Lei sueca considera violação qualquer ato sexual sem consentimento explícito

Tânia Rêgo / Agência Brasil

Uma lei sobre consentimento sexual, que considera violação qualquer ato sexual sem acordo explícito, mesmo na ausência de ameaça ou de violência, entra em vigor na Suécia este domingo.

O texto prevê que uma pessoa é culpada de violação sempre que pratique um ato sexual com outra que não tenha participado livremente nesse ato. Antes, um ato sexual só era considerado violação se acompanhado de violência, ou concretizado sob ameaça.

Apresentada pela maioria social-democrata e verde, a lei adotada, no final de maio, foi muito criticada pela ordem dos advogados e pelo conselho das leis.

Uma das críticas é que a nova legislação vai obrigar a uma avaliação arbitrária pelo tribunal da existência, ou não, de consentimento.

O objetivo do legislador foi mudar os comportamentos num país onde a igualdade entre homens e mulheres é considerada como uma das mais conseguidas no mundo.

Em 2017, mais de sete mil queixas por violação foram apresentadas na Suécia, um aumento de 10% relativamente ao ano anterior, de acordo com os últimos dados oficiais.

O crime de violação é punível com seis anos de prisão. A pena máxima é de dez anos de cadeia, se a vítima for menor de idade.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Penso que a Europa está a andar perigosamente para trás, não só no controlo e penalização de costumes como em muitas outras matérias. A Europa está a fazer o jogo daquele senhor da América, cujo nome não me ocorre agora. Voltando à «Lei Sueca», o que se está a dizer é que ele ou ela têm de dizer, alto e em bom som, «sim, eu quero ter relações sexuais contigo». Mas isto vai ser o diabo, porque se algum deles volta, depois, com a palavra atrás, testemunhas vão ser precisas para abonar que A ou B primeiro disse que sim e, depois, é que disse não. No limite, ambos vão ter de publicar nos jornais que pretendem relacionar-se sexualmente. Ridículo, simplesmente ridículo, o que não augura nada de bom.

RESPONDER

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …