Lei sueca considera violação qualquer ato sexual sem consentimento explícito

Tânia Rêgo / Agência Brasil

Uma lei sobre consentimento sexual, que considera violação qualquer ato sexual sem acordo explícito, mesmo na ausência de ameaça ou de violência, entra em vigor na Suécia este domingo.

O texto prevê que uma pessoa é culpada de violação sempre que pratique um ato sexual com outra que não tenha participado livremente nesse ato. Antes, um ato sexual só era considerado violação se acompanhado de violência, ou concretizado sob ameaça.

Apresentada pela maioria social-democrata e verde, a lei adotada, no final de maio, foi muito criticada pela ordem dos advogados e pelo conselho das leis.

Uma das críticas é que a nova legislação vai obrigar a uma avaliação arbitrária pelo tribunal da existência, ou não, de consentimento.

O objetivo do legislador foi mudar os comportamentos num país onde a igualdade entre homens e mulheres é considerada como uma das mais conseguidas no mundo.

Em 2017, mais de sete mil queixas por violação foram apresentadas na Suécia, um aumento de 10% relativamente ao ano anterior, de acordo com os últimos dados oficiais.

O crime de violação é punível com seis anos de prisão. A pena máxima é de dez anos de cadeia, se a vítima for menor de idade.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Penso que a Europa está a andar perigosamente para trás, não só no controlo e penalização de costumes como em muitas outras matérias. A Europa está a fazer o jogo daquele senhor da América, cujo nome não me ocorre agora. Voltando à «Lei Sueca», o que se está a dizer é que ele ou ela têm de dizer, alto e em bom som, «sim, eu quero ter relações sexuais contigo». Mas isto vai ser o diabo, porque se algum deles volta, depois, com a palavra atrás, testemunhas vão ser precisas para abonar que A ou B primeiro disse que sim e, depois, é que disse não. No limite, ambos vão ter de publicar nos jornais que pretendem relacionar-se sexualmente. Ridículo, simplesmente ridículo, o que não augura nada de bom.

RESPONDER

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …