Numa Liga Europa “aportuguesada”, o Sporting foi o único a rugir

Miguel A. Lopes / Lusa

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos.

A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta temporada, onde se reúnem Sporting, Benfica, FC Porto e SC Braga. No entanto, num dia em que se podia esperar muito das equipas lusas, a jornada acabou por ser desapontante. Apenas o Sporting conseguiu vencer o duelo — com os restantes conjuntos a saírem derrotados.

Em Alvalade, o Sporting conseguiu um resultado bastante positivo frente aos turcos do Basaksehir, vencendo por 3-1. Oportunidades não faltaram aos ‘leões’, que até podiam viajar à Turquia para a segunda mão com um parcial mais confortável.

Do lado dos turcos, jogaram duas caras conhecidas do futebol português: Júnior Caiçara, que passou pelo Gil Vicente, e Carlos Ponck, antigo jogador do Aves, Benfica, Chaves e Paços de Ferreira, entre outros.

Sebastián Coates, Andraz Sporar e Luciano Vietto marcaram os golos sportinguistas, com Edin Visca a reduzir para os turcos, na marcação de uma grande penalidade.

Com este golo, Sporar já leva seis na Liga Europa e junta-se ao top dos melhores marcadores da competição — muito graças aos tentos conseguidos ainda ao serviço do Slovan Bratislava. No topo da lista está também Diogo Jota, do Wolverhampton, e Bruno Fernandes, que agora alinha pelo Manchester United.

Benfica prolonga série negra

Num dos outros jogos do dia, o Benfica perdeu em Kharkiv com os ucranianos do Shakhtar Donetsk, de Luís Castro, por 2-1, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

Depois de um nulo ao intervalo, os ucranianos entraram melhor na segunda parte e adiantaram-se aos 56 minutos, através de Alan Patrick, o Benfica ainda igualou aos 66′, por intermédio de Pizzi, na conversão de uma grande penalidade, mas o Shakhtar assegurou o triunfo aos 72, com um golo de Kovalenko.

As ‘águias’ prolongam para quatro o número de jogos sem ganhar, mas Bruno Lage não se mostra preocupado.

Independentemente de ser o quarto jogo sem ganhar, o que interessa é o contexto deste jogo. É uma eliminatória que está em aberto e vamos discuti-la no nosso Estádio e perante os nossos adeptos. Não é o resultado que queríamos, mas marcar um golo fora é importante e nada ficou finalizado na Ucrânia”, disse o treinador benfiquista na conferência de imprensa.

Na segunda mão, o Benfica vê-se obrigado a vencer para dar continuidade ao seu percurso nas competições europeias.

‘Dragões’ pecam pelos erros defensivos

O FC Porto também esteve longe da prestação desejada na Alemanha. Os ‘dragões’ perderam em casa dos germânicos do Bayer Leverkusen, por 2-1.

Lucas Alario, aos 29 minutos e Kai Havertz, aos 57′, na marcação de uma grande penalidade, marcaram os golos do Bayer Leverkusen, com Luis Díaz, aos 73′, a reduzir para os ‘azuis e brancos’.

Os golos dos ‘farmacêuticos’ derivaram de erros da defesa portista. No primeiro, uma distração permitiu ao avançado argentino finalizar livre de marcação ao segundo poste. Já no segundo, Wilson Manafá deixou-se driblar facilmente por Kevin Volland e acabou por cometer penálti na tentativa de remediar o seu erro.

Um dos acontecimentos mais polémicos da partida foi a repetição da grande penalidade de Havertz. Na conferência de imprensa, Sérgio Conceição não passou ao lado do episódio.

“Entrámos bem na segunda parte, eles não tinham chegado ainda à baliza. O penálti nasceu de uma bola longa, uma má abordagem nossa e sofremos o penálti. Depois do Marchesin ter defendido, foi repetido. Bom, ainda não vi o lance, não sei se não é por não estar na linha. Não sei se o atacante não parou antes de bater a bola e se é permitido ou não. Não me lembro de mandarem repetir um penálti por causa disto mas não vi o lance ainda. Mais importante é realçar que a equipa teve personalidade e carácter. Podíamos ter sido mais eficazes e saíamos daqui com outro resultado”, disse o técnico dos ‘tripeiros’.

Braga permite cambalhota no marcador

O Sporting de Braga perdeu em casa dos escoceses do Rangers por 3-2, num encontro em que até esteve a vencer por 2-0.

A equipa ‘arsenalista’ adiantou-se no marcador aos 11 minutos, por Fransérgio, e ampliou a vantagem aos 59′, por Abel Ruiz, antes de Hagi, aos 67′ e 82′, e de Ayodele-Aribo, aos 75′, terem protagonizado a reviravolta no marcador.

O início da partida fazia prever um bom destino para os minhotos. Um verdadeiro golaço de Fransérgio e o tento de Abel Ruiz deixaram os bracarenses na frente do marcador e da eliminatória.

Todavia, os comandados de Steven Gerrard acordaram e ainda conseguiram a reviravolta. Apanhado de surpresa, o SC Braga terá agora de vencer em casa, na segunda mão.

DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …