Lince-ibérico mordeu o isco e foi capturado em Barcelona

Programa de Conservación Ex-situ del Lince Ibérico www.lynxexsitu.es / wikimedia

Exemplar de Lynx pardinus, o lince Ibérico

Lítio estava desaparecido desde 2016, até ser avistado na Catalunha, nos últimos dias. Esta quarta-feira, foi capturado em Barcelona.

Uma equipa técnica do projeto Life Iberlince, em conjunto com agentes rurais do Governo autónomo da Catalunha (Generalitat) capturaram, esta quarta-feira, o lince-ibérico Lítio, libertado em território português em maio de 2015.

A captura do animal, cuja espécie se encontra em risco de extinção, foi conseguida através da instalação de várias armadilhas, utilizando coelhos como chamariz, numa área florestal perto de Santa Coloma de Cervelló, em Barcelona, anunciaram fontes do Departamento de Agricultura da Generalitat.

A operação foi realizada para proteção do próprio lince, já que o animal se estava a estabelecer numa área muito povoada, perto de estradas e sem a existência de fêmeas para reprodução, pondo em risco a sua sobrevivência. Lítio tinha sido detetado na Catalunha, na semana passada, para surpresa dos técnicos que monitorizam a espécie.

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), responsável em Portugal pelo Centro de reprodução do lince Ibérico de Silves, no Algarve, e pelo projeto de reintrodução da espécie na natureza, foi informado a 29 de maio da presença na Catalunha deste exemplar de lince-ibérico, que tinha sido libertado em território português a 14 de maio de 2015, disse à Lusa fonte do Ministério do Ambiente.

Os responsáveis pela monitorização dos animais libertados na natureza conseguiram manter o trajeto do animal rastreado até ao ano passado, mas perderam depois o rasto e não esperavam que o animal pudesse percorrer uma distância tão grande.

“O transmissor GSM deixou de transmitir há cerca de sete meses, quando o ‘Lítio’ se encontrava na área do Arade, em Portimão, por falta de bateria, ou por se encontrar em áreas de má receção de sinal GSM”, justificou a fonte ministerial.

O responsável pelo projeto Life Iberlince, Miguel Angel Simon, vai explicar qual vai ser o futuro do lince esta quinta-feira, numa conferência de imprensa, em Barcelona, segundo a agência EFE.

O projeto Life Iberlince, que envolve Portugal e Espanha, visa recuperar a distribuição histórica das espécies a partir de sua reintrodução nos habitats e através de trabalhos de conservação da espécie.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …

João Lourenço duplica valor de subsídio de antigos Presidentes de Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, duplicou o valor do subsídio de fim de mandato pago a antigos chefes de Estado, mas cortou outras regalias, nomeadamente a nível da segurança e quadro de pessoal. O decreto-presidencial 32/20, …

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …