Liderança do PSD. Nenhum candidato quer primárias (nem Rio que lançou o mote)

Fernando Veludo / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

Escreve o Expresso esta sexta-feira que nenhum dos candidatos à liderança do PSD – o atual líder, Rui Rio, o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz – está disponível para estudar a hipótese de eleições primárias no partido.

O semanário frisa que nem ao próprio Rui Rio, que lançou o mote para a eventual realização de eleições primárias no PSD, este cenário agrada. A ideia de primárias não têm também força junto do núcleo duro social democrata.

Ouvidas pelo Expresso, fontes próximas às três candidaturas agora oficializaram consideram que este é um “não assunto”, notando, contudo, que as palavras de Rui Rio causaram alguma surpresas junto das candidaturas adversárias.

“Então [Rui Rio] cria obstáculos enormes para os militantes do partido [no pagamento de quotas] e de repente fala em fazer primárias? Não faz sentido”, diz membro da equipa de Luís Montenegro. “É fait divers”, atira um apoiante de Miguel Pinto Luz.

O jornal tentou, sem sucesso, ouvir os adversários de Rui Rio. Ainda assim, as suas posições sobre o tema são conhecidas.

Nunca fui um grande adepto das eleições primárias. Creio que o PSD não precisa de legitimar as suas lideranças por essa via. Não há no panorama político e partidário português essa tradição e a experiência que houve no PS foi um perfeito fracasso”, afirmou Luís Montenegro em abril de 2017.

Posição semelhante mostrou ter Miguel Pinto Luz em abril do mesmo ano. “Sou totalmente contra as primárias. Já fui contra as diretas. São modelos demagógicos e populistas. [Nas primárias do PS] foram gastos 3,5 milhões de euros em campanha. Quem é que pode suportar isto?”, questionou.

Também Rio, que até mostrou alguma “simpatia” pela ideia, acabou por a afastar. “Se a ideia é a de abrir a eleição não só a todos os militantes, mesmo sem quotas pagas, e – digo eu agora – abrir, como o PS fez, inclusive a simpatizantes que se queiram inscrever e votar livremente, se houver soluções legais para isso, até acho que o partido poderia fazer, de longe a longe, essa abertura. Eu é que não estou a ver como é que é possível resolver, mas entendo que era saudável e teria todo o gosto nisso”, afirmou, citado pelo Expresso.

O PSD vai a eleições diretas em janeiro. Rio disse recentemente esperar uma campanha interna com respeito mútuo e sem vigarices, em que no fim “um ganha e dois perdem”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …