Há leites de fórmula para bebé com mais açúcar do que refrigerantes

Um novo estudo mostra que alguns leites de fórmula para bebés têm mais açúcar do que refrigerantes. Os investigadores pedem uma maior regulamentação nesta área.

Alguns leites de fórmula têm o dobro do açúcar por porção em comparação com um copo de refrigerante. Esta foi a principal descoberta de uma investigação global sobre o teor de açúcar da fórmula infantil e dos leites subsequentes. Mas talvez o mais chocante seja o facto de existirem tão poucas regulamentações para controlar o teor de açúcar e para garantir que os consumidores estejam bem informados.

Todos nós adoramos açúcar. Mas muita coisa doce pode levar à obesidade, diabetes tipo 2 e problemas dentários. A nossa preferência por alimentos açucarados deriva dos nossos ancestrais primitivos, que procuravam alimentos doces para obter energia. Porém, ser alimentados com muito açúcar quando somos bebés pode aumentar o nosso desejo por coisas doces e aumentar o risco de desenvolver doenças mais tarde na vida.

O leite materno é a fonte recomendada de nutrição para bebés, principalmente durante os primeiros seis meses de vida. Embora seja doce, o açúcar é principalmente lactose e o conteúdo é específico para as necessidades do bebé em crescimento. Por outro lado, os leites de fórmula infantil têm uma composição padronizada e contêm açúcares adicionados, como xarope de milho, que são adicionados durante a produção e não são encontrados no leite materno.

Os cientistas investigaram o teor de açúcar de 212 produtos lácteos disponíveis comercialmente, destinados a crianças com menos de três anos. Os produtos estavam a ser vendidos em supermercados de 11 países. Recolheram dados sobre o conteúdo de açúcar nos rótulos e compararam com o leite materno e com as diretrizes de conteúdo de açúcar. Também observaram a clareza dos rótulos e as estratégias de marketing usadas nas embalagens.

As descobertas documentadas num estudo publicado na semana passada na revista British Dental Journal revelaram que mais de metade dos produtos continham mais de 5g de açúcar por 100ml. Em muitos casos, o teor de açúcar era superior a 7,5g por 100ml, o que excede os níveis recomendados.

Isto ocorre numa altura em que as bebidas açucaradas foram sujeitas a uma ampla tributação para reduzir o seu teor de açúcar devido a impactos negativos na saúde. Como resultado, muitos produtos de fórmula incluídos no estudo continham quase o dobro do açúcar de bebidas conhecidas, como a Fanta.

As descobertas são alarmantes, assim como o potencial impacto negativo do alto teor de açúcar na saúde dos bebés. Os cientistas instam os pais e responsáveis a optar pelo leite materno sempre que possível. No entanto, para ajudar as famílias incapazes de amamentar os seus bebés, também têm duas recomendações importantes para os políticos:

  1. Regular com urgência a quantidade e o tipo de açúcar nos produtos para bebés. Incentivem os fabricantes a procurar formulações o mais próximo possível do leito materno. Tais regulamentos podem ser conduzidos de maneira semelhante aos impostos sobre bebidas açucaradas que foram implementadas em todo o mundo.
  2. Divulgar obrigatoriamente a adição de açúcar pelos fabricantes e implementar a introdução de um sistema de rotulagem claro na frente da embalagem.
PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E para isso que servem os leites fabricados nas fabricas a martelo para adoecer toda a gente. Bebam leitinho e adoecam para dar muito dinheirinhos as farmaceuticas.

RESPONDER

José Seguro acusa líderes europeus de "matar lentamente" a Europa

O antigo líder socialista António José Seguro defendeu no domingo que a ambiguidade dos líderes políticos e a morosidade dos processos de decisão nas instituições da União Europeia (UE) estão "a matar, lentamente, a Europa". O …

Marcelo não se pronuncia sobre pedidos de demissão de Cabrita

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou pronunciar-se sobre os pedidos de demissão de Eduardo Cabrita. Marcelo Rebelo de Sousa entende que os pedidos de demissão de ministros são "típicos da luta político-partidária" e …

TAP vai pedir a insolvência da Groundforce

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, disse esta segunda-feira aos representantes dos trabalhadores que a TAP vai avançar com um pedido de insolvência da Groundforce. A TAP anunciou esta segunda-feira que vai avançar, ainda hoje, com …

Ida de Luís Filipe Vieira para o Benfica "foi um pedido de várias instituições financeiras"

Luís Filipe Vieira diz que os bancos quiseram, no início dos anos 2000, que fosse para o SL Benfica devido à sua situação financeira, pois estavam interessados na sua viabilização. Aos deputados, o presidente das …

Alemanha autoriza vacina da Johnson & Johnson a menores de 60 anos

A Alemanha recomenda a vacina da Johnson & Johnson (Janssen) contra o novo coronavírus a partir dos 60 anos, mas permitirá o seu uso em pessoas abaixo desta idade após consulta médica e decisão pessoal. O …

Livatino é o primeiro juiz a ser beatificado. Foi morto pela máfia italiana

A Igreja Católica beatificou este domingo o juiz italiano Rosario Livatino, assassinado em 1990 pela máfia em Agrigento, na Sicília, Itália. Rosario Livatino, que hoje teria 69 anos, foi assassinado em 21 de setembro de 1990 …

Castelo do Drácula oferece vacinas contra a covid-19 aos visitantes

O castelo do Drácula, na Roménia, está a oferecer vacinas contra a covid-19 a todos os que o visitem. Nas ilhas Baleares, os turistas vão poder contar com um seguro de repatriamento. Segundo conta a BBC, …

Trabalho ilegal. Bloco propõe alteração à lei para criminalizar "toda a cadeia"

Catarina Martins anunciou, esta segunda-feira, que o Bloco de Esquerda quer alterar a lei de 2016 para garantir uma melhor fiscalização e condenação dos responsáveis pela exploração de trabalhadores em Portugal. Em Odemira, a coordenadora do …

Laos regista primeira morte por covid-19 desde o início da pandemia

Uma mulher de 53 anos - que tinha diabetes e outros problemas de saúde - foi a primeira vítima mortal por covid-19 em Laos, em mais de um ano de pandemia. Segundo noticiou a agência …

Arábia Saudita vai impor vacinação aos funcionários que queiram voltar ao local de trabalho

A Arábia Saudita quer alcançar a imunidade de grupo o quanto antes. Para aumentar os esforços de vacinação, foram abertos mais de 580 locais de vacinação no país. Além disso, os residentes já podem reservar …