Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria.

Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo Vladimir Putin, admitiu ter organizado falsos avistamentos de Yetis para atrair turistas à Sibéria, alimentando assim o mito antiquado do Abominável Homem das Neves.

De acordo com o The Sun, Tuleev, que foi governador de Kemerovo de 1997 a 2018, mandou um burocrata vestir um fato do Abominável Homem das Neves para que pudesse ser visto nos arbustos, com o objetivo de surpreender os visitantes e fanáticos do Yeti.

“Tenho de admitir. Sim, fui eu quem despertou o interesse pelo Yeti”, reconheceu o político de 76 anos, que até chegou a organizar o Dia do Yeti, programado para coincidir com a abertura da temporada de esqui nas montanhas Shoria.

Entusiastas de todo o mundo visitaram a região e foi até realizada uma conferência internacional sobre a criatura. Mas tudo isto não passava de um esquema para impulsionar o setor do turismo da região.

“As pessoas começaram a chegar, correram para vasculhar as florestas”, contou o ex-candidato presidencial russo. “Claro, nunca ninguém encontrou o Yeti, mas Shoria atraiu cada vez mais atenção.”

Ainda hoje, Aman Tuleev continua a propagar a lenda urbana: “Ninguém encontrou o Yeti, mas não devemos desesperar. Talvez esteja realmente a vaguear por aí”, disse.

Vários relatos sobre a misteriosa criatura “circulavam há muito tempo” em Kemerovo, afirmou o ex-governante, mas nenhum avistamento foi provado.

Em 2016, um homem que conduzia numa estrada russa ficou paralisado de medo depois de um suposto Yeti ter atravessado à frente do automóvel. A criatura foi capturada por uma câmara: via-se a imagem de uma figura encurvada, que se escondeu enquanto o motorista descia uma estrada com neve.

Tão rápido quanto apareceu, a criatura esvaiu-se na escuridão da noite – e as teorias do Yeti continuaram a reinar.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Avião da TAP retido na Venezuela regressa a Lisboa hoje

O avião da TAP que ficou retido na Venezuela por causa de uma carga de cocaína regressa nesta quinta-feira a Lisboa, assim como a tripulação, disse à agência Lusa fonte oficial da empresa aérea portuguesa. Segundo …

Marcelo convida Ramalho Eanes para presidir comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O presidente da República em funções, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou o ex-presidente da República Ramalho Eanes para presidir as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. O convite dirigido ao general Ramalho Eanes, um …

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve. Contudo, os especialistas têm dúvidas em relação à necessidade de vacinar os mais jovens. Atualmente há apenas uma vacina contra a covid-19, …

Netanyahu não conseguiu formar Governo em Israel. Segue-se Lapid

Esta quarta-feira, Reuven Rivlin, Presidente de Israel, chamou Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, para lhe entregar a responsabilidade de formar um Governo que consiga o apoio do Knesset (Parlamento). O partido de Yair Lapid, …

Almofada de prevenção contra a pandemia. Câmara de Lisboa quer pedir 20 milhões à banca

A Câmara Municipal de Lisboa quer contrair um empréstimo de 20 milhões de euros junto do BPI, uma almofada de prevenção para fazer face às despesas correntes emergentes do combate à pandemia de covid-19. O Público …

Resort Zmar

BES, falência e um fundo abutre. Resort Zmar "deve 60 milhões de euros ao Estado"

Os proprietários das casas privadas do empreendimento turístico Zmar, na Zambujeira do Mar, em Odemira, continuam a protestar contra o alojamento de imigrantes por causa da covid-19. Isto numa altura em que se revela que …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Deputado do Bloco acusado de violência doméstica avança com queixa em tribunal

Catarina Alves, ex-namorada do deputado Luís Monteiro, acusa-o de violência doméstica. O bloquista nega as acusações e diz que vai apresentar queixa no tribunal. Luís Monteiro vai apresentar queixa contra a ex-namorada que o acusou de …

Gestão do Novo Banco vai receber bónus de 3,9 milhões em 2022

A equipa de administração do Novo Banco tem à sua espera um bónus de 3,9 milhões de euros no próximo ano. O banco registou prejuízos de 1.329 milhões de euros no ano passado. O Novo Banco …

Ainda não há planos para vacinar voluntários com AstraZeneca e J&J (nem dados sobre combinação de vacinas)

A vacinação de voluntários com menos de 60 ou 50 anos que aceitem receber as vacinas da AstraZeneca ou da Johnson & Johnson ainda não tem planos ou datas para arrancar. A Comissão de vacinação …