Le Pen lidera nova aliança parlamentar da extrema-direita europeia

Marine Le Pen, líder da extrema-direita francesa, conquistou no Parlamento Europeu (PE) poder para melhor denunciar o que considera serem “as infâmias” de Bruxelas, ao reunir aliados suficientes para formar um grupo parlamentar.

Com 37 deputados e denominado Europa das Nações e das Liberdades, o novo grupo parlamentar baseia-se na Frente Nacional (FN), partido liderado por Le Pen, que venceu as eleições europeias de 2014 em França.

O novo grupo é “uma resposta implacável” àqueles que duvidavam da utilidade em Bruxelas da Frente Nacional (FN) e pretende “combater a Comissão Europeia e as suas infâmias”, declarou Marine Le Pen, em conferência de imprensa no Parlamento Europeu esta terça-feira.

Trata-se do oitavo grupo constituído no PE eleito em 2014, e do segundo com o rótulo de eurófobo e anti-imigração, juntamente com o grupo Europa da Liberdade e da Democracia Direta (ELDD, 46 membros), construído em torno do britânico UKIP de Nigel Farage e do movimento italiano Cinco Estrelas, de Beppe Grillo.

O novo grupo, o mais pequeno do PE, será copresidido por Marine Le Pen e Marcel de Graaff, do PVV holandês, um dos aliados “históricos” da dirigente da FN na Europa, com o Partido da Liberdade austríaco (FPÖ), a Liga Norte italiana e o Vlaams Belang flamengo (Bélgica). O cargo de tesoureiro será ocupado por Gerolf Annemans, deputado desta formação belga.

A eurodeputada francesa lutava desde há um ano para congregar aliados suficientes, porque apesar de contar com o número de deputados necessários (pelo menos 25), eles apenas representavam cinco nacionalidades, em vez das setes exigidas para formar um grupo parlamentar.

Le Pen ganhou agora a sua aposta graças à adesão de Janice Atkinson, eurodeputada britânica eleita pelo UKIP – que tinha sido afastada em março -, e de Michal Marusik e Stanislaw Zoltek, dois polacos do KNP, que ela apresentou como tendo “claramente cortado” com Janusz Korwin-Mikke, o corrosivo antigo presidente desse partido de extrema-direita.

O novo grupo fará com que a FN e os seus aliados ganhem visibilidade nos debates, uma presença na conferência de presidentes do PE e 4,4 milhões de euros para financiar um secretariado e se organizar melhor, segundo uma fonte europeia.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …