Leverkusen 2-1 vs FC Porto | Luis Díaz mantém “dragão” à tona

 

Fernando Veludo / Lusa

O FC Porto perdeu na Alemanha, na visita ao Bayer Leverkusen, por 2-1, e tem tudo em aberto na perspetiva de chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa.

Após uma primeira parte difícil, na qual praticamente não teve bola e raramente importunou o último terço do terreno, os “dragões” reagiram no segundo tempo, apesar de terem sofrido o 2-0, e acabaram por marcar um golo fora, por Luis Díaz, que pode ser decisivo para o embate da segunda mão, marcado para o Dragão daqui a uma semana.

O jogo explicado em números

  • Bayer mais “mandão” no arranque da partida, com 68% de posse de bola no primeiro quarto-de-hora, bem como o único remate, enquadrado, para além de registar 84% de eficácia de passe.
  • O FC Porto estava na expectativa nesta fase, sem criar qualquer tipo de problemas ao emblema contrário, incluindo aos 17 minutos, quando os seus jogadores ficaram a olhar para Kai Havertz, que rematou com estrondo ao ferro.
  • A superioridade alemã era evidente e o Bayer acabou por marcar, aos 30 minutos, por Lucas Alario – anulado inicialmente por fora-de-jogo, após intervenção do VAR, mas depois confirmado. Karem Demirbay foi o autor da assistência, um cruzamento que encontrou o argentino ao segundo poste.
  • Nesta fase os alemães registavam impressionantes 77% de posse de bola e os únicos sete remates do encontro, dois deles enquadrados, com os portugueses a perderem também nos duelos ganhos (38%) e na eficácia de passe (89%-71%).
  • O FC Porto foi-se aproximando aos poucos da baliza contrária e, aos 43 minutos, Matheus Uribe arrancou um potente remate que só a intervenção do guarda-redes Lukás Hrádecky impediu o golo portista.
  • Primeiro tempo difícil para o FC Porto, empurrado para o seu primeiro terço por uma equipa alemã que registou 73% de posse de bola nesta fase, marcou um golo e atirou uma bola ao ferro, num total de nove remates, dois enquadrados. O FC Porto só disparou três vezes, mas enquadrou-as todas, deixando vários avisos ao adversário. O melhor em campo nesta altura era Demirbay, com um GoalPoint Rating de 6.3, fruto de uma assistências em dois passes para finalização e quatro remates (todos desenquadrados). O melhor do FC Porto era Matheus Uribe, com 6.3.
  • O FC Porto reentrou melhor na partida, registando 63% de posse de bola na altura em que Wilson Manafá fez grande penalidade sobre Kevin Volland, aos 52 minutos. Havertz hesitou na marcação do pontapé da marca dos 11 metros e Marchesín defendeu, mas o juiz mandou repetir o lance, por considerar que o guarda-redes portista adiantou-se antes do pontapé. Havertz (57′) não desperdiçou na segunda tentativa.
  • A hora de jogo chegou já com o Leverkusen a conseguir travar as investidas portistas, recuperando um pouco de posse e encetando rápidos contra-golpes. Num deles, Nadiem Amiri obrigou Marchesín a uma defesa extraordinária.
  • Por volta dos 70 minutos, somente Sérgio Oliveira registava um rating superior a 6.0, com o FC Porto sem conseguir criar perigo em futebol corrido. Mas nas bolas paradas o “dragão” é temível.
  • Aos 73 minutos, Alex Telles cobrou livre da direita, Zé Luís cabeceou com potência, Hrádecky defendeu, mas na recarga, Luis Díaz, de cabeça, confirmou o tento portista. Ao terceiro remate na segunda parte, segundo enquadrado, o golo luso.
  • Os alemães sentiram necessidade de partir para cima do seu adversário, perante o perigo que é sofrer um golo em casa nesta competição, num resultado de vantagem mínima. E por volta dos 80 minutos já tinha, de novo, o domínio dos acontecimentos, com 57% de posse da segunda parte, para além de oito remates, quatro enquadrados.
  • Contudo, o FC Porto também sabia que o golo fora lhe dava boas perspectivas para a segunda mão, dentro de uma semana, e cerrou fileiras, tapando os caminhos para a sua baliza, perante um Leverkusen que não mais conseguiu criar lances de verdadeiro perigo.

O melhor em campo GoalPoint

Wilson Manafá saiu aos 61 minutos. É certo que tinha um amarelo e o perigo de ser expulso era real, mas a saída do lateral portista teve muito que ver com a grande exibição de Kevin Volland. O extremo alemão foi um verdadeiro “diabo” à solta do lado esquerdo do ataque do Bayer. Não marcou nem assistiu, mas realizou o número máximo de cruzamentos (7), completou todas as seis tentativas de drible (três no último terço do terreno) e ainda fez três desarmes. Foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 7.4.

Jogadores em foco

  • Agustín Marchesín 7.1 – O Leverkusen terminou a partida com 19 remates, sete deles enquadrados, e não fosse Marchesín e o cenário final poderia ser diferente. O guardião portista terminou com cinco defesas, quatro a remates na sua grande área e um a disparo ao ângulo superior.
  • Nadiem Amiri 7.2 – O médio-ofensivo alemão foi sempre muito perigoso e uma fonte de energia. Para além de ter enquadrado três de quatro remates, terminou a partida com quatro passes para finalização e expressivas 13 recuperações de posse.
  • Alex Telles 6.7 – Deem a bola ao lateral brasileiro e dele nascerão lances de perigo. Quando o FC Porto quase não importunava o último reduto contrário, Telles bateu um livre para a área e Zé Luís encarregou-se de cabecear com estrondo, antes de Luis Díaz confirmar. Para além disso, Alex completou a totalidade das cinco tentativas de drible, duas delas no último terço, e fez quatro desarmes.
  • Sérgio Oliveira 5.9 – O médio foi durante muito tempo o melhor do FC Porto, mas aos poucos foi desaparecendo do jogo. Ao todo registou dois remates, ambos enquadrados, recuperou sete vezes a posse de bola, fez três intercepções e outros tantos bloqueios de passe.
  • Luis Díaz 5.8 – O colombiano jogou 74 minutos, nos quais se destacou, sobretudo, pelo drible, completando duas de quatro tentativas. Mas o seu momento alto foi mesmo o golo, a confirmar um primeiro cabeceamento de Zé Luís.
  • Kai Havertz 6.8 – A estrela da “companhia” alemã foi sempre um problema para a defesa portista. Para além do golo que fez, de penálti, realizou quatro remates, acertou uma vez na barra, registou três passes para finalização e três desarmes.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …