Lesados do BES pedem a Passos isenção de custas processuais

José Coelho / Lusa

Manifestação dos lesados do papel comercial do BES em frente à agência do Novo Banco no Largo do Toural, em Guimarães

Manifestação dos lesados do papel comercial do BES em frente a uma agência do Novo Banco

Os Lesados de Papel Comercial do Grupo Espírito Santo (GES) vão pedir ao Governo esta semana a isenção de taxas e de custas processuais depois de o primeiro-ministro se ter disponibilizado para organizar uma subscrição pública para os ajudar.

“Já há alguns dias que a defesa está a preparar o envio de uma comunicação ao Governo em que solicita a isenção de taxas de justiça e custas processuais – de forma extraordinária – para os lesados de Papel Comercial do Banco Espírito Santo”, segundo um comunicado do movimento dos lesados, onde se adianta que o pedido será enviado esta semana.

Segundo o mesmo comunicado, “essa isenção permitiria igualdade de armas, uma vez que os responsáveis pelos créditos dos lesados são muitos, solidariamente responsáveis, e de poder económico que lhes garante litigar sem dificuldades”.

O pedido dos lesados surge depois das declarações do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, durante o fim-de-semana, quando garantiu que estava disponível para organizar uma subscrição pública para os auxiliar.

“Se não tem dinheiro para ir a tribunal, eu organizarei uma subscrição pública para os ajudar a recorrer à justiça”, disse Passos Coelho depois de confrontado por um cidadão que se diz lesado pelo investimento feito em papel comercial do grupo, que faliu há pouco mais de um ano.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Era só o que faltava!!
    Andaram a “brincar aos investimentos” e agora são todos inocentes e enganados e, ainda por cima, não querem pagar nada!!
    Tá bonito – já basta querem que o resto do povo paga a sua ganancia/ignorância/estupidez!!!

  2. SE FORMOS POR AI O POVO JÁ PAGA MESMO MILHÕES EM TRIBUNAIS PARA DEFENDER GENTE DE PODER QUE SE SABE DESCARADAMENTE QUE SÃO CULPADOS DOS SEUS DESVIOS E MESMO ASSIM NUNCA FICAM PRESOS MAS LÁ SE VÃO OS MILHÕES GASTOS EM TRIBUNAIS E POR VEZES AINDA COM INDEMNIZAÇÕES MILIONÁRIAS PARA QUE ROUBOU, SÓ POSSO DIZER QUE ESTAMOS PERDIDOS

RESPONDER

Internamentos voltam a descer. Portugal regista 949 novos casos e 28 mortes

Portugal registou esta sexta-feira 949 novos casos de infeção por covid-19 e mais 28 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, nas …

Papa inicia hoje visita ao Iraque como "peregrino da paz"

O Papa Francisco inicia hoje uma visita de quatro dias ao Iraque, a primeira de um papa a um país muçulmano de maioria xiita, numa missão em que se apresenta como "peregrino da paz". "Venho como …

Novo Banco. Carlos Costa pede para ser ouvido por videoconferência devido à sua idade e saúde

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, pediu à comissão de inquérito sobre o Novo Banco para ser ouvido remotamente, por videoconferência, devido à sua idade e fragilidades de saúde, segundo informação enviada …

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês já está traçado

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês, incluindo o do antigo primeiro-ministro José Sócrates e o do banqueiro Ricardo Salgado, está decidido. Uma fonte judicial adiantou ao Expresso que só o juiz Ivo Rosa conhece …

Portugal "não está livre de uma quarta vaga" de contágios quando desconfinar

Na quarta-feira, Graça Freitas admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes repete o alerta da diretora-geral da Saúde. Portugal pode enfrentar …

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …