Rio deixa liderança da bancada parlamentar do PSD a 19 de março

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O sucessor de Rui Rio na liderança da bancada parlamentar do PSD vai ser escolhido na próxima quinta-feira, dia 19 de março.

A eleição para a liderança da bancada parlamentar do PSD está marcada para o próximo dia 19 de março, avançou o jornal Observador, acrescentando que Adão Silva, atual primeiro vice-presidente do partido, é o sucessor mais provável.

De acordo com a convocatória enviada aos deputados, a que o Jornal de Notícias também teve acesso, as eleições decorrerão entre as 15h00 e as 18h00 desse dia. As listas devem ser entregues até às 18h00 da próxima terça-feira.

Rui Rio foi eleito, em novembro do ano passado, líder parlamentar do partido com 89,87% dos votos, cargo a que concorreu sem oposição, tendo sucedido a Fernando Negrão.

Na altura, o líder do PSD, que agora acumula os dois cargos, afirmou tratar-se de uma “direção de transição até ao congresso”, assegurando que não seria recandidato.

Na última reunião da bancada, há cerca de um mês, Rio justificou não ter convocado eleições de imediato, como tinha prometido, por querer terminar tarefas a que se propôs, entre as quais rever o regulamento interno do grupo parlamentar.

Segundo a rádio TSF, o novo regulamento interno vai ser discutido esta quinta-feira e prevê um reforço dos poderes da Comissão Política Nacional em matérias como a definição do sentido de voto.

Outra das novidades do documento é a possibilidade de expulsar deputados por quebra de deveres éticos. A expulsão é proposta pela direção da bancada e tem de ser aprovada pelo grupo, explica a rádio.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.