Líder do Podemos agradece aos reis, adversários e SNS pelo apoio aos filhos prematuros

Ahora Madrid / Flickr

Pablo Iglesias, líder do Podemos

Pablo Iglesias e Irene Montero escreveram uma carta aberta na qual elogiam o Serviço Nacional de Saúde (SNS) espanhol e agradecem aos reis e “adversários políticos” pelas mensagens de apoio.

Pablo Iglesias e Irene Montero, ambos dirigentes do Podemos, escreveram em conjunto uma carta aberta no Facebook na qual agradecem o serviço prestado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) espanhol aos seus filhos prematuros que nasceram em julho, com apenas seis meses de gestação.

Além disso, os dirigentes elogiam ainda os reis de Espanha e os seus “rivais políticos” que mostraram a sua preocupação. “Ensinaremos sempre os nossos filhos a serem respeitadores perante aqueles que pensam de forma diferente, porque a humanidade, a decência e a amizade não são património exclusivo de nenhuma causa”, afirmam.

A carta é dirigida a todos os que têm acompanhado Iglesias e Montero, numa fase particularmente complicada das suas vidas. A carta ilustra a dificuldade que é lidar com a prematuridade, mas também a “sorte” que é viver num “país que tem algo muito mais importante do que qualquer hino ou bandeira: um sistema de saúde universal“.

“A vida e a saúde deles não são apenas o resultado dos avanços médicos e científicos, mas também de uma sociedade que garante os melhores cuidados para todas as pessoas independentemente da sua posição social“, lê-se.

“Poucas crianças receberiam o que precisam e merecem se a saúde estivesse sujeita às leis da oferta e da procura. Por isso vamos explicar-lhes porque vamos sempre ser leais àquilo que lhes permitiu viver: o bem comum”, referem ainda Pablo Iglesias e Irene Montero.

Mas os agradecimentos não ficam por aqui. O secretário-geral do partido de esquerda Podemos e a porta-voz da coligação Unidos Podemos no Congresso espanhol agradecem ainda a toda a equipa médica e de enfermagem que os tem assistido ao longo destes dois meses, após o nascimento de Leo e Manuel.

Segundo o Observador, os militantes do Podemos são também mencionados na carta, assim como os “rivais políticos” e os reis de Espanha, a quem Pablo e Irene agradecem também.

“Somos republicanos, mas vamos lembrar-nos sempre que um rei e uma rainha perguntaram pelos nossos filhos, e que todos os nossos rivais políticos perguntaram com frequência como eles estavam. Somos ateus, mas explicaremos aos nossos filhos que os nossos amigos crentes rezaram por eles”, escreveram.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …