Liderança do PSD. Cenário de segunda volta ganha força

João Relvas / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

À medida que se aproximam as eleições internas no PSD e que os respetivos candidatos vão recebendo apoios públicos de outras figuras da esfera política, o cenário de uma segunda volta vai ganhando força.

Esta segunda volta seria disputada entre os dois candidatos mais votados a 11 de janeiro: o atual líder do PSD, Rui Rio, e o antigo líder parlamentar de Pedro Passos Coelho Luís Montenegro, conforme escreve o semanário Expresso que analisa a situação.

Rio parece levar vantagem na corrida à liderança do PSD no grupo das 15 estruturas com mais militantes do partido, contando com “bastiões” no Porto (Gaia, Vila Verde, Maia, Gondomar e Trofa), a sua terra natal. Estas regiões juntas conseguem atingir cerca de 5 mil votos, num universo de 40 mil.

Montenegro também conta espingardas: deverá ter do seu lado Famalicão, a segunda maior estrutura do país, Barcelos e Caldas da Rainha. Contas feitas, são mais de 3.000 votos em jogo nas diretas de janeiro.

Já o vice da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, que também esta na corrida pela cadeira de Rio, deverá disputar outros 3 mil votos graças ao eixo Lisboa-Oeiras-Cascais. Estes votos, nota o Expresso, serão complicados de garantir noutras áreas do país.

Por tudo isto, o cenário de uma eventual segunda volta parece ganhar mais força. Contudo, frisa o Expresso, o contagem de espingardas é um exercício “sempre especulativo”, comportando um grau de incerteza.

Nas 15 maiores estruturas sociais democratas do país, importa recordar, há três que reúnem mais de 2.000 votos e cujos desfecho é desconhecido. Em causa está Santa Maria da Feira (896 militantes), Coimbra (694) e Braga (615).

Rio e Montenegro confiantes

Os apoiantes de Rui Rio acreditam numa vitória à primeira volta, confiando ser possível assegurar a liderança do partido já a 11 de janeiro.

Sabe o Expresso que a candidatura confia nos seus apoios, bem como no chamado voto livre (não depende dos caciques locais) que vai estar em força com Rui Rio. Ao todo e no pior dos cenários, acreditam que vão reunir pelo menos 40% dos votos.

Do lado de Luís Montenegro também há boas expectativas: acreditam que vão ganhar – e por muito. A confiança neste cenário foi já reiterada pelo próprio candidato.

“Com todas estas manifestações de apoio, estou convencido de que nós temos todas as condições para ganhar com expressão esta eleição e ganhar à primeira volta, e é com esse objetivo que eu vou lutar até ao último segundo por cada voto de cada militante”, afirmou Luís Montenegro no início de dezembro, antes de participar numa reunião com militantes em Bragança.

 

A entrega das candidaturas termina a 30 de dezembro, sendo, para já, conhecidos três candidatos: Rui Rio, Luis Montenegro e Miguel Pinto Luz.

As eleições diretas para a liderança do PSD disputam-se em 11 de janeiro – com uma eventual segunda volta uma semana depois –, estando o Congresso do PSD previsto para 7 a 9 de fevereiro, em Viana do Castelo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …