Lexus da Câmara de Ovar causa polémica. Vice do PSD diz que é “oportunidade de negócio”

PSD / Flickr

Salvador Malheiro, Presidente da Câmara de Ovar e vice-presidente do PSD.

Há uma polémica em torno do carro de luxo que está ao serviço do presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, um Lexus que custa 130 mil euros. Mas o autarca e vice-presidente do PSD diz que é uma “oportunidade de negócio”.

O aluguer de um carro de luxo, um Lexus LS 500 H, por parte da Câmara Municipal de Ovar, para ficar ao serviço do presidente Salvador Malheiro, está a levantar críticas da oposição pelo elevado custo do veículo.

O CDS local fala de uma “excentricidade”, como cita o Correio da Manhã (CM), notando que o partido quer que a autarquia devolva o carro.

A viatura, cujo custo de mercado ronda os 130 mil euros, tem um preço de aluguer de 1600 euros mensais, como destaca o mesmo jornal.

Para Salvador Malheiro a polémica em torno do carro é mera “politiquice interna”, já que considera que o aluguer do Lexus constitui uma “oportunidade de negócio”, como refere o CM.

O autarca explica que caso a Câmara avance para a compra da viatura, “o custo será de menos de 75 mil euros, a que serão deduzidos os 1600 mensais do actual aluguer”, aponta o diário.

No seu perfil do Facebook, o vice-presidente do PSD justifica o aluguer da viatura no âmbito da renovação da frota automóvel da autarquia que é disponibilizada ao presidente e aos vereadores, notando que “já não era renovada há mais de 6 anos”.

Revelando “preocupação com a transição energética“, a Câmara resolveu “alugar um carro híbrido extremamente seguro e confortável” e “com mais de um ano”, “junto de uma empresa com enorme história e tradição em Ovar”, o grupo Salvador Caetano, sustenta Salvador Malheiro.

“Os desafios da descarbonização e da economia circular passam muito por encarar a mobilidade como um verdadeiro serviço” e, para isso, é preciso “fomentar cada vez mais a partilha de bens e o aluguer de serviços“, acrescenta o autarca.

SV, ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Câmara de Ovar… Câmara de Ovar… Apresentei denúncia identificada em 2016 sobre construção sem licença de 2 edifícios, por um empresário local apoiante do PSD, e até hoje nada de licenciamento nem demolição. E o pobre que constrói, sem licença, uma garagem para o carro tem no dia a seguir um recadinho da câmara para proceder à legalização. Fiscal, fiscal, quem manda em ti…

    • Tem de apresentar essa queixa na PGR! É por aí que isso tem de entrar para esta gentalha ser posta no sítio.
      Em Coimbra o autarca local também já comprou um avião de mais de 120 mil euros. Só falta o aeroporto. Diz que vai construir um entretanto. Pelo meio não sei como ainda não foi preso. Compra-se um carro por 120 mil euros e anda-se solto. Isto deveria ser prisão imediata. Anda um país a fazer esforços para suas excelências andarem a gozar com o povo. Pqp estes labregos todos.

  2. Enquanto os políticos suecos andam de transporte público, estes palhaços em Portugal não dispensam andar de cu tremido em carros topos de gama. E a gente que pague as vaidades destes parasitas….

  3. …”a frota já não era renovada há mais de 6 anos”, pois, o meu carro é de 2013 e não estou a pensar renová-lo…, como dizia um velho amigo, com a carteira dos outros faço figura de rico…
    Para além do aluguer de 1600,00 só o seguro devem ser mais umas centenas, ou seja, em 6 anos o popó vai custar aos ovarenses aí uns 200.000, gostava de saber porque é uma autarquia de terceira (nem que fosse de primeira) tem de comprar um carro com 330cv e 3000cm3, acho que esta despesa devia era ser imputada no irs desse senhor como rendimento sujeito a IRS. Enfim, vamos ver o que o Rui Rio diz desta.

  4. esta cambada não tem o minimo de vergonha na cara.

    uma câmara na falência entre tantas outras, ou melhor, quase todas elas, a esbanjar o dinheiro que não é destas personagens.

    uma vez mais a diferença entre uns e outros nem sequer se nota no cheiro.

    é assim o Estado colectivista em que vivemos e onde esta cambada em vez de servir se serve de todos nós.

  5. Assim se vê a categoria dos que se candidatam para gerir os bens públicos que o povo vota e depois desbaratam assim o nosso dinheiro tem que fazer leis para acabar com esta pouca vergonha,então um carro que custa-se 200 euros mensais não chegava bem e hibridos também,não tem que ser 1600,00,paga zé.

  6. Há dias foi entrevistado o presidente da Câmara do Seixal e o regabofe é o mesmo. Carros topo de gama numa câmara das mais endividadas e tachos para os amigos do partido até dizer chega. Um não apanhou tacho na Câmara de Almada foi para o Seixal fazer qualquer coisa com um bruto ordenado. Outro, numa câmara dos arredores a mesma coisa. O presidente dizia: nós precisávamos deles e sabíamos as competências e admitimo-los. Era tudo corja do partido. Não fossem eles comunas do partido e veríamos se a câmara precisava deles…! E esta gente ainda querem mais autonomia e mais dinheiro||

  7. Um carro é preciso, que não é preciso é um carro de 75000 euros (a acreditar que seja esse o preço).
    Há muitos modelos confortáveis e seguros por 30000€ – menos de metade!

  8. Os autarcas deviam era andar de transportes públicos para verem os transtornos que os comuns mortais passam todos os dias para ir e vir do trabalho. Os enormes tempos de espera sem qualquer consideração pelos utentes, falta de manutenção das linhas e dos comboios etc, etc…

RESPONDER

Cria de lobo-marinho voltou a aparecer no areal do Porto Santo

A cria de lobo-marinho que tem feito do areal da ilha do Porto Santo o seu local de descanso voltou a aparecer hoje, depois de ter desaparecido desde terça-feira à noite. A bióloga Rosa Pires, do …

Há um fóssil único de tiranossauro bebé à venda no eBay (e os cientistas estão indignados)

O esqueleto "único" de um filhote de tiranossauto (Tyrannosaurus rex) com mais de 60 milhões de anos foi posto à venda na plataforma eBay nos Estados Unidos. O vendedor pede quase 3 milhões de dólares …

Agência francesa adverte: troque ibuprofeno por paracetamol

A agência francesa do medicamento ANSM fez uma advertência a médicos e pacientes sobre riscos decorrentes do uso do ibuprofeno e do cetoprofeno, que podem agravar infeções em tratamento, e pediu uma investigação a nível …

"Lendária" e misteriosa espécie de orca avistada por cientistas

Cientistas admitem o possível avistamento de uma das espécies de orca mais misteriosas da natureza. A orca é conhecida como o "Tipo D", mas muito raramente foi vista ou ouvida. A orca foi avistada no Cabo …

Nacional vs Sporting | Triunfo curto para tanto domínio

O Sporting foi à Madeira somar a sua sétima vitória consecutiva na Liga NOS. No terreno do Nacional, os “leões” ganharam por 1-0, num jogo em que o resultado não espelha a grande superioridade da …

Titã pode ter "lagos fantasmas" e cavernas

Titã, a lua e Saturno, é surpreendentemente semelhante à Terra. Tem lagos, rios e oceanos profundos (e possivelmente cavernas) que poderiam sustentar vida. Em Titã, a chuva não é água, mas sim metano líquido. Duas …

As barbas podem ter mais bactérias do que o pêlo dos cães

Uma equipa de investigadores suíços descobriu que as barbas podem ter mais micróbios prejudiciais à saúde humana do que o pêlo dos cães. Uma recente investigação realizada pela clínica Hirslanden, na Suíça, descobriu que as barbas …

Há uma cidade onde é proibido morrer

Longyearbyen, capital do arquipélago de Svalbard, na Noruega, deu o passo muito incomum de proibir a morte naquela região. Desde 1950, ninguém está legalmente autorizado a morrer na cidade. Até uma pessoa que lá tenha vivido …

Este ano já morreram 129 pessoas na estrada. O telemóvel leva as culpas

A Secretaria de Estado da Proteção Civil informou hoje que morreram 129 pessoas nas estradas portuguesas, menos uma morte do que em período homólogo de 2018 e o telemóvel ao volante tem contribuído para aumento …

Musk ganha 40 mil vezes mais que os seus empregados (mas não levanta os cheques)

Elon Musk, o criador da Tesla, ganha 40 mil vezes mais do que a média dos seus trabalhadores. Por outro lado, o multimilionário Warren Buffett recebe sete vezes menos que os seus trabalhadores. Os dados divulgados …