“Perigoso criminoso” já era líder do gangue aos 18 anos e será um dos maiores traficantes do país. Numa detenção passada, já tinha tentado atropelar agentes da PJ.
O antigo líder do gangue de Valbom, em Gondomar, distrito do Porto, foi atingido a tiro por um elemento da Polícia Judiciária (PJ) esta quinta-feira, depois de ter tentado fugir às autoridades, que realizavam uma operação para cumprir um mandado de detenção do suspeito.
O “perigoso criminoso”, Hélder Bianchi, foi baleado na perna no momento em que tentou desarmar um inspetor, revelou a PSP em comunicado. Tudo se passou pelas 16 horas, na Rua Alto de Gramido, em Gondomar.
Tudo terá acontecido apenas duas horas depois de Biachi ter sido absolvido pelo Tribunal de Viana do Castelo, de acusações de sequestro e agressões, um dos dois processos em que está a ser julgado — também responde a um assalto, em Penafiel.
O suspeito foi condenado a pena de prisão efetiva de dois anos e meio.
A tentativa de fuga
O homem de 36 anos, “apercebendo-se da aproximação dos elementos da Polícia Judiciária, encetou uma tentativa de fuga, num primeiro momento numa viatura e, quando esta ficou imobilizada, de forma apeada”, prossegue a nota de imprensa.
No momento em que foi intercetado, a fim de “proteger a integridade física dos elementos da PJ, foi necessário recorrer ao uso de arma de fogo através de disparos de advertência”, lê-se ainda.
“Posteriormente, e no decurso da confrontação física para o imobilizar, tentou desarmar um dos inspetores, acabando o condenado por ter sido atingido, sem gravidade, por um disparo num dos membros inferiores”, descreve a PSP.
Segundo a nota de imprensa da PSP, o detido foi “imediatamente assistido, tendo sido depois conduzido a uma unidade hospitalar”. Fonte dos Bombeiros de Gondomar indicara à Lusa que o homem foi transportado para o Hospital Santo António, no Porto.
Líder do gangue aos 18 anos
Segundo o Jornal de Notícias, o criminoso ficou conhecido no mundo do crime por se tornar, com apenas 18 anos, líder do autoproclamado Gangue de Valbom, que efetuava assaltos, roubos à mão armada e carjackings. Terá também estado envolvido com tentativas de homicídio, incluindo de um inspetor da Polícia Judiciária, baleado à queima roupa à porta de casa, em Vermoim, na Maia.
É considerado um dos maiores traficantes do país. Foi condenado a 10 anos de prisão em 2010 e saiu em 2018 em liberdade. Um ano mais tarde, seria detido por suspeita de roubos à mão armada, em Santo Tirso — outra detenção difícil para os agentes da polícia, que foram alvos de uma tentativa de atropelamento por parte de Bianchi.
ZAP // Lusa