Leão adormece e diz “arrivederci” à Europa

Michele Maraviglia / EPA

Arrivederci! O Sporting despediu-se na noite desta quinta-feira das provas europeias.

A turma de Alvalade ainda esteve na frente, com um golo do azarado “Pote”, mas adormeceu à sombra da magra vantagem e viu a Atalanta dar a volta ao jogo e à eliminatória no espaço de 12 minutos, com os tentos de Lookman e Scamacca – que nos quatro confrontos antes dos “leões”, soma três tiros certeiros.

Na fase do tudo ou nada, a equipa portuguesa foi em busca do empate, criou bastantes lances de perigo, mas voltou a ser perdulária na finalização e sai de cena desta edição da Liga Europa, continuando sem vencer em território transalpino: em 18 partidas, tem cinco empates e 13 derrotas.

Sangue, suor, lágrimas e alegria. O Sporting não teve tarefa fácil nos primeiros 47 minutos de acção em Bérgamo, mas manteve a consistência, defendeu com afinco e organização e foi certeiro quando teve de atacar a baliza contrária.

Aos 33 minutos, de forma simples e eficaz, Pedro Gonçalves combinou com Viktor Gyökeres (sueco qual “pivot” de futsal) e atirou para o fundo das redes de Musso. Na mesma jogada, “Pote” saiu a chorar devido a lesão e foi substituído por Daniel Bragança.

Antes da vantagem, os “leões” aguentaram a entrada mais assertiva da Atalanta, que foi ameaçando com Scamacca, Djimsiti e Kolasinac. Após o período de maior sufoco, a formação lusa soltou-se das amarras e ganhou embalo para atingir os quartos-de-final.

Franco Israel, com duas defesas – evitou 0,1 golos (defesas – xSaves) – e 19 passes certos em 21 tentados era o melhor em campo por esta altura com um GoalPoint Rating de 6.2.

Uma entrada, literalmente, em falso começou a atirar o “leão” borda fora das provas europeias. Lookman empatou o duelo num lance em que a defensiva sportinguista ficou a dormir.

A passividade voltou a tomar conta da equipa de Amorim 12 minutos volvidos, altura em que Scamacca não se fez de rogado e assinou a reviravolta.

Encostado às cordas, o Sporting mostrou as garras a partir dos 69 minutos do encontro e ficou perto de levar as decisões para o prolongamento.

Porém, nem Bragança, nem Catamo, nem Edwards (em duas ocasiões), Paulinho (também a duplicar) e Nuno Santos lograram acertar com a mira.

O Sporting marcou e sofreu golos nos jogos realizados fora de casa nesta edição da Liga Europa e voltou a perder 12 jogos depois. Por sua vez, a “Deusa de Bérgamo” venceu após cinco partidas.

Melhor em Campo

Em quatro jogos diante do Sporting, Scamacca festejou em três ocasiões. O gigante dianteiro foi o pesadelo leonino com uma bela exibição, na qual orquestrou dois remates, um golo, recebeu 17 passes progressivos, carimbou 31 acções com a bola, quatro das quais na área contrária, registou seis perdas de posse, sofreu duas faltas e levou para casa o título de MVP com um GoalPoint Rating de 7.1.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.