Liga Europa vai ter videoárbitro a partir dos 16 avos de final

Maxim Shipenkov / EPA

A tecnologia de vídeoárbitro (VAR) vai ser utilizada a partir da fase a eliminar da Liga Europa já esta época, anunciou esta terça-feira a UEFA.

FC Porto, Sporting, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães são as quatro equipas portuguesas inseridas na segunda competição mais importante da UEFA que vão poder usufruir da tecnologia em fevereiro, caso alcancem os 16 avos de final, assim como o Benfica, se falhar o apuramento para os oitavos da Champions e cair para a Liga Europa.

A decisão foi tomada em reunião do Comité Executivo do organismo que rege o futebol europeu, em Ljublijana, na Eslovénia. Na temporada passada, a Liga Europa só teve VAR na final, entre o Chelsea e o Arsenal.

O organismo que rege o futebol europeu confirmou também que o VAR vai ser utilizado em duas competições femininas, no Europeu de 2021, em Inglaterra, e na final da Liga dos Campeões de 2020, na Áustria.

Na última época, a Liga dos Campeões teve VAR a partir dos oitavos de final e, nesta edição, tem a tecnologia já na fase de grupos.

Ontem, o Comité Executivo da UEFA também anunciou o nome da nova competição europeia de clubes — Europa Conference League — que vai arrancar já na temporada 2021/2022.

A prova deverá ser disputada por 32 clubes de países com menor representatividade no futebol europeu e, à semelhança da Liga Europa, terá 141 encontros, distribuídos por 15 jornadas, e será jogada à quinta-feira.

A UEFA também anunciou que os estádios de São Petersburgo, na Rússia, o Allianz Arena, na Alemanha, e Wembley, em Inglaterrra, vão acolher as finais da Liga dos Campeões de futebol de 2021, 2022 e 2023, respetivamente.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.