Liga Europa vai ter videoárbitro a partir dos 16 avos de final

Maxim Shipenkov / EPA

A tecnologia de vídeoárbitro (VAR) vai ser utilizada a partir da fase a eliminar da Liga Europa já esta época, anunciou esta terça-feira a UEFA.

FC Porto, Sporting, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães são as quatro equipas portuguesas inseridas na segunda competição mais importante da UEFA que vão poder usufruir da tecnologia em fevereiro, caso alcancem os 16 avos de final, assim como o Benfica, se falhar o apuramento para os oitavos da Champions e cair para a Liga Europa.

A decisão foi tomada em reunião do Comité Executivo do organismo que rege o futebol europeu, em Ljublijana, na Eslovénia. Na temporada passada, a Liga Europa só teve VAR na final, entre o Chelsea e o Arsenal.

O organismo que rege o futebol europeu confirmou também que o VAR vai ser utilizado em duas competições femininas, no Europeu de 2021, em Inglaterra, e na final da Liga dos Campeões de 2020, na Áustria.

Na última época, a Liga dos Campeões teve VAR a partir dos oitavos de final e, nesta edição, tem a tecnologia já na fase de grupos.

Ontem, o Comité Executivo da UEFA também anunciou o nome da nova competição europeia de clubes — Europa Conference League — que vai arrancar já na temporada 2021/2022.

A prova deverá ser disputada por 32 clubes de países com menor representatividade no futebol europeu e, à semelhança da Liga Europa, terá 141 encontros, distribuídos por 15 jornadas, e será jogada à quinta-feira.

A UEFA também anunciou que os estádios de São Petersburgo, na Rússia, o Allianz Arena, na Alemanha, e Wembley, em Inglaterrra, vão acolher as finais da Liga dos Campeões de futebol de 2021, 2022 e 2023, respetivamente.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …

Quim Torra perde mandato de deputado. Catalunha arrisca ficar sem Governo

O presidente independentista da Catalunha perdeu o seu mandato como deputado regional, esta segunda-feira, o que levanta dúvidas sobre a sua continuação à frente do Governo regional. Quim Torra, do partido Juntos pela Catalunha de Carles …

Herdeiros e casais têm até hoje para pedir alteração no Adicional ao IMI

Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta terça-feira para entregar no Portal das Finanças o pedido de alteração à forma como foram tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis …

Tribunal de Contas trava medicamento "essencial" no Hospital de Guimarães

O Tribunal de Contas (TdC) recusou o visto a um contrato, no valor de 2,9 milhões de euros, celebrado pelo Hospital de Guimarães para aquisição de um medicamento considerado “essencial” para a prestação de cuidados …

Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar "na cadeira de presidente do CDS"

"À medida que as pessoas se vão eternizando nos lugares, começam a confundir o interesse público com o interesse particular". Por isso, Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar no CDS-PP. Em entrevista à TVI, …

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …