça-feira a leilão 42 lotes, incluindo obras de Banksy, Grayson Perry, Jean-Michel Basquiat, Gerhard Richter, Yves Klein ou Francis Bacon. Em destaque esteve “The Splash”, de David Hockney, arrematado por um valor recorde de 24,1 milhões de libras (28,1 milhões de euros), quase oito vezes o valor alcançando num leilão em 2006, quando foi vendido por 2,9 milhões de libras.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Lembranças da Lua." China prepara missão para recolher amostras do solo lunar

A China vai fazer a primeira tentativa desde os anos 70 de ir à Lua recolher rochas. A missão ficará a cargo da Chang'e 5, que será lançada esta terça-feira. A Chang'e 5 vai realizar a …

Hotéis já podem ser usados como escritórios e centros de dia

Os estabelecimentos hoteleiros, de turismo de habitação e resorts já estão autorizados a serem temporariamente usados como escritórios, showrooms e centros de dia, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República. O diploma publicado no domingo, …

Bolsonaro critica "ataques injustificados" sobre a desflorestação da Amazónia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou durante a cimeira virtual do G20, que as críticas sobre o aumento da desflorestação são "ataques injustificados" e "demagógicos" que surgem de países "menos competitivos". “Eu apresento factos, dados …

Dois novos casos de legionella diagnosticados no Grande Porto

Mais duas pessoas foram diagnosticadas com legionella, esta segunda-feira, na região do Grande Porto, elevando para 87 o número de casos identificados desde o início do surto. Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) …

Reformaram-se 1.649 professores este ano. É o valor mais alto desde 2013

Este ano, reformaram-se mais 1.649 professores em Portugal continental. É o valor mais alto dos últimos sete anos. De acordo com o Correio da Manhã, entre janeiro e dezembro deste ano, aposentaram-se 1.649 professores em Portugal …

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …