Lesados do BES pedem a Passos isenção de custas processuais

José Coelho / Lusa

Manifestação dos lesados do papel comercial do BES em frente à agência do Novo Banco no Largo do Toural, em Guimarães

Manifestação dos lesados do papel comercial do BES em frente a uma agência do Novo Banco

Os Lesados de Papel Comercial do Grupo Espírito Santo (GES) vão pedir ao Governo esta semana a isenção de taxas e de custas processuais depois de o primeiro-ministro se ter disponibilizado para organizar uma subscrição pública para os ajudar.

“Já há alguns dias que a defesa está a preparar o envio de uma comunicação ao Governo em que solicita a isenção de taxas de justiça e custas processuais – de forma extraordinária – para os lesados de Papel Comercial do Banco Espírito Santo”, segundo um comunicado do movimento dos lesados, onde se adianta que o pedido será enviado esta semana.

Segundo o mesmo comunicado, “essa isenção permitiria igualdade de armas, uma vez que os responsáveis pelos créditos dos lesados são muitos, solidariamente responsáveis, e de poder económico que lhes garante litigar sem dificuldades”.

O pedido dos lesados surge depois das declarações do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, durante o fim-de-semana, quando garantiu que estava disponível para organizar uma subscrição pública para os auxiliar.

“Se não tem dinheiro para ir a tribunal, eu organizarei uma subscrição pública para os ajudar a recorrer à justiça”, disse Passos Coelho depois de confrontado por um cidadão que se diz lesado pelo investimento feito em papel comercial do grupo, que faliu há pouco mais de um ano.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Era só o que faltava!!
    Andaram a “brincar aos investimentos” e agora são todos inocentes e enganados e, ainda por cima, não querem pagar nada!!
    Tá bonito – já basta querem que o resto do povo paga a sua ganancia/ignorância/estupidez!!!

  2. SE FORMOS POR AI O POVO JÁ PAGA MESMO MILHÕES EM TRIBUNAIS PARA DEFENDER GENTE DE PODER QUE SE SABE DESCARADAMENTE QUE SÃO CULPADOS DOS SEUS DESVIOS E MESMO ASSIM NUNCA FICAM PRESOS MAS LÁ SE VÃO OS MILHÕES GASTOS EM TRIBUNAIS E POR VEZES AINDA COM INDEMNIZAÇÕES MILIONÁRIAS PARA QUE ROUBOU, SÓ POSSO DIZER QUE ESTAMOS PERDIDOS

RESPONDER

Cortaram a água nas instalações da Tesla na Alemanha. Havia contas por pagar

A empresa pública alemã WSE cortou (e já restabeleceu) o fornecimento de água nas instalações da Tesla em Grünheide, onde nascerá a primeira gigafactory europeia da empresa, devido à falta de pagamento das contas. Na semana …

Trabalhadores remotos estão a encher pequenas cidades (que agora têm os problemas das grandes)

A pandemia de covid-19 está a levar a um novo fenómeno: a migração para "comunidades de passagem" - pequenas cidades próximas a grandes terras e estações de esqui - à medida que mais pessoas começam …

EUA vão retirar Sudão da "lista negra" de países apoiantes do terrorismo

O Sudão vai ser retirado da lista de países apoiantes do terrorismo, anunciou na segunda-feira o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, numa medida que permitirá ao país africano voltar a ter acesso a …

Trump testou positivo à covid-19 e Fauci não ficou nada surpreendido

Anthony Fauci, o principal especialista norte-americano em doenças infeciosas, revelou esta semana que não ficou nada surpreendido com o facto de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter testado positivo à covid-19.  Em entrevista ao …

Benfica castigado com um jogo de interdição da Luz

O Benfica foi punido com um jogo de interdição do Estádio da Luz e uma multa de 10.200 euros pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por apoio a claques não …

Homem muda a matrícula do carro para ficar "invisível", mas acaba com multas pendentes de 12 mil dólares

Um especialista em segurança cibernética norte-americano, conhecido como Droogie, trocou a matrícula do seu carro e pôs em prática um plano para tentar tornar o veículo indetetável nos leitores de matrículas e sistemas de bilhetes. …

Fenprof diz que já são mais de 330 as escolas com casos positivos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou que já são mais de 330 as escolas em que confirmou existirem casos de covid-19 e acusou o Ministério da Educação de “esconder informação” solicitada a este propósito. Os …

Boeing 737 Max novamente seguro para voar, diz regulador europeu

O 737 Max da Boeing, avião suspenso desde março de 2019 devido a dois acidentes que resultaram na morte de 346 pessoas, é novamente seguro para voar, afirmou o diretor executivo da Agência Europeia para …

Nenhum deputado quis fazer o parecer sobre lei da Stayaway Covid

A comissão de Assuntos Constitucionais viveu esta terça-feira momentos de boa disposição quando nenhum deputado se voluntariou para fazer um parecer sobre a proposta de lei do Governo para tornar obrigatória a aplicação Stayaway Covid. Apesar …

Instagram investigado na Irlanda pela gestão de dados dos utilizadores menores de idade

A comissão que regula a proteção de dados irlandesa abriu em setembro dois inquéritos à rede social Instagram, com base na gestão de dados dos utilizadores menores de idade daquela rede social. A Comissão de Proteção …