Lexus da Câmara de Ovar causa polémica. Vice do PSD diz que é “oportunidade de negócio”

PSD / Flickr

Salvador Malheiro, Presidente da Câmara de Ovar e vice-presidente do PSD.

Há uma polémica em torno do carro de luxo que está ao serviço do presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, um Lexus que custa 130 mil euros. Mas o autarca e vice-presidente do PSD diz que é uma “oportunidade de negócio”.

O aluguer de um carro de luxo, um Lexus LS 500 H, por parte da Câmara Municipal de Ovar, para ficar ao serviço do presidente Salvador Malheiro, está a levantar críticas da oposição pelo elevado custo do veículo.

O CDS local fala de uma “excentricidade”, como cita o Correio da Manhã (CM), notando que o partido quer que a autarquia devolva o carro.

A viatura, cujo custo de mercado ronda os 130 mil euros, tem um preço de aluguer de 1600 euros mensais, como destaca o mesmo jornal.

Para Salvador Malheiro a polémica em torno do carro é mera “politiquice interna”, já que considera que o aluguer do Lexus constitui uma “oportunidade de negócio”, como refere o CM.

O autarca explica que caso a Câmara avance para a compra da viatura, “o custo será de menos de 75 mil euros, a que serão deduzidos os 1600 mensais do actual aluguer”, aponta o diário.

No seu perfil do Facebook, o vice-presidente do PSD justifica o aluguer da viatura no âmbito da renovação da frota automóvel da autarquia que é disponibilizada ao presidente e aos vereadores, notando que “já não era renovada há mais de 6 anos”.

Revelando “preocupação com a transição energética“, a Câmara resolveu “alugar um carro híbrido extremamente seguro e confortável” e “com mais de um ano”, “junto de uma empresa com enorme história e tradição em Ovar”, o grupo Salvador Caetano, sustenta Salvador Malheiro.

“Os desafios da descarbonização e da economia circular passam muito por encarar a mobilidade como um verdadeiro serviço” e, para isso, é preciso “fomentar cada vez mais a partilha de bens e o aluguer de serviços“, acrescenta o autarca.

SV, ZAP //

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Câmara de Ovar… Câmara de Ovar… Apresentei denúncia identificada em 2016 sobre construção sem licença de 2 edifícios, por um empresário local apoiante do PSD, e até hoje nada de licenciamento nem demolição. E o pobre que constrói, sem licença, uma garagem para o carro tem no dia a seguir um recadinho da câmara para proceder à legalização. Fiscal, fiscal, quem manda em ti…

    • Tem de apresentar essa queixa na PGR! É por aí que isso tem de entrar para esta gentalha ser posta no sítio.
      Em Coimbra o autarca local também já comprou um avião de mais de 120 mil euros. Só falta o aeroporto. Diz que vai construir um entretanto. Pelo meio não sei como ainda não foi preso. Compra-se um carro por 120 mil euros e anda-se solto. Isto deveria ser prisão imediata. Anda um país a fazer esforços para suas excelências andarem a gozar com o povo. Pqp estes labregos todos.

  2. Enquanto os políticos suecos andam de transporte público, estes palhaços em Portugal não dispensam andar de cu tremido em carros topos de gama. E a gente que pague as vaidades destes parasitas….

  3. …”a frota já não era renovada há mais de 6 anos”, pois, o meu carro é de 2013 e não estou a pensar renová-lo…, como dizia um velho amigo, com a carteira dos outros faço figura de rico…
    Para além do aluguer de 1600,00 só o seguro devem ser mais umas centenas, ou seja, em 6 anos o popó vai custar aos ovarenses aí uns 200.000, gostava de saber porque é uma autarquia de terceira (nem que fosse de primeira) tem de comprar um carro com 330cv e 3000cm3, acho que esta despesa devia era ser imputada no irs desse senhor como rendimento sujeito a IRS. Enfim, vamos ver o que o Rui Rio diz desta.

  4. esta cambada não tem o minimo de vergonha na cara.

    uma câmara na falência entre tantas outras, ou melhor, quase todas elas, a esbanjar o dinheiro que não é destas personagens.

    uma vez mais a diferença entre uns e outros nem sequer se nota no cheiro.

    é assim o Estado colectivista em que vivemos e onde esta cambada em vez de servir se serve de todos nós.

  5. Assim se vê a categoria dos que se candidatam para gerir os bens públicos que o povo vota e depois desbaratam assim o nosso dinheiro tem que fazer leis para acabar com esta pouca vergonha,então um carro que custa-se 200 euros mensais não chegava bem e hibridos também,não tem que ser 1600,00,paga zé.

  6. Há dias foi entrevistado o presidente da Câmara do Seixal e o regabofe é o mesmo. Carros topo de gama numa câmara das mais endividadas e tachos para os amigos do partido até dizer chega. Um não apanhou tacho na Câmara de Almada foi para o Seixal fazer qualquer coisa com um bruto ordenado. Outro, numa câmara dos arredores a mesma coisa. O presidente dizia: nós precisávamos deles e sabíamos as competências e admitimo-los. Era tudo corja do partido. Não fossem eles comunas do partido e veríamos se a câmara precisava deles…! E esta gente ainda querem mais autonomia e mais dinheiro||

  7. Um carro é preciso, que não é preciso é um carro de 75000 euros (a acreditar que seja esse o preço).
    Há muitos modelos confortáveis e seguros por 30000€ – menos de metade!

  8. Os autarcas deviam era andar de transportes públicos para verem os transtornos que os comuns mortais passam todos os dias para ir e vir do trabalho. Os enormes tempos de espera sem qualquer consideração pelos utentes, falta de manutenção das linhas e dos comboios etc, etc…

  9. A câmara de Aveiro não cumpre a lei há mais de 8 anos!!! (DL n.º 84/2019, de 28/06 – REGIME JURÍDICO DO PARQUE DE VEÍCULOS DO ESTADO) – Não existe regulamento de utilização de veículos da autarquia!!!
    Verifica-se que os carros utilizados pelos políticos andam à paisana, sem qualquer placa identificativa! Não é preenchido livro de bordo, nomeadamente os quilómetros por deslocação e correspondente utilizador…! O seu uso para propósitos particulares fica assim longe da fiscalização passiva do cidadão e também dos serviços autárquicos! Tudo vale?!
    Não se cumpre a lei e nada acontece!!!
    Nem os partidos da oposição exigem o cumprimento da lei!
    É o país que temos….!

RESPONDER

Vila Galé abandona projeto que ameaçava reserva indígena no Brasil

O Vila Galé anunciou que vai abandonar o projeto para a instalação de um resort na região da Bahia, que tem estado debaixo de críticas por estar previsto para um local de potencial reserva indígena. Em …

Depois de ter sido expulsa da Hungria, universidade criada por George Soros reabre na Áustria

A Universidade da Europa Central, criada pelo bilionário George Soros em Budapeste, na Hungria, em 1991, foi expulsa do país depois que o primeiro-ministro Viktor Orbán a acusou de promover valores liberais no país, incluindo …

Bloco defende fim de portagens nas ex-Scut do interior

A coordenadora do BE defendeu esta segunda-feira, no Porto, o fim das portagens nas ex-Scut do interior do país e a necessidade de "rever" as parcerias público-privadas rodoviárias por serem "absolutamente lesivas para os cofres …

Jovem muçulmana de Tavira já tem equipamento para jogar basquetebol

A jovem atleta do Clube de Basquetebol de Tavira, impedida de alinhar num jogo no passado domingo, já possui o equipamento que lhe permite jogar segundo as regras da modalidade e da religião muçulmana. Fátima Habib …

Presidente da Catalunha começa a ser julgado por desobediência

O presidente do Governo regional da Catalunha reconheceu, esta segunda-feira, que não cumpriu a ordem da comissão nacional de eleições espanhola de remover os símbolos separatistas alegando ser "ilegal" e de cumprimento "impossível". "Sim, eu desobedeci", …

Um restaurante acabou de abrir a um quarteirão da Casa Branca. Chama-se "Comida de Imigrante"

Um restaurante chamado "Immigrant Food" ("Comida de Imigrante") abriu a um quarteirão da Casa Branca. O local quer fazer com que ajudar imigrantes seja tão fácil como pedir comida de um menu. Assim, além de comida, …

Trump admite testemunhar no inquérito para a sua destituição

O Presidente dos EUA admitiu, esta segunda-feira, "considerar seriamente" a possibilidade de testemunhar por escrito no inquérito para a sua destituição, que decorre no Congresso. "Embora não tenha feito nada de errado e não goste de …

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …