Há leites de fórmula para bebé com mais açúcar do que refrigerantes

Um novo estudo mostra que alguns leites de fórmula para bebés têm mais açúcar do que refrigerantes. Os investigadores pedem uma maior regulamentação nesta área.

Alguns leites de fórmula têm o dobro do açúcar por porção em comparação com um copo de refrigerante. Esta foi a principal descoberta de uma investigação global sobre o teor de açúcar da fórmula infantil e dos leites subsequentes. Mas talvez o mais chocante seja o facto de existirem tão poucas regulamentações para controlar o teor de açúcar e para garantir que os consumidores estejam bem informados.

Todos nós adoramos açúcar. Mas muita coisa doce pode levar à obesidade, diabetes tipo 2 e problemas dentários. A nossa preferência por alimentos açucarados deriva dos nossos ancestrais primitivos, que procuravam alimentos doces para obter energia. Porém, ser alimentados com muito açúcar quando somos bebés pode aumentar o nosso desejo por coisas doces e aumentar o risco de desenvolver doenças mais tarde na vida.

O leite materno é a fonte recomendada de nutrição para bebés, principalmente durante os primeiros seis meses de vida. Embora seja doce, o açúcar é principalmente lactose e o conteúdo é específico para as necessidades do bebé em crescimento. Por outro lado, os leites de fórmula infantil têm uma composição padronizada e contêm açúcares adicionados, como xarope de milho, que são adicionados durante a produção e não são encontrados no leite materno.

Os cientistas investigaram o teor de açúcar de 212 produtos lácteos disponíveis comercialmente, destinados a crianças com menos de três anos. Os produtos estavam a ser vendidos em supermercados de 11 países. Recolheram dados sobre o conteúdo de açúcar nos rótulos e compararam com o leite materno e com as diretrizes de conteúdo de açúcar. Também observaram a clareza dos rótulos e as estratégias de marketing usadas nas embalagens.

As descobertas documentadas num estudo publicado na semana passada na revista British Dental Journal revelaram que mais de metade dos produtos continham mais de 5g de açúcar por 100ml. Em muitos casos, o teor de açúcar era superior a 7,5g por 100ml, o que excede os níveis recomendados.

Isto ocorre numa altura em que as bebidas açucaradas foram sujeitas a uma ampla tributação para reduzir o seu teor de açúcar devido a impactos negativos na saúde. Como resultado, muitos produtos de fórmula incluídos no estudo continham quase o dobro do açúcar de bebidas conhecidas, como a Fanta.

As descobertas são alarmantes, assim como o potencial impacto negativo do alto teor de açúcar na saúde dos bebés. Os cientistas instam os pais e responsáveis a optar pelo leite materno sempre que possível. No entanto, para ajudar as famílias incapazes de amamentar os seus bebés, também têm duas recomendações importantes para os políticos:

  1. Regular com urgência a quantidade e o tipo de açúcar nos produtos para bebés. Incentivem os fabricantes a procurar formulações o mais próximo possível do leito materno. Tais regulamentos podem ser conduzidos de maneira semelhante aos impostos sobre bebidas açucaradas que foram implementadas em todo o mundo.
  2. Divulgar obrigatoriamente a adição de açúcar pelos fabricantes e implementar a introdução de um sistema de rotulagem claro na frente da embalagem.
PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E para isso que servem os leites fabricados nas fabricas a martelo para adoecer toda a gente. Bebam leitinho e adoecam para dar muito dinheirinhos as farmaceuticas.

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …