Líbano. Único jornal de língua inglesa protesta contra a crise com edição em branco

Algérie Informations / Twitter

Capa do jornal Daily Star no Líbano

O único jornal em língua inglesa do Líbano publicou na quinta-feira uma edição em branco para protestar contra a deterioração das condições económicas e políticas do país.

Na primeira página do jornal Daily Star pode ler-se “Líbano” escrito em branco sobre um fundo preto. Em dez páginas, o jornal enumerou uma série de problemas que o país enfrenta, nomeadamente o atual impasse político, a poluição, o desemprego, a proliferação de armas ilegais e o aumento da dívida pública, noticiou o Sapo 24, citando a agência Lusa.

“Acorde antes que seja tarde demais!”, conclui o Daily Star na última página com a fotografia de um cedro, o símbolo nacional.

Para o diretor das páginas locais, Joseph Haboush, esta iniciativa visa transmitir uma mensagem de alerta à classe dominante. “Queremos advertir os políticos e os responsáveis que a situação atingiu um nível alarmante”, salientou.

Em outubro passado, o mais antigo jornal libanês, An-Nahar, publicou uma edição completamente em branco para protestar contra a paralisia institucional ligada ao atraso na formação de um novo Governo.

O crescimento do Líbano entrou em colapso com as reviravoltas políticas que marcaram o país nos últimos anos, exacerbados pelo desencadear da guerra na Síria em 2011.

Segundo o Ministério das Finanças, o Líbano é um dos países mais endividados do mundo, com um rácio da dívida em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) superior a 150%.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PCP anuncia voto contra no Orçamento Suplementar

Apesar da abstenção na votação inicial, o PCP anunciou que vai votar contra o Orçamento Suplementar na votação final marcada para esta sexta-feira. "Concluída a votação na especialidade verifica-se que os aspetos negativos da proposta do …

Figura em pedra com mais de dois mil anos descoberta em Miranda do Douro

O acaso colocou a descoberto em Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro, uma figura zoomórfica que representa um berrão (porco) e que os arqueólogos datam entre os séculos IV e I a.C., foi …

FBI prende Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Jeffrey Epstein

A ex-namorada de Jeffrey Epstein, Ghislaine Maxwell, foi esta quinta-feira detida pelo FBI. A mulher de 58 anos é acusada de ajudar a montar uma rede de tráfico de mulheres. O FBI deteve, esta quinta-feira, Ghislaine …

Polícia italiana apreendeu 14 toneladas de anfetaminas. Droga foi produzida pelo Estado Islâmico

As autoridades italianas apreenderam na quarta-feira 14 toneladas de anfetaminas produzidas na Síria por membros do Estado Islâmico, cujos lucros serviriam para reativar as suas operações. "É um facto que o Daesh [Estado Islâmico] utiliza a …

Câmara de Lisboa defende fim do financiamento público às touradas

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a criação de legislação que impeça o financiamento público de espetáculos que "causem sofrimento animal", salientando que as touradas incluem "atos de violência". Numa moção “pelo fim de espetáculos com …

Acordo entre Neeleman e Governo já só depende da confirmação da Azul

O acordo entre David Neeleman e o Governo está prestes a concretizar-se, escreve o Expresso. Aparentemente já só falta a confirmação da Azul para garantir o acordo. Depois de a nacionalização da companhia ter sido dada …

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …