Lince-ibérico mordeu o isco e foi capturado em Barcelona

Programa de Conservación Ex-situ del Lince Ibérico www.lynxexsitu.es / wikimedia

Exemplar de Lynx pardinus, o lince Ibérico

Lítio estava desaparecido desde 2016, até ser avistado na Catalunha, nos últimos dias. Esta quarta-feira, foi capturado em Barcelona.

Uma equipa técnica do projeto Life Iberlince, em conjunto com agentes rurais do Governo autónomo da Catalunha (Generalitat) capturaram, esta quarta-feira, o lince-ibérico Lítio, libertado em território português em maio de 2015.

A captura do animal, cuja espécie se encontra em risco de extinção, foi conseguida através da instalação de várias armadilhas, utilizando coelhos como chamariz, numa área florestal perto de Santa Coloma de Cervelló, em Barcelona, anunciaram fontes do Departamento de Agricultura da Generalitat.

A operação foi realizada para proteção do próprio lince, já que o animal se estava a estabelecer numa área muito povoada, perto de estradas e sem a existência de fêmeas para reprodução, pondo em risco a sua sobrevivência. Lítio tinha sido detetado na Catalunha, na semana passada, para surpresa dos técnicos que monitorizam a espécie.

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), responsável em Portugal pelo Centro de reprodução do lince Ibérico de Silves, no Algarve, e pelo projeto de reintrodução da espécie na natureza, foi informado a 29 de maio da presença na Catalunha deste exemplar de lince-ibérico, que tinha sido libertado em território português a 14 de maio de 2015, disse à Lusa fonte do Ministério do Ambiente.

Os responsáveis pela monitorização dos animais libertados na natureza conseguiram manter o trajeto do animal rastreado até ao ano passado, mas perderam depois o rasto e não esperavam que o animal pudesse percorrer uma distância tão grande.

“O transmissor GSM deixou de transmitir há cerca de sete meses, quando o ‘Lítio’ se encontrava na área do Arade, em Portimão, por falta de bateria, ou por se encontrar em áreas de má receção de sinal GSM”, justificou a fonte ministerial.

O responsável pelo projeto Life Iberlince, Miguel Angel Simon, vai explicar qual vai ser o futuro do lince esta quinta-feira, numa conferência de imprensa, em Barcelona, segundo a agência EFE.

O projeto Life Iberlince, que envolve Portugal e Espanha, visa recuperar a distribuição histórica das espécies a partir de sua reintrodução nos habitats e através de trabalhos de conservação da espécie.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …

Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer peixe-espada e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o peixe-espada, tubarão ou cação e Lúcio. Em causa …

Deputado Lobo d'Ávila abre portas ao futuro no CDS. "Não digo não" ao partido

O ex-deputado Filipe Lobo d'Ávila afirmou que não afasta a possibilidade de se candidatar à liderança do CDS. O potencial candidato à sucessão de Assunção Cristas indicou que a estratégia do partido, nos últimos anos, …

Só o Governo prevê uma aceleração em 2020. OCDE também está pouco otimista (e deixa um conselho a Centeno)

A economia portuguesa vai abrandar nos próximos anos, segundo antecipa a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). No Economic Outlook publicado esta quinta-feira, as previsões para a economia nacional aponta para um crescimento …

Trump exige que se pare "a caça às bruxas" em reação a testemunho de embaixador

"Esta caça às bruxas deve parar agora. Tão prejudicial para o nosso país!", escreveu Donald Trump no Twitter, em reação ao testemunho do seu embaixador da União Europeia. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou …

Seis embaixadores portugueses mudam de países

Há seis embaixadores portugueses que vão mudar de cidade. O Presidente da República já assinou o decreto que rege a nomeação de novas chefias para tutelar as embaixadas de Portugal em Berlim, Madrid, Praga e …