/

Lidl retira produto das prateleiras. Pode causar intoxicações e danos no fígado

5

O Lidl retirou três lotes de orégãos picados Kania de venda e pediu aos clientes que compraram este produto, que o devolvessem assim que possível.

A cadeia de supermercados alemã Lidl anunciou esta terça-feira que retirou de venda três lotes de orégãos picados Kania. Num comunicado divulgado no seu site, o Lidl explica que durante análises realizadas ao produto, foram encontradas concentrações elevadas de alcalóides e pirrolidizina, que podem causar intoxicações e até danos no fígado.

“Tendo em consideração o risco existente para a saúde, apelamos ao não consumo do produto”, lê-se no comunicado.

Em causa estão os lotes n.º L891832 e LC91834 do fornecedor WEIAND GmbH, com data de validade até julho de 2022. O Lidl informa ainda que o artigo pode ser devolvido em qualquer loja e o respetivo reembolso será assegurado, mesmo que não seja acompanhado de talão de compra.

“O Lidl & Cia. e o fornecedor WEIAND GmbH pedem desculpa a todos os clientes por eventuais incómodos causados”, lê-se ainda no comunicado.

ZAP //

5 Comments

  1. Assim se vê como a cultura alemã é exemplar, em muitas situações (eu digo em muitas e não todas as situações; espero não ter de perder o meu tempo com futuros pseudo-comentaristas a intitularem-me de fascista, neonazista, etc.). Esta cadeia comercial alemã errou, admite o erro, avisa os consumidores, não se escondendo para obter mais lucros eressarcia quem adquiriu estes produtos. Um exemplo a seguir.

  2. E porque razão um produto natural se transformou em produto tóxico? Certamente porque será acompanhado de conservantes dessa categoria!

    • … estes alcalóides (pirrolidizinicos) são produzidos pelas próprias plantas durante o crescimento, em algumas mais que outras, e são altamente venenosos, embora nunca tenha ouvido falar dos oregãos como sendo uma das mais tóxicas. Talvez esta anormalidade seja apenas uma questão de abuso de fertilizantes de “engorda instantânea”, espero que não seja mais uma mutação resultada de alguma experiência biogenética.

      • Agradeço o esclarecimento até porque habito numa zona onde esta planta bem como outras utilizadas na medicina ou culinária são frequentes e apanhadas até para venda a ervanários que por sua vez revendem. Tenho por hábito até apanhar um molho de orégãos que deixo secar à sombra e que normalmente depois são depositados num frasco de vidro para consumo caseiro durante o ano. Convém referir que estas ervas normalmente existem por aqui em terrenos abandonados não havendo lugar a adubos ou pesticidas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.