Depois dos lesados do BES, protestam os “lesados pelos javalis”

Os “lesados pelos javalis”, como se auto-denominam agricultores de vários municípios da região Centro cujas plantações têm sido destruídas por estes animais selvagens, manifestaram-se em Coimbra, para exigir ao Estado indemnizações pelos prejuízos.

Num movimento que faz uma referência directa aos lesados do BES, que têm realizado vários protestos, agricultores que se sentem prejudicados pelos javalis organizaram uma manifestação nesta quarta-feira, 17 de Abril, junto às instalações da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, em Coimbra.

Após intervenções de dirigentes da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), uma delegação dos manifestantes entregou ao director regional, Fernando Martins, uma exposição em que reclamam do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural uma “resposta favorável” no prazo de um mês.

Os agricultores também entregaram a este responsável um abaixo-assinado, onde exigem “ser ressarcidos dos prejuízos na agricultura provocados por animais”. O documento reúne cerca de 300 signatários, segundo Isménio Oliveira da Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO), associada da CNA.

“Estes animais, sobretudo os javalis, estão a destruir as culturas agrícolas de centenas de explorações”, disse aos jornalistas o dirigente da CNA João Dinis.

Os produtores “não são inimigos dos veados, javalis e corças, nem dos caçadores”, mas recusam ser “obrigados a ter de alimentar” os animais, acentuou o dirigente, frisando que cabe ao Estado ressarcir os agricultores.

“Há populações destes animais fora de controlo em certas regiões”, segundo os manifestantes que pedem a intervenção do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, do Ministério da Agricultura e do Governo.

João Dinis considerou ainda que “até o Presidente da República“, Marcelo Rebelo de Sousa, “que anda sempre a deslocar-se pelo interior, pode ter uma palavra” para que o problema seja resolvido.

Fica ainda o alerta de que há “o perigo real de se precipitarem problemas graves” na sanidade de animais domésticos, como os porcos, “com destaque para a peste suína africana, a partir dos javalis”.

Deste modo, os manifestantes exigem “o controlo da densidade, capacidade reprodutiva e mobilidade das populações destes animais selvagens”, com elaboração “urgente, mas participada”, de planos públicos de contingência.

Na organização da manifestação, estiveram igualmente envolvidas a União dos Agricultores do Distrito de Leiria e a Associação dos Baldios e Agricultores da Região de Viseu.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Claro o estado é que é responsável pelos javalis selvagens e portanto vamos extorquir o estado!Acho que já chega não!

    • Mas é mesmo! É o Estado que incentiva a espécie e proíbe a sua morte. Logo é sempre responsável pela enorme praga de javalis que já atualmente no país

  2. todos sabem que o javali é um animal que estraga qualquer terreno semeado
    é mandar a factura ao pessoal do PAN
    quando os javalis atacarem as pessoas é que alguem toma alguma medida, ate lá é o deixa andar
    é ver quando se pode fazer umas batidas ao javali e organiza-las

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …