Líder muçulmano na Índia juntou fiéis durante quarentena. Agora é acusado de homicídio por negligência

Após manter um grupo de fiéis de vários países num centro espiritual mesmo depois do início do confinamento, o líder de um grupo religioso muçulmano em Nova Deli, capital da Índia, foi acusado de homicídio por negligência.

Segundo noticiou o Observador, que cita a BBC, a acusação indica que o líder do grupo islamita Tablighi Jamaat, Maulana Saad Kandhalvi, juntou entre 2.500 a três mil fiéis num centro espiritual com espaço para cinco mil pessoas, onde se realizou o evento anual do grupo. Arrisca agora uma pena de prisão até 10 anos.

Com início a 13 de março, o evento duraria dois dias. Devido, alegadamente, ao cancelamento de voos, muitos fiéis terão permanecido no centro espiritual. A 19 de março, Maulana Saad Kandhalvi disse num vídeo transmitido na internet que a Covid-19 era “um castigo de Deus”, apelando aos fiéis que “acudissem às mesquitas”.

O Observador notou que a situação piorou quando o primeiro-ministro, Narendra Modi, anunciou um confinamento a nível nacional, que começava a 23 de março, alargado entretanto até 03 de maio. Um dos membros do grupo disse à BBC, que “mais de mil [fiéis], incluindo muitos estrangeiros”, continuaram por lá por não terem para onde ir.

No início de abril, as autoridades atribuíam ao grupo e ao evento anual um terço do total de casos de Covid-19 confirmados na Índia. Atualmente, o país conta com 12.456 casos oficialmente confirmados e 423 mortes. O grupo e os seus seguidores, porém, têm acusado as autoridades centrais da Índia de islamofobia na gestão deste caso.

“É lamentável que as pessoas estejam a dizer que isto foi uma conspiração e estejam a usar termos como ‘jihad da corona’. Culpar uma comunidade não é acertado. Os media também têm tido um papel nefasto”, indicou à Al-Jazeera o constitucionalista Faizan Mustafa. “Os governos têm de demonstrar uma racionalidade maior do que os religiosos”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo reforça financiamento de projetos LGBTI com 50 mil euros

O Governo vai reforçar em 50 mil euros o financiamento de projetos de organizações que atuem na defesa dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI), anunciou o gabinete da secretária de …

CDS pede ao Governo "um plano de desconfinamento controlado, à inglesa"

Francisco Rodrigues dos Santos quer que o Executivo apresente um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores. Esta sexta-feira, o presidente do CDS-PP insistiu na necessidade de o Governo apresentar um …

Para os idosos que estão em lares, visitar a família sem isolamento poderá acontecer em maio

A CNIS estima que, com todos os idosos residentes em lares vacinados, maio possa ser o mês da libertação depois de mais de um ano de pandemia, confinamentos e restrições apertadas. DGS diz que orientações …

UE retalia e declara chefe da missão venezuelana "persona non grata"

A União Europeia (UE) decidiu, esta quinta-feira, declarar a chefe da missão venezuelana em Bruxelas persona non grata, respondendo ao anúncio feito por Caracas de dar 72 horas à embaixadora comunitária para abandonar o país. "Por …

Novo problema num Boeing 777 leva a aterragem de emergência na Rússia

Um Boeing 777 da companhia aérea russa Rossiya fez uma aterragem de emergência em Moscovo, esta sexta-feira, devido a um problema de motor, uma semana depois de um incidente semelhante com um aparelho do mesmo …

Covid-19. Mais 1.027 casos e 58 mortes em Portugal

Portugal registou hoje 58 mortes e 1.027 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico desta sexta-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.027 novos …

Costa anuncia "passaporte sanitário" para circulação na UE (e aposta em novos modelos económicos)

O primeiro-ministro António Costa anunciou esta sexta-feira que a Comissão Europeia vai preparar um documento para facilitar a circulação entre países da União Europeia (UE). Segundo avançou o Correio da Manhã, este "passaporte sanitário", que estará …

Vírus já circulava "de forma silenciosa" em Portugal em fevereiro (e veio principalmente do Reino Unido)

O Reino Unido, com mais casos, e a Itália, com mais peso na transmissão comunitária, foram os países com maior impacto no início da pandemia de covid-19 em Portugal, revela esta sexta-feira um estudo do …

Morreu Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto, faleceu esta sexta-feira, aos 32 anos. O internacional português sofreu uma paragem cardiorrespiratória no treino de segunda-feira. Alfredo Quintana, guarda-redes da equipa de andebol do FC Porto e …

Rainha de Inglaterra encoraja população a ser vacinada. Processo é "inofensivo"

A rainha de Inglaterra, Isabel II, encorajou esta sexta-feira as pessoas a serem vacinadas contra a covid-19, garantindo que a injeção é rápida, inofensiva e vai ajudar a proteger todos os cidadãos contra a doença. Numa …