Lexus da Câmara de Ovar causa polémica. Vice do PSD diz que é “oportunidade de negócio”

PSD / Flickr

Salvador Malheiro, Presidente da Câmara de Ovar e vice-presidente do PSD.

Há uma polémica em torno do carro de luxo que está ao serviço do presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, um Lexus que custa 130 mil euros. Mas o autarca e vice-presidente do PSD diz que é uma “oportunidade de negócio”.

O aluguer de um carro de luxo, um Lexus LS 500 H, por parte da Câmara Municipal de Ovar, para ficar ao serviço do presidente Salvador Malheiro, está a levantar críticas da oposição pelo elevado custo do veículo.

O CDS local fala de uma “excentricidade”, como cita o Correio da Manhã (CM), notando que o partido quer que a autarquia devolva o carro.

A viatura, cujo custo de mercado ronda os 130 mil euros, tem um preço de aluguer de 1600 euros mensais, como destaca o mesmo jornal.

Para Salvador Malheiro a polémica em torno do carro é mera “politiquice interna”, já que considera que o aluguer do Lexus constitui uma “oportunidade de negócio”, como refere o CM.

O autarca explica que caso a Câmara avance para a compra da viatura, “o custo será de menos de 75 mil euros, a que serão deduzidos os 1600 mensais do actual aluguer”, aponta o diário.

No seu perfil do Facebook, o vice-presidente do PSD justifica o aluguer da viatura no âmbito da renovação da frota automóvel da autarquia que é disponibilizada ao presidente e aos vereadores, notando que “já não era renovada há mais de 6 anos”.

Revelando “preocupação com a transição energética“, a Câmara resolveu “alugar um carro híbrido extremamente seguro e confortável” e “com mais de um ano”, “junto de uma empresa com enorme história e tradição em Ovar”, o grupo Salvador Caetano, sustenta Salvador Malheiro.

“Os desafios da descarbonização e da economia circular passam muito por encarar a mobilidade como um verdadeiro serviço” e, para isso, é preciso “fomentar cada vez mais a partilha de bens e o aluguer de serviços“, acrescenta o autarca.

SV, ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Câmara de Ovar… Câmara de Ovar… Apresentei denúncia identificada em 2016 sobre construção sem licença de 2 edifícios, por um empresário local apoiante do PSD, e até hoje nada de licenciamento nem demolição. E o pobre que constrói, sem licença, uma garagem para o carro tem no dia a seguir um recadinho da câmara para proceder à legalização. Fiscal, fiscal, quem manda em ti…

    • Tem de apresentar essa queixa na PGR! É por aí que isso tem de entrar para esta gentalha ser posta no sítio.
      Em Coimbra o autarca local também já comprou um avião de mais de 120 mil euros. Só falta o aeroporto. Diz que vai construir um entretanto. Pelo meio não sei como ainda não foi preso. Compra-se um carro por 120 mil euros e anda-se solto. Isto deveria ser prisão imediata. Anda um país a fazer esforços para suas excelências andarem a gozar com o povo. Pqp estes labregos todos.

  2. Enquanto os políticos suecos andam de transporte público, estes palhaços em Portugal não dispensam andar de cu tremido em carros topos de gama. E a gente que pague as vaidades destes parasitas….

  3. …”a frota já não era renovada há mais de 6 anos”, pois, o meu carro é de 2013 e não estou a pensar renová-lo…, como dizia um velho amigo, com a carteira dos outros faço figura de rico…
    Para além do aluguer de 1600,00 só o seguro devem ser mais umas centenas, ou seja, em 6 anos o popó vai custar aos ovarenses aí uns 200.000, gostava de saber porque é uma autarquia de terceira (nem que fosse de primeira) tem de comprar um carro com 330cv e 3000cm3, acho que esta despesa devia era ser imputada no irs desse senhor como rendimento sujeito a IRS. Enfim, vamos ver o que o Rui Rio diz desta.

  4. esta cambada não tem o minimo de vergonha na cara.

    uma câmara na falência entre tantas outras, ou melhor, quase todas elas, a esbanjar o dinheiro que não é destas personagens.

    uma vez mais a diferença entre uns e outros nem sequer se nota no cheiro.

    é assim o Estado colectivista em que vivemos e onde esta cambada em vez de servir se serve de todos nós.

  5. Assim se vê a categoria dos que se candidatam para gerir os bens públicos que o povo vota e depois desbaratam assim o nosso dinheiro tem que fazer leis para acabar com esta pouca vergonha,então um carro que custa-se 200 euros mensais não chegava bem e hibridos também,não tem que ser 1600,00,paga zé.

  6. Há dias foi entrevistado o presidente da Câmara do Seixal e o regabofe é o mesmo. Carros topo de gama numa câmara das mais endividadas e tachos para os amigos do partido até dizer chega. Um não apanhou tacho na Câmara de Almada foi para o Seixal fazer qualquer coisa com um bruto ordenado. Outro, numa câmara dos arredores a mesma coisa. O presidente dizia: nós precisávamos deles e sabíamos as competências e admitimo-los. Era tudo corja do partido. Não fossem eles comunas do partido e veríamos se a câmara precisava deles…! E esta gente ainda querem mais autonomia e mais dinheiro||

  7. Um carro é preciso, que não é preciso é um carro de 75000 euros (a acreditar que seja esse o preço).
    Há muitos modelos confortáveis e seguros por 30000€ – menos de metade!

  8. Os autarcas deviam era andar de transportes públicos para verem os transtornos que os comuns mortais passam todos os dias para ir e vir do trabalho. Os enormes tempos de espera sem qualquer consideração pelos utentes, falta de manutenção das linhas e dos comboios etc, etc…

RESPONDER

Homens mascarados invadiram metro e feriram 45 pessoas em Hong Kong. A polícia chegou demasiado tarde

Hong Kong passou uma noite de violência em que dezenas de homens mascarados invadiram uma estação de comboios. Os homens, suspeitos de pertencerem a gangues, envergavam t-shirts brancas e agrediram manifestantes pró-democracia e transeuntes da área …

Ex-banqueiro do Credit Suisse admite ter recebido milhões com esquema junto de empresas moçambicanas

Um ex-banqueiro do Credit Suisse admitiu ter recebido milhões de dólares no âmbito de um esquema que envolveu dois mil milhões de dólares (1.781 milhões de euros) em empréstimos a empresas estatais moçambicanas, noticiou a …

Já pode pedir o Passe Família (mas há muita burocracia)

As família da Área Metropolitana de Lisboa com três ou mais membros já podem pedir passes mais baratos. Por 60 ou 80 euros por mês, as famílias poderão viajar nos 18 concelhos da AML. Arrancam hoje …

Venezuela, BES e BCP lideram transferências para offshores (mas não se sabe para onde foi o dinheiro)

Entre os mais de 18.200 milhões de euros que saíram de Portugal para offshores, durante os três anos de apagão do Fisco, 60% foi enviado pela Petróleos da Venezuela (PDVSA), pelo BES pelo BCP. Mas …

O plano B de Costa com a ida "bastante provável" de Centeno para o FMI

O habitual espaço de comentário de Luís Marques Mendes na SIC ficou marcado pela ida "bastante provável" de Centeno para o FMI e pelo "sufoco dos incêndios" que nada mudou. Para Luís Marques Mendes, a ida …

Irão condenou à morte 17 alegados espiões da CIA

As autoridades iranianas garantiram esta segunda-feira que desmantelaram uma rede de espionagem norte-americana no país e que condenaram à morte 17 elementos dessa organização. A notícia está a ser avançada pela agência Fars que cita fontes …

Portugal é campeão da Europa de sub-20 em basquetebol

A seleção portuguesa de basquetebol de sub-20 sagrou-se, este domingo, campeã europeia da Divisão B depois de derrotar na final a República Checa por 73-58. Portugal sagrou-se campeão europeu da Divisão B de sub-20 em …

Universidades reclamam ao Governo 10 milhões de euros para compensar redução de propinas

As universidades portuguesas reclamam do Estado o pagamento de 10 milhões de euros, de um total de 50 milhões, até ao final do ano, avança a Rádio Renascença esta segunda-feira. Em causa está a compensação …

Proteção Civil vai gastar mais de 900 mil euros em SMS com avisos à população

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai gastar este ano mais de 900 mil euros na aquisição de serviços para o envio de “SMS em massa” de avisos à população. De acordo com …

CDS propõe regime de proteção do denunciante para combater corrupção

O CDS-PP vai propor, no seu programa eleitoral para as legislativas, um regime de proteção do denunciante para combater a corrupção, "pressentida pelos portugueses como um dos maiores problemas do país". Esta é a oitava medida …