A lenha “é o novo ouro”

6

A lenha volta a ser uma opção para as famílias que sofrem com o aumento dos preços da energia, do gás e dos combustíveis se aquecerem no inverno. Mas também esta tem vindo a aumentar, podendo atingir os 130 euros por tonelada.

A Radio Renascença relatou o caso de Gil Aguieiras, que utiliza a lenha que tem na sua propriedade, em Chaves. “A gente tem lareira em casa – recuperador- e dá muito jeito a lenha porque todos os outros combustíveis estão muito caros”.

“Antigamente tinha gás e tenho, mas não estou, neste momento, a utilizar. Era um consumo mensal de cerca de 140 a 150 euros em gás”, tenho agora uma poupança de “cerca de 600 euros por inverno, o que é considerável”, contou.

Outro dos relatos é de Dores Paiva: “como nós temos bastante lenha aproveitamos e assim também poupamos bastante. E, claro que aqui, o inverno é muito frio, temos que nos preparar. Aproveitamos a mão de obra familiar para preparar a lenha e assim a poupança é muito maior e aquecemos as casas”.

Diamantino Olmos disse à mesma estação de rádio que a procura por lenha tem sido maior. “As pessoas estão a comprar mais devido ao aumento que tem havido nos combustíveis e na eletricidade. A lenha é uma alternativa. Há pessoas que meteram aquecimento, por exemplo, a gasóleo, e agora estão a mudar para a lenha porque é mais barato”, referiu.

Quanto ao aumento do preço da lenha, indicou que, “relativamente ao que as outras coisas subiram, não subiu muito. Eu, por exemplo, subi 50 euros. Vendia a 350 euros a carga [cerca de 3.500 quilos] e agora estou a vender a 400. Não é muito”, declarou.

Já Leonardo David, ouvido também pela Renascença, vende a carga, com aproximadamente 3.500 quilos. por 450 euros. “Está a sair muito bem. O preço aumentou um bocadinho, como tudo. Nós vendemos à carrada. É mesmo a despachar. As pessoas têm frio e nós temos de as aquecer”.

A revendedora Virgínia dos Anjos, vende lenha de carvalho a reboque, que leva mais ou menos 2.000 quilos. “Depende do que as pessoas queiram levar. O reboque custa 1230 ou 130 euros (…) o preço aumentou”.

Diamantino Olmos explicou ainda que “lenha seca há muito pouca. A que havia já está toda vendida e agora o que aconselho às pessoas é que se tiverem alguma lenha seca que vão levando da verde para misturar, economizam mais e sendo assim não vai faltar lenha”.

Mas um maior recurso à lenha não é um fenómeno que está a acontecer somente em Portugal. Como o ZAP noticiou recentemente, a crise energética da Europa está a levar os cidadãos polacos a queimar lixo e a Roménia a limitar o preço da lenha.

“Estamos a ver uma queda significativa na recolha de lixo, especialmente quando se trata de materiais que, pelo menos em teoria, poderiam ser adequados para queimar, tais como papel, cartão e embalagens”, disse o presidente da câmara de uma das cidades aos meios de comunicação polacos.

O governo romeno estabeleceu um preço máximo para a lenha – cerca de 80 euros por metro cúbico. O país já havia fixado preços máximos para o gás e para a energia, de forma a aliviar o surto que se seguiu à invasão russa da Ucrânia. No país, a lenha é uma alternativa de baixo custo para combater o frio.

Relatórios anteriores apontavam para um aumento da procura de lenha noutros países da Europa, assim como um crescimento nos roubos desse material. Fontes citadas pelo Washington Post disseram ao jornal que “a lenha é o novo ouro”.

ZAP //

6 Comments

    • Que grande trengo. Tu nem sabes distinguir um pinheiro de um eucalipto e vens para aí mandar postas de pescada com a velha teoria da conspiração dos fogos…
      Quem trabalha diariamente com madeira explicava-te umas coisas mas acho que nunca compreenderias. És apenas um lerdo.

      • Então vou-vos elucidar Srs . E cada un e Venâncio . Madeira a corte de pé é vendida e mal paga , Madeira chamuscada é simplesmente “vendedada” e até há quem pague para a retirar , capito ? …. madeira chamuscada , destino ………lenha vendida a preço de ouro . Estão esclarecidos ? ….. o negocio dos fogos é uma realidade !

      • Diga-me lá a lista de condenados por fogo posto que sejam do setor madeireiro! Fico à espera. Não fale do que não sabe.

      • Dea-se au trabalho você mesmo de se informar , não sou seu criado ! …. os “espertos” como diz , não sujam as mãos ,pagam a quem quem o faça !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.