Advogados suspeitam que legionella teve origem no Hospital Pedro Hispano

Janice Haney Carr / CDC

Bacterias Gram-negativas de Legionella pneumophila

No ano passado, um surto de legionella atingiu o norte do país e acabou por fazer 15 vítimas mortais. Joaquim Maria Ferreira, de 85 anos, foi o primeiro a falecer e agora a equipa de advogados da família suspeita que o Hospital Pedro Hispano poderá ter estado na origem do surto.

Após quatro meses após a morte do idoso, a equipa de advogados da família suspeita que o Hospital Pedro Hispano poderá ter estado na origem do surto e ponderam recorrer à Lei da Ação Popular para responsabilizar o hospital e o próprio Estado.

António Barreto Archer, advogado da família da vítima, disse à SIC que Joaquim “estava praticamente confinado à sua casa, portanto pouco saía, vivia na Póvoa de Varzim, as únicas deslocações que tinha era ao Hospital Pedro hispano, para ir às consultas“.

O advogado recorda que “foi após uma dessas consultas que (o idoso) começou a sentir-se doente e voltou ao hospital, foi internado no dia 2 de novembro e acabou por falecer no dia 5, com um diagnóstico confirmado de pneumonia por legionella“.

Perante os factos, Barreto Archer revela que uma das hipóteses colocada pela equipa de advogados é que a fonte do surto tenha sido o próprio hospital Pedro hispano.

Os advogados sublinham ainda que as autoridades de saúde demoraram muito tempo a reagir. Realçam que a única medida tomada foi o encerramento das torres de refrigeração de duas empresas em Matosinhos, contudo isso só aconteceu quase duas semanas depois de ter sido dado o alerta.

A falta de celeridade no tratamento do assunto é apontada pelos advogados como uma possível causa de até hoje não existirem conclusões claras sobre o surto.

Agora, os advogados ponderam recorrer à lei de ação popular. “Entendemos que neste caso, não sendo identificada uma origem, há uma responsabilidade do estado, porque tem obrigação legal e isto é uma questão de saúde pública, e o estado aqui tem a obrigação de proteger os cidadãos“.

O surto de legionella atingiu os concelhos de Matosinhos, Póvoa de Varzim e Vila do Conde em outubro de 2020.

Ao todo 88 pessoas contraíram a doença do legionário e as autoridades de saúde confirmaram 15 mortes associadas.

Na altura, o Ministério Público (MP) determinou a abertura de um inquérito para investigar as causas do surto e este ainda continua aberto.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …

Nos canais de Utrecht, os peixes têm uma "campainha" para passar pela barreira

Quando os peixes desovam pelos canais de Utrecht, nos Países Baixos, costumam ser bloqueados pela eclusa Weerdsluis. Agora, a cidade lançou a primeira campainha para peixes do mundo. De acordo com o Dutch Review, o sistema …

Jorge Jesus acusa Gil Vicente de antijogo: "Fez o que o árbitro permitiu"

Este sábado, o Gil Vicente visitou o Benfica e saiu com os três pontos na bagagem ao vencer por 2-1, num duelo relativo à 27ª jornada da Liga NOS. O Benfica perdeu no Estádio da Luz …

Site chinês "apaga" mulheres que não querem casar ou ter relações com homens

Vários grupos de feministas com ideias mais radicais começaram a ser bloqueados de um dos sites mais influentes na China. Num país conhecido pelo seu regime ditatorial e conservador, um grupo de mulheres uniu-se para lutar …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Justiça britânica perdoa dívida de 60 milhões a Vale e Azevedo

João Vale e Azevedo, ex-presidente do Benfica, foi declarado "exonerado da insolvência" que corria em Londres desde 2009. Um tribunal de Londres declarou que João Vale e Azevedo está exonerado de insolvência. Na prática, a justiça …