/

Líder do Daesh aparece em vídeo pela primeira vez em cinco anos

O líder do grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, apareceu pela primeira vez em cinco anos num vídeo de propaganda divulgado esta terça-feira por aquela organização.

O vídeo divulgado pela Al-Furqan mostra o líder ‘jihadista’ com uma barba ruiva e grisalha vestido com um manto preto e um colete bege e sentado no chão com o que aparente ser uma metralhadora apoiada ao seu lado.

Esta é a primeira aparição de Abu Bakr al-Baghdadi, em vídeo, desde que realizou um sermão na Grande Mesquita de Al-Nuri, em Mossul, no Iraque, em 2014.

Durante o vídeo, o autoproclamado “califa” assegura então que “a batalha do Islão contra os cruzados é longa” e não acabou, apesar da derrota sofrida na Síria em março passado.

“A batalha de Al-Baghuz terminou e foi evidente a barbaridade dos cruzados contra a nação muçulmana, ao mesmo tempo que foi evidente a paciência e coragem da nação muçulmana, o que arrancou o coração aos cruzados”, disse Al-Baghdadi, citado pela revista Time, olhando para as pessoas presentes na sala.

O líder do Estado Islâmico agradece ainda os sacrifícios de todos os “mártires” que morreram nesta e noutras batalhas e indicou que o Estado Islâmico realizou um total de 92 operações em oito países, sem especificar quando.

Segundo o grupo de inteligência SITE, uma empresa norte-americana de monitorização de atividade na Internet de organizações ligadas ao terrorismo, Al-Baghdadi abordou também no vídeos os atentados no Sri Lanka que provocaram 253 mortos e mais de 500 feridos.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.