Lei de Bases. Maria de Belém faltou porque não recebeu “convite personalizado” da ministra da Saúde

Miguel a. Lopes/ Lusa

Maria de Belém, ex-ministra da Saúde

Maria de Belém, ex-ministra da Saúde, achava “importante” receber um “convite personalizado” de Marta Temido. Não tendo recebido, decidiu não comparecer na cerimónia em que o Governo apresentou a nova Lei de Bases da Saúde.

“Para uma cerimónia como esta, na qual seria apresentada uma Lei de Bases na qual tive uma participação tão ativa, justificar-se-ia um convite personalizado. Não tendo existido, não era necessário que lá estivesse presente”, disse na noite de quinta-feira, na SIC, a ex-ministra da Saúde e ex-candidata presidencial.

Maria de Belém encabeçou uma comissão, nomeada pelo anterior ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, que preparou uma ante proposta de nova Lei de Bases da Saúde. Foi essa a base de trabalho para se chegar à proposta que o Governo formalizou.

Para a ex-ministra, não bastou o convite que lhe chegou por um email enviado pela secretaria-geral do ministério da Saúde. “Quando algum ministro de uma determinada área quer convidar ex-ministros, normalmente faz um contacto pessoal, se tem realmente interesse em que ele esteja presente”, referiu Maria de Belém, acrescentando que “há uma prática não escrita” para estes casos.

“Os procedimentos em sociedade são muito importantes”, salientou ainda, num recado direto à atual ministra da Saúde, Marta Temido.

Quanto à substância da proposta do Governo, a ex-ministra considerou que é “uma lei técnica” mas não “um projeto como era o nosso, com uma filosofia” para a área da Saúde. Também criticou no texto governamental a ausência de medidas de incentivo para que os médicos exerçam em exclusividade no SNS.

A proposta do Governo de Lei de Bases da Saúde mantém a existência de taxas moderadoras, com isenções e limites máximos de pagamento. A possibilidade de hospitais do SNS poderem ser geridos por entidades privadas ou do setor social.

A nova Lei de Bases da Saúde visa “assegurar aos portugueses a melhor promoção e proteção da saúde, incluindo o acesso apropriado a cuidados de saúde de qualidade”.

Porém, a lei deixa cair o ponto que propunha a criação do estatuto do cuidador informal, sendo o documento pouco explícito sobre este estatuto.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. ESta sra. gaja deve-se achar a maior – és TÃO PEQUENINA – e não falo da estatura, mas tão somente na Essência da pessoa em si. Não VALES NADA como ser humano…

RESPONDER

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Marega e Pepe vão ser alvos de processos disciplinares

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …

Derrocada em Borba. MP acusa oito arguidos de homicídio e violação de regras de segurança

A acusação contra oito arguidos envolvidos na derrocada da pedreira de Borba, em novembro de 2018, já foi deduzida pelo Ministério Público (MP). A informação foi divulgada, esta quarta-feira, pelo Departamento de Investigação e Ação …

Salários mais baixos da Função Pública sobem 10 euros. Férias não aumentam

Esta quarta-feira, o Governo revelou à Frente Comum que os salários mais baixos da Função Pública vão subir 10 euros, em vez de sete. Em relação aos dias de férias, não há abertura. O Jornal de …