Há leites de fórmula para bebé com mais açúcar do que refrigerantes

Um novo estudo mostra que alguns leites de fórmula para bebés têm mais açúcar do que refrigerantes. Os investigadores pedem uma maior regulamentação nesta área.

Alguns leites de fórmula têm o dobro do açúcar por porção em comparação com um copo de refrigerante. Esta foi a principal descoberta de uma investigação global sobre o teor de açúcar da fórmula infantil e dos leites subsequentes. Mas talvez o mais chocante seja o facto de existirem tão poucas regulamentações para controlar o teor de açúcar e para garantir que os consumidores estejam bem informados.

Todos nós adoramos açúcar. Mas muita coisa doce pode levar à obesidade, diabetes tipo 2 e problemas dentários. A nossa preferência por alimentos açucarados deriva dos nossos ancestrais primitivos, que procuravam alimentos doces para obter energia. Porém, ser alimentados com muito açúcar quando somos bebés pode aumentar o nosso desejo por coisas doces e aumentar o risco de desenvolver doenças mais tarde na vida.

O leite materno é a fonte recomendada de nutrição para bebés, principalmente durante os primeiros seis meses de vida. Embora seja doce, o açúcar é principalmente lactose e o conteúdo é específico para as necessidades do bebé em crescimento. Por outro lado, os leites de fórmula infantil têm uma composição padronizada e contêm açúcares adicionados, como xarope de milho, que são adicionados durante a produção e não são encontrados no leite materno.

Os cientistas investigaram o teor de açúcar de 212 produtos lácteos disponíveis comercialmente, destinados a crianças com menos de três anos. Os produtos estavam a ser vendidos em supermercados de 11 países. Recolheram dados sobre o conteúdo de açúcar nos rótulos e compararam com o leite materno e com as diretrizes de conteúdo de açúcar. Também observaram a clareza dos rótulos e as estratégias de marketing usadas nas embalagens.

As descobertas documentadas num estudo publicado na semana passada na revista British Dental Journal revelaram que mais de metade dos produtos continham mais de 5g de açúcar por 100ml. Em muitos casos, o teor de açúcar era superior a 7,5g por 100ml, o que excede os níveis recomendados.

Isto ocorre numa altura em que as bebidas açucaradas foram sujeitas a uma ampla tributação para reduzir o seu teor de açúcar devido a impactos negativos na saúde. Como resultado, muitos produtos de fórmula incluídos no estudo continham quase o dobro do açúcar de bebidas conhecidas, como a Fanta.

As descobertas são alarmantes, assim como o potencial impacto negativo do alto teor de açúcar na saúde dos bebés. Os cientistas instam os pais e responsáveis a optar pelo leite materno sempre que possível. No entanto, para ajudar as famílias incapazes de amamentar os seus bebés, também têm duas recomendações importantes para os políticos:

  1. Regular com urgência a quantidade e o tipo de açúcar nos produtos para bebés. Incentivem os fabricantes a procurar formulações o mais próximo possível do leito materno. Tais regulamentos podem ser conduzidos de maneira semelhante aos impostos sobre bebidas açucaradas que foram implementadas em todo o mundo.
  2. Divulgar obrigatoriamente a adição de açúcar pelos fabricantes e implementar a introdução de um sistema de rotulagem claro na frente da embalagem.
PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E para isso que servem os leites fabricados nas fabricas a martelo para adoecer toda a gente. Bebam leitinho e adoecam para dar muito dinheirinhos as farmaceuticas.

RESPONDER

Subsídio aos pobres na pandemia "não pode ser para sempre"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta terça-feira que os subsídios destinados aos mais pobres pelo Congresso no âmbito da luta contra a pandemia de covid-19 “infelizmente para os demagogos e comunistas, não pode …

Reembolso do IVA do turismo e restauração pode demorar um ano se vier no IRS

A partir de 2021 os contribuintes poderão receber parte do valor do IVA de consumos no setor do turismo e restauração, medida anunciada pelo Governo na segunda-feira e que, antecipou a Deloitte, pode ser concretizada …

Novo lay-off passa a ser acessível para empresas com perdas entre 25% e 40%

As empresas com quebras de faturação homólogas entre 25% e 40% vão poder recorrer ao apoio à retoma progressiva, instrumento que passa também permitir a redução até 100% do horário quando a quebra de faturação …

Associação das Forças Armadas considera diretiva para comunicação inclusiva uma "provocação"

O presidente do Conselho Nacional da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) afirmou que a nova diretiva do Governo que implementa uma comunicação inclusiva em todos os documentos oficiais é uma provocação aos militares …

60 milhões de infetados na Índia? Casos podem ser 10 vezes mais do que os números oficiais

Mais de 60 milhões de pessoas na Índia podem ter sido infetadas com o novo coronavírus, dez vezes mais que os números oficiais, anunciaram esta terça-feira autoridades médicas responsáveis pela pandemia, citando um estudo nacional …

Mais dois projetos do Chega "chumbados" na comissão de Assuntos Constitucionais

A comissão de Assuntos Constitucionais concluiu esta quarta-feira pela inconstitucionalidade de duas iniciativas do Chega, um projeto de lei para limitar o número de ministros e uma resolução a propor um referendo para reduzir o …

Mourinho, Dier, Lineker: "Os jogadores deixaram de fazer aquilo no relvado?"

Mais do que a vitória sobre o Chelsea, o jogo do Tottenham na Taça da Liga vai ser recordado durante muito tempo por outro motivo... E Mourinho criticou as datas dos jogos. O Tottenham levou a …

"Erro grosseiro". Câmara de Lisboa assume responsabilidade pelo acidente no metro

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse esta quarta-feira que o desabamento que ocorreu terça-feira no túnel do metro na Praça de Espanha decorreu de um "erro grosseiro" numa obra da autarquia, assegurando …

Portugal com mais oito mortos e 825 novos casos

Portugal contabiliza hoje mais oito mortos relacionados com a covid-19 e 825 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já …

"Não se aprendeu nada" com Pedrógão. Época de incêndios acaba com 65 mil hectares ardidos e morte de cinco bombeiros

A época mais crítica de incêndios florestais termina esta quarta-feira com cerca de 65 mil hectares de área ardida e a morte de cinco bombeiros e de um piloto de um avião de combate aos …