Lesados do BES pedem a Passos isenção de custas processuais

José Coelho / Lusa

Manifestação dos lesados do papel comercial do BES em frente à agência do Novo Banco no Largo do Toural, em Guimarães

Manifestação dos lesados do papel comercial do BES em frente a uma agência do Novo Banco

Os Lesados de Papel Comercial do Grupo Espírito Santo (GES) vão pedir ao Governo esta semana a isenção de taxas e de custas processuais depois de o primeiro-ministro se ter disponibilizado para organizar uma subscrição pública para os ajudar.

“Já há alguns dias que a defesa está a preparar o envio de uma comunicação ao Governo em que solicita a isenção de taxas de justiça e custas processuais – de forma extraordinária – para os lesados de Papel Comercial do Banco Espírito Santo”, segundo um comunicado do movimento dos lesados, onde se adianta que o pedido será enviado esta semana.

Segundo o mesmo comunicado, “essa isenção permitiria igualdade de armas, uma vez que os responsáveis pelos créditos dos lesados são muitos, solidariamente responsáveis, e de poder económico que lhes garante litigar sem dificuldades”.

O pedido dos lesados surge depois das declarações do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, durante o fim-de-semana, quando garantiu que estava disponível para organizar uma subscrição pública para os auxiliar.

“Se não tem dinheiro para ir a tribunal, eu organizarei uma subscrição pública para os ajudar a recorrer à justiça”, disse Passos Coelho depois de confrontado por um cidadão que se diz lesado pelo investimento feito em papel comercial do grupo, que faliu há pouco mais de um ano.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Era só o que faltava!!
    Andaram a “brincar aos investimentos” e agora são todos inocentes e enganados e, ainda por cima, não querem pagar nada!!
    Tá bonito – já basta querem que o resto do povo paga a sua ganancia/ignorância/estupidez!!!

  2. SE FORMOS POR AI O POVO JÁ PAGA MESMO MILHÕES EM TRIBUNAIS PARA DEFENDER GENTE DE PODER QUE SE SABE DESCARADAMENTE QUE SÃO CULPADOS DOS SEUS DESVIOS E MESMO ASSIM NUNCA FICAM PRESOS MAS LÁ SE VÃO OS MILHÕES GASTOS EM TRIBUNAIS E POR VEZES AINDA COM INDEMNIZAÇÕES MILIONÁRIAS PARA QUE ROUBOU, SÓ POSSO DIZER QUE ESTAMOS PERDIDOS

RESPONDER

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …