Depois dos lesados do BES, protestam os “lesados pelos javalis”

Os “lesados pelos javalis”, como se auto-denominam agricultores de vários municípios da região Centro cujas plantações têm sido destruídas por estes animais selvagens, manifestaram-se em Coimbra, para exigir ao Estado indemnizações pelos prejuízos.

Num movimento que faz uma referência directa aos lesados do BES, que têm realizado vários protestos, agricultores que se sentem prejudicados pelos javalis organizaram uma manifestação nesta quarta-feira, 17 de Abril, junto às instalações da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, em Coimbra.

Após intervenções de dirigentes da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), uma delegação dos manifestantes entregou ao director regional, Fernando Martins, uma exposição em que reclamam do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural uma “resposta favorável” no prazo de um mês.

Os agricultores também entregaram a este responsável um abaixo-assinado, onde exigem “ser ressarcidos dos prejuízos na agricultura provocados por animais”. O documento reúne cerca de 300 signatários, segundo Isménio Oliveira da Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO), associada da CNA.

“Estes animais, sobretudo os javalis, estão a destruir as culturas agrícolas de centenas de explorações”, disse aos jornalistas o dirigente da CNA João Dinis.

Os produtores “não são inimigos dos veados, javalis e corças, nem dos caçadores”, mas recusam ser “obrigados a ter de alimentar” os animais, acentuou o dirigente, frisando que cabe ao Estado ressarcir os agricultores.

“Há populações destes animais fora de controlo em certas regiões”, segundo os manifestantes que pedem a intervenção do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, do Ministério da Agricultura e do Governo.

João Dinis considerou ainda que “até o Presidente da República“, Marcelo Rebelo de Sousa, “que anda sempre a deslocar-se pelo interior, pode ter uma palavra” para que o problema seja resolvido.

Fica ainda o alerta de que há “o perigo real de se precipitarem problemas graves” na sanidade de animais domésticos, como os porcos, “com destaque para a peste suína africana, a partir dos javalis”.

Deste modo, os manifestantes exigem “o controlo da densidade, capacidade reprodutiva e mobilidade das populações destes animais selvagens”, com elaboração “urgente, mas participada”, de planos públicos de contingência.

Na organização da manifestação, estiveram igualmente envolvidas a União dos Agricultores do Distrito de Leiria e a Associação dos Baldios e Agricultores da Região de Viseu.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Claro o estado é que é responsável pelos javalis selvagens e portanto vamos extorquir o estado!Acho que já chega não!

    • Mas é mesmo! É o Estado que incentiva a espécie e proíbe a sua morte. Logo é sempre responsável pela enorme praga de javalis que já atualmente no país

  2. todos sabem que o javali é um animal que estraga qualquer terreno semeado
    é mandar a factura ao pessoal do PAN
    quando os javalis atacarem as pessoas é que alguem toma alguma medida, ate lá é o deixa andar
    é ver quando se pode fazer umas batidas ao javali e organiza-las

RESPONDER

CIP muda estatutos e António Saraiva recandidata-se ao quarto mandato

Uma alteração aos estatutos que será apreciada numa assembleia geral agendada para o dia 11 de novembro poderá vir a permitir que António Saraiva, atual presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal, se recandidate …

PS adia negociações com partidos de esquerda

Os socialistas vão adiar todas as reuniões com os partidos sobre as medidas para o Orçamento do Estado. O encontro com o BE estava marcado para amanhã e foi cancelado. O mesmo acontecerá com o …

Protestos continuam em Londres. Ativistas invadem centro financeiro

Centenas de ativistas pelo clima do grupo Extinction Rebellion invadiram esta segunda-feira o centro financeiro de Londres para manifestarem repúdio por as grandes corporações financiarem os combustíveis fósseis. Muitos manifestantes, protegidos da intensa chuva com lonas …

"Tenho muitas dívidas, muito financiamento por pagar"

Isabel dos Santos explicou em entrevista à Lusa a origem dos seus investimentos, salientando serem totalmente privados, o que a levou a criar muitas dívidas. Disse ainda que os empresários têm dificuldade em trabalhar e …

Estados Unidos autorizados a aplicar taxas sobre produtos europeus

A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou oficialmente esta segunda-feira os Estados Unidos a aplicar taxas alfandegárias sobre 7500 milhões de dólares de importações oriunda da União Europeia devido aos subsídios dados à Airbus. A OMC …

Tribunal rejeita providência cautelar requerida pela Ordem dos Enfermeiros contra ministério

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa rejeitou a providência cautelar pedida pela Ordem dos Enfermeiros (OE) contra o Ministério da Saúde no processo de sindicância à OE, anunciou esta segunda-feira o Governo. Em comunicado, o …

Paraísos fiscais. Portugal transferiu 672 milhões em 2018

Os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros no ano passado para territórios que constavam das listas de offshores problemáticos da União Europeia. Em 2018, os bancos a operar em Portugal transferiram 672 …

Discurso da Rainha. Entre crime, saúde e imigração, o Brexit foi destaque

Várias propostas de lei relacionadas com o Brexit destacam-se no programa do governo britânico para os próximos meses apresentado esta segunda-feira pela rainha Isabel II no parlamento, o qual inclui a implementação de um eventual …

Conservadores polacos vencem legislativas com maioria absoluta

Os conservadores nacionalistas no poder na Polónia venceram as eleições legislativas com 45,16% dos votos, de acordo com os resultados oficiais que se referem à contagem de 82,79% das circunscrições. O partido conservador eurocético Lei e …

Ambulâncias rejeitadas no Hospital de Setúbal por sobrelotação das urgências

Ambulâncias que chegavam ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal, durante a tarde de domingo, foram encaminhadas para outros hospitais. As urgências do centro hospitalar estavam sobrelotadas. Entre as 12h e as 16h30 deste domingo, o …