Líder parlamentar do PSD pressionado para pôr lugar à disposição

Hugo Delgado / Lusa

Hugo Soares, líder parlamentar da bancada do PSD

Uma vez que o partido elegeu um novo presidente, Rui Rio, Hugo Soares, o líder parlamentar do PSD, deve colocar rapidamente o lugar à disposição, defende Marques Mendes. Os vices da bancada do PSD já puseram o lugar à disposição.

Marques Guedes, Fernando Negrão ou Leitão Amaro são os nomes que se começam a ouvir em alternativa ao de Hugo Soares para a liderança parlamentar dos sociais-democratas.

Durante a campanha para as eleições diretas, Hugo Soares assumiu-se apoiante de Santana Lopes e é por isso que agora “se impõe que disponibilize o seu lugar” como líder parlamentar, tendo em conta que venceu Rui Rio, defende Marques Mendes.

O Observador conta que Sérgio Azevedo e Amadeu Albergaria, os vices da bancada social-democrata, já colocaram os respetivos ligares à disposição porque, segundo Sérgio Azevedo, “é evidente que saber perder é saber tirar consequências”. No entanto, Hugo soares fez saber que não tem intenção de seguir os passos dos dois deputados.

De acordo com a agência Lusa, Hugo Soares deverá falar com Rui Rio nas próximas duas semanas. Até lá, o líder parlamentar do PSD mantém-se no cargo e não pretende colocar o lugar à disposição. Ele que já tinha deixado um aviso a Rui Rio: eleito em julho de 2017, o seu mandato é de dois anos e quem elege a liderança do grupo parlamentar são os deputados, algo que Rio não é.

Por outro lado, Marques Mendes lembra que, não sendo deputado, Rui Rio “tem que ter no parlamento uma pessoa de confiança”. Apesar de caber aos deputados decidirem quem elegem presidente da bancada, Marques Mendes insistiu: “é assim que as coisas se fazem” e recordou que fez o mesmo quando o próprio era líder parlamentar, após a saída de Marcelo Rebelo de Sousa da liderança e entrada de Durão Barroso.

Em defesa da continuidade de Hugo Soares, saíram os deputados e antigos ministros Paula Teixeira da Cruz e Carlos Costa Neves.

“A bancada parlamentar tem legitimidade própria, o líder parlamentar é eleito entre os seus pares e o atual líder parlamentar acabou de ser eleito com uma percentagem expressiva e por isso tem toda a legitimidade para continuar”, defendeu Teixeira da Cruz.

Carlos Costa Neves, ex-secretário de Estado dos Assuntos Europeus e antigo líder do PSD-Açores, aconselhou o presidente eleito a tratar a questão da direção da bancada com “algum cuidado” e “muita serenidade”.

Hugo Soares foi eleito em 19 de julho do ano passado, para um mandato de dois anos, com 85,4% de votos, correspondentes a 76 votos favoráveis, 12 votos brancos e um nulo, sucedendo no cargo a Luís Montenegro, que atingiu o limite de três mandatos consecutivos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Já ontem era tarde!!
    Este parasita incompetente e inconsequente vindo do caixote do lixo da JSD, tem sido uma nódoa como líder parlamentar do PSD – talvez o pior de sempre!!
    A eleição de uma personagem destas para líder parlamentar, já diz muito sobre o estado a que chegou o PSD; espero que o Rui Rio limpe esta “bicharada” toda e depressa – a bem do partido e do país!

    • Bem do PSD e do partido!!!!!!!!!!??????????
      Só faltava mais essa! de que país estamos a falar?
      Deputados como Luís Montenegro, Hugo Soares, Pedro Passos Coelho… entre outros é que nunca deveriam deixar o Parlamento!
      A quem é que isso pode interessar tanto assim?
      Sentem-se incomodados com a sua capacidade?
      Temos pena!
      Força Hugo Soares! Continue a cumprir com o seu dever para com o seu/nosso País! Gosto muito de o ouvir; e a palavras loucas, orelhas moucas!

      • De Portugal – o país que essa “gentinha” envergonha sistematicamente!!
        “…nunca deveriam deixar o Parlamento…”?!
        Isso não será muito tempo?!…
        Portanto é a favor de deputados parasitas e incompetentes?!
        É isso?!
        Sim, eu sinto-me bastante incomodado com a sua (deles) falta de capacidade para fazer algo de útil pelo país!…
        Gosta de ouvir conversa de advogado rafeiro sem argumentação e baseada na retórica?
        Bem…
        O Hugo Soares só tem que ser coerente (eu sei que é pedir muito!) com a sua atitude e, como apoiou um candidato que saiu derrotado, só tem que abandonar o seu lugar de líder parlamentar (onde só fez cenas tristes!) e para, o bem do PSD e
        do país, deve desaparecer e levar com ele outros medíocres como o Santana, o Passos, o Relvas, o Macedo, a Maria Luís, etc, etc…

RESPONDER

Depois de "disparate" em Matosinhos, Costa promete "lição exemplar" à Galp. Empresa não comenta

António Costa deixou críticas ao encerramento da refinaria de Matosinhos, na sequência da decisão da Galp de concentrar as operações em Sines. A empresa escusou-se a fazer qualquer comentário sobre as declarações. No domingo, o secretário-geral …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …