PSP quer mudar lei contra carteiristas. 4,5 milhões de euros roubados só no primeiro semestre

ayyur / Flickr

Agentes da PSP querem alteração à lei para travar furtos contra turistas. Só em Lisboa e só no primeiro semestre do ano, foram roubados 4,5 milhões de euros.

De acordo com a TSF, nos últimos anos o aumento do turismo em Portugal fez aumentar o número de crimes contra turistas. Até setembro deste ano, a PSP deteve 210 carteiristas, mais 82 do que em 2016 e, entre bens materiais e dinheiro, foram roubados 4,5 milhões de euros nas ruas de Lisboa.

Face ao aumento destes crimes, a PSP criou há seis meses uma equipa especializada contra este tipo de crime. Os agentes diluem-se no meio de Lisboa e, vestidos à paisana de calças de ganga e t-shirt, observam por quem por eles passa à procura de sinais.

A postura, o olhar, a maneira de estar – o turista normal não se encosta às pessoas e não olha para as malas dos outros”, diz o agente Fernandes.

Ruas estreitas e movimentadas, seguir colado aos turistas, usar mapas para dissimular o furto, andar em casal e mudar de roupa várias vezes por dia – estas são as estratégias dos ladrões para tornarem a sua identificação mais complicada.

Os polícias, também eles nas ruas à procura de quem ponha a mão em mochilas e bolsos alheios, seguem os mesmos truques para não serem eles identificados – trocam de par, mudam de roupa mas mantêm-se sempre atentos às ruas movimentadas. “Isto é muito difícil acertar no dia certo e na hora certa”, diz o agente Silva, Subcomissário da Divisão de Investigação.

Há procura destes criminosos, esta unidade da PSP chega a percorrer 16 quilómetros por dia e afirmam conhecer bem os caminhos dos carteiristas porque muitos já foram detidos e presentes a um juiz.

Apesar dos esforços dos polícias, o esforço destes acaba por não superar as limitações da lei e os criminosos acabam por sair em liberdade.

O furto nas ruas é considerado simples pela lei que prevê uma pena máxima de três anos sem prisão preventiva até ao julgamento. Segundo a PSP, os carteiristas ficam em liberdade, apenas sujeitos a medidas de coação menores e rapidamente voltam ao ataque aos turistas desatentos.

“Hoje fazemos uma detenção, amanhã sabemos que ele vai a tribunal e à tarde já está cá fora a fazer outra carteira. Para nós é sempre ingrato porque o tempo que demora uma detenção é bastante e depois chegamos a tribunal e quase não é reconhecido o nosso trabalho”, conta a agente Carvalho.

O agente Silva acrescenta ainda que “o facto de ele ser apanhado hoje em flagrante delito não significa que amanhã esteja acusado desse ilícito para efeitos de registo criminal. Pode demorar alguns anos até isto constar do registo criminal“.

Alterar o Código Penal

A maioria dos carteiristas chega a Portugal proveniente do leste europeu e conhece bem as limitações da lei portuguesa e alguns começam a roubar turistas no primeiro dia em que chegam a Portugal.

“Há vários casos de pessoas que poucas horas depois de chegarem a território nacional são logo detidas em flagrante por estarem a praticar crimes contra turistas, na cidade e no aeroporto”, revela o Subcomissário da Divisão de Investigação Criminal.

Contra estes crimes, os agentes da PSP afirmam ser necessário alterar a Lei para que este tipo de furtos na rua passa a prever penas mais pesadas.

“Eu julgo que será mais pacífico aceitar uma alteração legislativa da conduta em concreto que nos dê mais algum tipo de ferramentas para que, de facto, seja penalizado este comportamento”, acrescentou o agente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …