Leão devora muralha dos gansos

Rodrigo Antunes / EPA

O Sporting recebeu e venceu (2-0) o Casa Pia, na noite deste sábado, em jogo a contar para a 8.ª jarnada da I Liga. Daniel Bragança e Viktor Gyökeres apontaram o golo dos leões.

E vão oito vitórias seguidas! O “leão” continua voraz e voltou a “abater” mais um rival neste arranque invencível no campeonato.

Na noite deste sábado, o conjunto de Alvalade sentiu dificuldades para subir no “autocarro” que veio de Pina Manique, mas a velocidade de Trincão furou a muralha casapiana e desbravou o caminho para o triunfo.

O “goleador” Daniel Bragança agradeceu a oferta e, na etapa final, o inevitável Viktor Gyökeres fez o que melhor sabe e confirmou mais três pontos para os líderes da prova. 2-0 foi o resultado final.

Labirinto furado

No jogo entre o gato e o rato…, perdão entre o “leão” e o “ganso”, coube ao génio de Trincão furar a muralha casapiana e oferecer a Daniel Bragança a possibilidade de desatar o nó, decorria o minuto 39.

O Casa Pia até foi a primeira equipa a ameaçar, mas o Sporting assumiu de pronto as despesas da partida, chegou a ter 86% da posse de bola, mas era pouco lesto a circular o esférico e não conseguia desmontar a teia do opositor, organizado num coeso 1x6x3x1 – a exceção foi um remate de Harder aos 30’ –, até que Trincão soltou as amarras…

O Sporting continuou por cima e o Casa Pia ia aguentando a pressão. Morita não teve as coordenadas certas, Trincão ficou a centímetros de marcar um golaço, Paulo Roberto testou a atenção de Franco Israel até que Ruben Kluivert travou Gyökeres em falta na grande área e este não vacilou da marca dos 11 metros.

Estava dada a estocada final e a confirmação da oitava vitória seguida dos campeões nacionais, o melhor registo desde 1990/91. Os gansos voltam aos desaires após quatro jornadas de invencibilidade.

O Jogo em 5 Factos

1. Avassalador

Os “leões” terminaram os primeiros 48 minutos com 86% da posse, 24 ações com a bola na área contrária, 13 remates e duas ocasiões flagrantes criadas. Os visitantes atingiram os quatro remates, quatro acções com a bola na aérea do opositor e apenas 14% da posse. No final, os homens de Alvalade registavam 703 passes certos, novo recorde da competição e mais 112 que o segundo valor mais alto (do Porto ante o Gil Vicente).

2. Golos esperados (xG)

A equipa de Amorim acabou o duelo com 25 remates, quatro ocasiões flagrantes criadas e um registo de 2,7 no que concerne aos golos esperados (xG). Os “gansos” ficaram-se pelos seis remates, uma ocasião flagrante desperdiçada e 0,4 no que toca aos xG.

3. Pouco acerto

Foram 18 os cruzamentos tentados pelo emblema leonino, porém, apenas três foram eficazes. O Casa Pia tentou quatro centros, todos ineficazes.

4. Chuva de alívios

A estratégia defensiva do Casa Pia acabou por dar o mote. Foram 19 os desarmes realizados, 13 intercetações, 30 alívios e nove os remates bloqueados.

5. “Autocarro” provoca recorde

Trincão está a atravessar uma excelente fase. Concluiu a partida com seis remates, sendo que cinco foram realizados fora da área contrária, um recorde nesta edição do “Tugão”. Aliás, o Sporting fez 14 disparos de fora da área, novo máximo da Liga, quando a sua média por partida era de apenas seis.

Melhor em Campo

Daniel Bragança vai respondendo à chuva de elogios com belas exibições.

Aposta inicial, o médio manteve o pé quente que trouxe de Eindhoven e foi o melhor em campo na noite deste sábado. Registou dois remates, um golo, quatro passes para remate, um acerto de 97% nos 87 passes que fez (falhou apenas três).

Bragança chegou às 102 ações com a bola, seis das quais na área adversária, ganhou quatro dos dez duelos em que interveio, saiu-se com cinco recuperações de posse, oito perdas da posse e consentiu dois desarmes.

Foi o MVP com um rating de 7.4 e marca há três jogos seguidos.

Resumo

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.