Líder parlamentar do PSD pressionado para pôr lugar à disposição

Hugo Delgado / Lusa

Hugo Soares, líder parlamentar da bancada do PSD

Uma vez que o partido elegeu um novo presidente, Rui Rio, Hugo Soares, o líder parlamentar do PSD, deve colocar rapidamente o lugar à disposição, defende Marques Mendes. Os vices da bancada do PSD já puseram o lugar à disposição.

Marques Guedes, Fernando Negrão ou Leitão Amaro são os nomes que se começam a ouvir em alternativa ao de Hugo Soares para a liderança parlamentar dos sociais-democratas.

Durante a campanha para as eleições diretas, Hugo Soares assumiu-se apoiante de Santana Lopes e é por isso que agora “se impõe que disponibilize o seu lugar” como líder parlamentar, tendo em conta que venceu Rui Rio, defende Marques Mendes.

O Observador conta que Sérgio Azevedo e Amadeu Albergaria, os vices da bancada social-democrata, já colocaram os respetivos ligares à disposição porque, segundo Sérgio Azevedo, “é evidente que saber perder é saber tirar consequências”. No entanto, Hugo soares fez saber que não tem intenção de seguir os passos dos dois deputados.

De acordo com a agência Lusa, Hugo Soares deverá falar com Rui Rio nas próximas duas semanas. Até lá, o líder parlamentar do PSD mantém-se no cargo e não pretende colocar o lugar à disposição. Ele que já tinha deixado um aviso a Rui Rio: eleito em julho de 2017, o seu mandato é de dois anos e quem elege a liderança do grupo parlamentar são os deputados, algo que Rio não é.

Por outro lado, Marques Mendes lembra que, não sendo deputado, Rui Rio “tem que ter no parlamento uma pessoa de confiança”. Apesar de caber aos deputados decidirem quem elegem presidente da bancada, Marques Mendes insistiu: “é assim que as coisas se fazem” e recordou que fez o mesmo quando o próprio era líder parlamentar, após a saída de Marcelo Rebelo de Sousa da liderança e entrada de Durão Barroso.

Em defesa da continuidade de Hugo Soares, saíram os deputados e antigos ministros Paula Teixeira da Cruz e Carlos Costa Neves.

“A bancada parlamentar tem legitimidade própria, o líder parlamentar é eleito entre os seus pares e o atual líder parlamentar acabou de ser eleito com uma percentagem expressiva e por isso tem toda a legitimidade para continuar”, defendeu Teixeira da Cruz.

Carlos Costa Neves, ex-secretário de Estado dos Assuntos Europeus e antigo líder do PSD-Açores, aconselhou o presidente eleito a tratar a questão da direção da bancada com “algum cuidado” e “muita serenidade”.

Hugo Soares foi eleito em 19 de julho do ano passado, para um mandato de dois anos, com 85,4% de votos, correspondentes a 76 votos favoráveis, 12 votos brancos e um nulo, sucedendo no cargo a Luís Montenegro, que atingiu o limite de três mandatos consecutivos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Já ontem era tarde!!
    Este parasita incompetente e inconsequente vindo do caixote do lixo da JSD, tem sido uma nódoa como líder parlamentar do PSD – talvez o pior de sempre!!
    A eleição de uma personagem destas para líder parlamentar, já diz muito sobre o estado a que chegou o PSD; espero que o Rui Rio limpe esta “bicharada” toda e depressa – a bem do partido e do país!

    • Bem do PSD e do partido!!!!!!!!!!??????????
      Só faltava mais essa! de que país estamos a falar?
      Deputados como Luís Montenegro, Hugo Soares, Pedro Passos Coelho… entre outros é que nunca deveriam deixar o Parlamento!
      A quem é que isso pode interessar tanto assim?
      Sentem-se incomodados com a sua capacidade?
      Temos pena!
      Força Hugo Soares! Continue a cumprir com o seu dever para com o seu/nosso País! Gosto muito de o ouvir; e a palavras loucas, orelhas moucas!

      • De Portugal – o país que essa “gentinha” envergonha sistematicamente!!
        “…nunca deveriam deixar o Parlamento…”?!
        Isso não será muito tempo?!…
        Portanto é a favor de deputados parasitas e incompetentes?!
        É isso?!
        Sim, eu sinto-me bastante incomodado com a sua (deles) falta de capacidade para fazer algo de útil pelo país!…
        Gosta de ouvir conversa de advogado rafeiro sem argumentação e baseada na retórica?
        Bem…
        O Hugo Soares só tem que ser coerente (eu sei que é pedir muito!) com a sua atitude e, como apoiou um candidato que saiu derrotado, só tem que abandonar o seu lugar de líder parlamentar (onde só fez cenas tristes!) e para, o bem do PSD e
        do país, deve desaparecer e levar com ele outros medíocres como o Santana, o Passos, o Relvas, o Macedo, a Maria Luís, etc, etc…

RESPONDER

Falhas na formação de médicos levam ministra a criar grupo de trabalho

A ministra da Saúde determinou a constituição de um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS, depois de falhas apontadas …

Surto de sarampo leva Samoa a fechar escolas e serviços. Ativista anti-vacinação detido

Com o objetivo de conter o surto de sarampo que já matou 60 pessoas, o governo de Samoa está a pedir à população que coloque uma bandeira vermelha em frente às casas nais as pessoas …

Poluição do ar leva Sarajevo a cancelar todos os eventos públicos

As autoridades bósnias consideram que a poluição na capital do país, Sarajevo, atingiu níveis perigosos nos últimos dias. Perante a densa nuvem de nevoeiro que paira na cidade, o governo regional decidiu cancelar todos os …

A banana colada à parede que custou 108 mil euros foi comida

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos …

Empresas norte-americanas reforçam domínio na venda global de armas

O Instituto Internacional de Estudos de Paz de Estocolmo (SIPRI) revelou esta segunda-feira que as empresas norte-americanas aumentaram o domínio no comércio global de armas em 2018, para 59% do volume total entre as 100 …

Faltam medicamentos para doenças crónicas nas Farmácias (e ninguém sabe porquê)

Há medicamentos para doenças crónicas que estão, constantemente, em falta nas Farmácias Portuguesas. Uma situação preocupante, sobretudo para os pacientes que deles precisam, e que não tem uma explicação. A Associação Nacional de Farmácias está …

Mais de dois mil coalas mortos devido aos incêndios na Austrália

O presidente da Aliança das Florestas do Nordeste da Austrália disse que os incêndios florestais que deflagram no leste do país, desde o início de novembro, provocaram a morte a mais de dois mil coalas. O …

Regionalização sem referendo é “golpe de estado palaciano”

Luís Marques Mendes falou este domingo, no habitual espaço de comentário político na SIC, sobre a regionalização, os "tempos difíceis para a direita", Greta Thunberg e Joe Berardo. Houve ainda tempo para falar sobre o …

China diz que detidos em Xinjiang estão "formados" e "vivem felizes"

Um alto quadro do regime chinês afirmou, esta segunda-feira, que os membros de minorias étnicas chinesas de origem muçulmana mantidos em "centros de treino vocacional" no extremo oeste do país já se "formaram" e levam …

Greve geral volta a parar França. Filas de trânsito chegam aos 620 quilómetros

Os acessos a Paris estão, esta manhã, muito complicados devido ao quinto dia de greve contra a reforma das pensões e que afeta sobretudo a rede de transportes na capital francesa. De acordo com as autoridades, …