/

Já há lentes de contacto que escurecem ao sol

Já imaginou não ter de usar nunca óculos de sol? A administração de drogas e alimentos dos Estados Unidos aprovou a comercialização de umas lentes de contacto que escurecem automaticamente quando expostas à luz.

A Food and Drug Administration (FDA), a administração de drogas e alimentos norte-americana, aprovou para comercialização as primeiras lentes de contacto que escurecem automaticamente quando expostas ao sol.

Isto é possível graças a um aditivo especial que torna as lentes mais escuras quando são expostas à luz brilhante, voltando a ficar mais claras em condições normais ou sem luz. Esta é a primeira lente de contacto a incorporar a mesma tecnologia já usada em óculos que escurecem automaticamente ao sol.

As lentes Acuvue Oasys, comercializadas pela Johnson & Johnson Vision Care Inc., utilizam a tecnologia “Transitions Light Intelligent”, são gelatinosas, de uso diário e tem uma validade máxima de 14 dias. As pessoas que as venham a utilizar não devem dormir com elas, nem expô-las à água.

As lentes podem ser usadas tanto por pessoas com miopia ou hipermetropia. Também podem ser usadas por pacientes com certos graus de astigmatismo e curvatura anormal do olho. No entanto, há algumas exceções.

Estas novas lentes nunca devem ser utilizadas por pessoas com inflamação ou infeção nos olhos, com doenças ou lesões oculares, com olhos muito secos ou com condições alérgicas que podem ser exacerbadas pelo uso deste acessório.

A aprovação por parte da FDA aconteceu depois de várias pesquisas, nas quais se inclui um estudo clínico de avaliação do desempenho destas lentes durante a condução diurna e noturna em 24 pessoas. O teste concluiu que não afetam o desempenho da visão.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.