Liderança do PSD. Nenhum candidato quer primárias (nem Rio que lançou o mote)

Fernando Veludo / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

Escreve o Expresso esta sexta-feira que nenhum dos candidatos à liderança do PSD – o atual líder, Rui Rio, o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz – está disponível para estudar a hipótese de eleições primárias no partido.

O semanário frisa que nem ao próprio Rui Rio, que lançou o mote para a eventual realização de eleições primárias no PSD, este cenário agrada. A ideia de primárias não têm também força junto do núcleo duro social democrata.

Ouvidas pelo Expresso, fontes próximas às três candidaturas agora oficializaram consideram que este é um “não assunto”, notando, contudo, que as palavras de Rui Rio causaram alguma surpresas junto das candidaturas adversárias.

“Então [Rui Rio] cria obstáculos enormes para os militantes do partido [no pagamento de quotas] e de repente fala em fazer primárias? Não faz sentido”, diz membro da equipa de Luís Montenegro. “É fait divers”, atira um apoiante de Miguel Pinto Luz.

O jornal tentou, sem sucesso, ouvir os adversários de Rui Rio. Ainda assim, as suas posições sobre o tema são conhecidas.

Nunca fui um grande adepto das eleições primárias. Creio que o PSD não precisa de legitimar as suas lideranças por essa via. Não há no panorama político e partidário português essa tradição e a experiência que houve no PS foi um perfeito fracasso”, afirmou Luís Montenegro em abril de 2017.

Posição semelhante mostrou ter Miguel Pinto Luz em abril do mesmo ano. “Sou totalmente contra as primárias. Já fui contra as diretas. São modelos demagógicos e populistas. [Nas primárias do PS] foram gastos 3,5 milhões de euros em campanha. Quem é que pode suportar isto?”, questionou.

Também Rio, que até mostrou alguma “simpatia” pela ideia, acabou por a afastar. “Se a ideia é a de abrir a eleição não só a todos os militantes, mesmo sem quotas pagas, e – digo eu agora – abrir, como o PS fez, inclusive a simpatizantes que se queiram inscrever e votar livremente, se houver soluções legais para isso, até acho que o partido poderia fazer, de longe a longe, essa abertura. Eu é que não estou a ver como é que é possível resolver, mas entendo que era saudável e teria todo o gosto nisso”, afirmou, citado pelo Expresso.

O PSD vai a eleições diretas em janeiro. Rio disse recentemente esperar uma campanha interna com respeito mútuo e sem vigarices, em que no fim “um ganha e dois perdem”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Criança de dois anos ficou esquecida oito horas em carrinha escolar

Uma menina, de dois anos, ficou esquecida, esta segunda-feira, durante oito horas numa carrinha escolar em Porto de Mós, no distrito de Leiria. De acordo com a SIC Notícias, a criança, de dois anos, costumava viajar na …

Donald Trump felicita "louco Bernie" pela vitória no Nevada

O senador norte-americano agradeceu aos apoiantes a vitória nas eleições primárias democratas, no sábado, no estado do Nevada. "Deixem-me agradecer o apoio das pessoas do Nevada. A coligação multigeracional e multirracial não só ganhou no Nevada, …

Investimento de 2,9 milhões no bloco operatório do Hospital da Figueira da Foz

O Ministério da Saúde anunciou, este domingo, que a remodelação do bloco operatório central do Hospital Distrital da Figueira da Foz, um investimento de 2,9 milhões de euros, vai avançar. "A necessária autorização ao Hospital Distrital …

Cabrita diz que relatório da IGAI não encontrou falhas no caso da Venezuela

O ministro da Administração Interna assegurou, este sábado, que não houve nenhuma violação das regras de segurança no voo da TAP ou no aeroporto de Lisboa. "Os resultados preliminares que acabei de receber desse relatório são …

Já são conhecidos os primeiros quatro finalistas do Festival da Canção

Bárbara Tinoco, Filipe Sambado, Elisa e Throes + The Shine foram os escolhidos, este sábado, para a final do Festival da Canção, que acontece em Elvas, a 7 de março. Estão decididos os primeiros quatro finalistas …

Ultra-conservadores e conservadores vencem Legislativas no Irão

O ex-presidente da câmara municipal, e candidato derrotado em três eleições Presidenciais, foi o mais votado em Teerão nas Legislativas desta sexta-feira. De acordo com os dados parciais avançados por media locais, este sábado à noite, …

Autoridades japonesas confirmam infeção de tripulante português

As autoridades japonesas confirmaram, este domingo, que o tripulante português do navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao Covid-19. "Foi confirmado pelas autoridades de saúde japonesas que a pessoa em causa …

Flamengo de Jorge Jesus conquista Taça Guanabara

O Flamengo conquistou, este sábado, a Taça Guanabara, ao derrotar na final o Boavista por 2-1, após reviravolta no marcador. Depois de a meio da semana ter empatado 2-2 em casa dos equatorianos do Independiente del …

Covid-19 em Itália. Cidades sob quarentena, mais de 100 infetados e Carnaval de Veneza suspenso

O Governo italiano anunciou, este sábado, o isolamento de uma dezena de cidades, em particular na Lombardia, após serem detetados mais de 100 casos do novo coronavírus e confirmadas duas mortes. "Nas zonas consideradas como de …

O barulho dos oceanos está a dificultar a comunicação entre baleias-anãs

A comunicação de longa distância entre baleias-anãs está a ser gravemente afetada devido ao barulho de fundo dos oceanos — causado principalmente por humanos. O som emitido pelas baleias-anãs é muito característico e apenas muito recentemente …