Nova competição da UEFA vai chamar-se Europa Conference League

Peter Powell / EPA

A nova competição europeia de clubes vai chamar-se Europa Conference League, anunciou esta terça-feira o comité executivo da UEFA, reunido em Ljubljana.

Em dezembro de 2018, a UEFA tinha anunciado a criação de uma terceira competição de clubes, que se junta à Liga dos Campeões e à Liga Europa, que deverá ser disputada por 32 clubes de países com menor representatividade no futebol europeu.

A nova competição vai arrancar na temporada 2021/22 e vai, à semelhança da Liga Europa, ter 141 encontros, distribuídos por 15 jornadas, e ser jogada à quinta-feira.

O vencedor da prova vai garantir a presença na Liga Europa do ano seguinte.

Segundo a UEFA, será ainda jogada uma fase a eliminar adicional, disputada antes dos oitavos de final, entre as equipas classificadas no segundo lugar de cada grupo e os terceiros classificados das ‘poules’ de Liga Europa.

Hoje, a UEFA também anunciou que os estádios de São Petersburgo, na Rússia, o Allianz Arena, na Alemanha, e Wembley, em Inglaterrra, vão acolher as finais da Liga dos Campeões de futebol de 2021, 2022 e 2023, respetivamente.

A decisão da Champions da próxima época será disputada, pela primeira vez, no reduto do Zenit de São Petersburgo, equipa que participa regularmente na principal competição europeia de clubes, sendo que esta época está integrada no mesmo grupo do Benfica.

Já a final da edição 2021/22 terá lugar em Munique, no estádio do Bayern, que já acolheu a decisão de 2012, vencida pelo Chelsea diante dos bávaros, enquanto a competição de 2022/23 terá o seu epílogo em Londres, no novo estádio de Wembley, recinto que acolhe o jogo decisivo da prova pela terceira vez, depois de 2011 e 2013.

A final da Liga dos Campeões desta época vai ser realizada no Estádio Atatürk, em Istambul.

O Comité Executivo da UEFA decidiu ainda que a final da Liga Europa de 2021 vai decorrer no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha, enquanto a Supertaça Europeia terá lugar no Winsor Park, em Belfast, na Irlanda do Norte.

No ano passado já havia sido anunciado que a próxima edição da Supertaça Europeia, em 2020, vai ser jogada no Estádio do Dragão, no Porto.

Por outro lado, o Campeonato da Europa de futsal de 2022 vai ser realizado na Holanda, numa competição que será disputada pela primeira vez entre 16 seleções.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.